terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vórtices de Ponta de Asa

Faz tempo que não colaboro com esse blog, então aqui vão duas imagens monstrando os vórtices de ponta de asa durante o GP da Hungria. No caso da McLaren é difícil perceber, no caso da Lotus claramente dá pra ver que tem um vento lateral que causa assimetria dos vórtices. As fotos são do Autosport.com.



4 comentários:

  1. CT, voce clicou em postar sem querer ou esse foi só um teaser mesmo? Cade a explicaçao? e aproveita e fala porque na mesma volta s McLaren gera vortices e a Ferrari náo!
    Desculpa, nao reparei na Lotus porque náo apareceu muito na transmissao! hiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que ele não vai explicar, não, ainda tá de férias.

    Mas é interessante ver, na foto da McLaren, os círculos bem delineados do centro do vórtice, e um pouco de condensação do vapor já na saída do ar que passa pelos louvres (é esse mesmo o nome?), muito legal!!

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa, pra condensar vapor desse jeito, o gradiente de pressão deve ser monstruoso...

    ResponderExcluir
  4. Foi assim mesmo porque nao tive tempo de fazer nada melhor. Fato eh que as asas traseira de todos os carros geram um vortice com intensidade semelhante, a regra da muita pouca abertura ali e a diferenca de intensidade do vortice de um carro super otimizado para um nem tanto deve ser pequena.
    Sobre o porque os vortices sao diferentes, porque voce viu na McLaren e nao na Ferrari, eu nao sei responder. Uma possibilidade eh diferente nivel de downforce na asa traseira. Mas nao tiraria nenhuma conclusao porque essa discussao nao eh sobre um experimento controlado, vai saber como as condicoes estavam mudando.
    Sim Gonzo, esses sao os louvres (lembra tudo esse menino!). E sim o gradiente de pressao eh monstruoso nessas asas! E nao, nao to mais de ferias...

    ResponderExcluir