segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conceitos India 2011

O GP da India podia muito bem ser chamado de resumo de 2011. Nem tanto pela falta de emoção na prova porque seria injusto com o campeonato que teve muitas corridas dinâmicas e malucas por conta de asas móveis e pneus. Mas quase tudo que aconteceu em Buddh (??), desde o treino de sábado, é o que ficará guardado deste ano.



Vamos à lista de obviedades: Vettel foi soberano. Novamente pole e vitória, sobrando em relação ao resto. Button é o melhor dos mortais, se é que existe esse papo de alguém merecer algo, Button é que merece o vice-campeonato. Alonso anda mais que o carro, é muito bom, faz bem a Ferrari prolongar o contrato até 2016. Só precisa acertar melhor o carro que o piloto levará os italianos ao título novamente. Essa é a turma de destaque. Agora a turma do desgaste...

Que novidade há em Massa e Hamilton trocarem tinta na pista? Nada. Esse é o drama daqueles que se destacam mais pelos erros do que pelas conquistas. Massa passou o ano justificando problemas no carro, o bendito pneu que não esquenta, os inúmeros erros de pit stop e a perseguição que está sofrendo de Hamilton. Hamilton caiu demais de produção. Sei lá se é pela ex-namorada, pelo pai que foi ser agente de outro, sei lá. A verdade é que perdeu seu lugar de queridinho e primeiro piloto na McLaren. As batidas com Massa são apenas consequência de dois pilotos que passam por um momento muito ruim de suas carreiras.

Quanto à punição que Massa recebeu pela batida, achei exagero pra não dizer que achei errado. Massa tinha metade do carro à frente, Hamilton forçou a barra e ninguém aliviou. Acidente de corrida na minha opinião. Será que em 1990 Prost seria punido se ele e Senna tivessem sobrevivido à primeira curva no Japão porque o francês não deixou espaço para o brasileiro??

Sobre Webber, é outro que faz uma péssima temporada. Principalmente porque em 2010 conseguiu brigar com Vettel então todos esperavam mais. Esse ano ele foi aniquilado por Vettel. Com o carro que tem, não ganhar nenhuma corrida é tão absrudo quanto Massa não chegar no pódio com a Ferrari.

Lá no fundo, nada de novo também. A maravilhosa Lotus Caterham chegou na frente do Rubinho. Barricas por sinal está quieto. Quieto como ficou no final de 2008, quando o final da carreira era quase certeza e o milagre Brawn GP fez o brasileiro ressurgir, inclusive para as vitórias. O futuro dele está tão incerto como em 2008, com a diferença que está batendo nos 40 anos e tem cada vez menos motivos para ser uma boa opção. Assim como em 2008, vou para Interlagos preparado para a despedida dele.

Mas teve uma novidade nessa corrida. Estava em Buenos Aires no final de semana e graças ao canal Fox Sports não tive problemas para ver a prova. Aliás, a Argentina não tem um piloto na F-1 há alguns anos (vou chutar que o último foi Esteban Tuero ou Gaston Mazzacane... se estiver errado, me ajudem...), só que fazem uma transmissão ao estilo BBC e ADORAM a Ferrai. No sábado rolou um programa em horário nobre no estilo "Sinal Verde" que a Globo passava alguns anos atrás. Só que com 1 hora e meia de duração. Eles passam as entrevistas (e comentam ) de todos os pilotos após o treino oficial. No domingo, a trasmissão começou uma hora antes (madrugada brava por lá...). A única coisa que a Globo ganha de qualquer emissora no mundo é que não tem comercial durante a corrida.

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