sábado, 16 de junho de 2012

24 Horas de Le Mans

Esta em plena atividade a edição 80 das 24 Horas de Le Mans. Neste momento (23:15hs horário de Brasília - 13hrs e 09 minutos de prova), 3 carros da Audi lideram a prova. Em primeiro, com 206 voltas vai a equipe de Lotterer, Fassler e Treluyer (quem?). Na mesma volta vem McNish, Capello e Kristensen, essa turma com uns caras mais conhecidos. O terceiro carro da Audi, com Jarvis, Bonanomi e Rockenfeller vem 1 volta atrás. O primeiro carro não-Audi vem mais de 5 voltas atrás.

A prova teve um grande acidente protagonizado pelo inglês-ex-F-1 Anthony Davidson. O video está abaixo e mostra de forma bastante didática a influência da aerodinâmica nesses carros. Com o carro se deslocando em alta velocidade lateralmente ele perde totalmente o downforce (aquela coisa que ninguém vê mas que o CT jura que ele cria) e o piloto vira passageiro. Dependendo de como o fluxo de ar atinge o carro, pode acontecer a decolagem. Nesse caso a decolagem é bastante plástica e impressiona. Mas o grande problema foi a violência da pancada nos pneus. Vejam que o outro carro envolvido capotou depois que bateu contra os pneus.


Pelo Twitter, Davidson escreveu (o que já é uma boa notícia...) que está bem mas quebrou as vértebras T11 e T12. Vai sobreviver. O simpático Perazzini, que destruiu uma Ferrari, passa bem também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário