terça-feira, 16 de junho de 2009

Vão dizer que o campeonato está sob controle agora?

Graças ao JustinTV, ontem assisti o GP Brasil 2008. De uma maneira completamente diferente. Somente câmeras on-board. Sem narrador, comentarista, transmissões de rádio, somente o ruído do motor de fundo.

Tenho que dizer que é meio chato, ronco de carro e a mesma perspectiva sempre. Ainda mais que a transmissão terminou em alta madrugada. Mas o editor das imagens certamente era inglês, porque 70% da corrida foi "de carona" com Hamilton. E andando com Lewis deu pra perceber duas coisas:

- Ele estava extremamente conservador na corrida. "Dirigindo como uma velha". Hamilton teve várias chances de ultrapassar a Force India do Fisichella, mas nada. Ele chegava a abrir no final da reta de largada, mas era mais por segurança do que um ataque.

- Ao contrário da maioria dos outros pilotos, Hamilton não fazia ajustes durante as voltas. Balanço de freios, diferencial, mapas de motor, nada. Massa fazia algum ajuste pelo menos uma vez por volta, mas Lewis, não. A McLaren escolheu um ajuste confortável e seguro para aquela corrida meteorologicamente instável.

A carona ficou em Hamilton a partir do último pit, quando (quase todos) entraram pra colocar pneus de chuva, na volta 67 de 71. A corrida parecia controlada ainda, seguindo os planos da McLaren.

Mas...

Hamilton foi ultrapassado por Vettel na volta 69, como vocês sabem. E aí fica a coisa estranha: Lewis continua no mesmo ritmo. Ele abre pra passar na entrada do S do Senna na volta 70, mais porque estava próximo de Vettel e fugindo do spray, como abriu do Fisichella. Mas fora isso, desce o S, faz o sol, reta oposta, lago, laranjinha, tudo mantendo a calma planejada.

Parecia que a McLaren não tinha percebido o problema. Ou que a gravidade da situação não tinha sido passada a Lewis. A letargia do piloto nessa meia volta é uma coisa impressionante. Como se estivesse indiferente a tudo que estava acontecendo.

Desce o mergulho, e a ficha caí. Era o final da volta 70, Lewis precisava passar Vettel para ser campeão. Com a corda no pescoço, o momento decisivo, vemos Hamilton fazer uma última volta escabrosa, cometendo erros em todas, todas as curvas. Da descida do S ao bico de pato, foi uma aula de como não se faz uma tangência da curva, como não se acelera na entrada do Sol com aquele rio que atravessa a pista, como não se negocia ultrapassagem com retardatário no lago, como não se usa o câmbio para reduzir no laranja... um show de horror.

Por fim, o resto todo mundo sabe: Glock, junção, título mundial.

Eu desconfiava, pelo pouco que havia visto da transmissão da Globo, mas Hamilton pilotou como uma galinha tonta na volta 71, o momento decisivo do campeonato. Enquanto Massa dominou o final de semana como campeão. OK, todo o mundo escreveu do campeão moral, venceu o conjunto que errou menos, etc. Não tem mais o que falar.

Mas a arrogância da McLaren de dizer que "estava tudo sob controle, vínhamos analisando os tempos de Glock e sabíamos que ia dar". Pára. Eles não sabiam de nada, e foi muita sorte Hamilton ficar na pista incorporado de Otávio Mesquita. Foram uns 90 segundos de terror no box, não importa o que falem. Os moradores da Inglaterra podem dizer alguma coisa.

Mas a McLaren merece a piaba que está levando em 2009, pela ridícula declaração dada no final de 2008. Castigo vem a galope.

2 comentários:

  1. Eu assisti essa última volta no You Tube antes de o vídeo ser retirado. Para mim a McLaren foi extremamente conservadora na corrida porque precisava apenas de um 5o lugar e tinha carro sobrando para isso. Não tinha motivo para correr riscos e fazer o Hamilton se embananar e apertar o botão errado no volante como fez no ano anterior.
    Mas aí veio a chuva e a loteria. Acredito sim que eles estavam monitorando o Glock. Mas na última volta provavelmente bateu aquela dúvida: será que sabemos mesmo o que estamos fazendo? E aí vemos o Hamilton desesperado, fazendo as cagadas que sempre faz quando está sob pressão...

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  2. Sabe aquele time que ganhou o primeiro jogo da final e só precisa de um empate no ultimo jogo? Entra pra empatar o jogo ou vai pra cima tentar a vitória? Se for pra cima, vão chamar o técnico de maluco porque pode export o time. Se jogar na retranca, corre o risco de tomar um gol no final e tudo vai por agua abaixo. A McLaren decidiu pela retranca e tomou um gol aos 45 do segundo tempo… a sorte deles é que empataram o jogo na saída de bola, aos 46…

    A atitude do Hamilton e McLaren foi muito covarde… tinham carro pra largar na pole, segundo ou terceiro, preferiram sair no meio do pelotão, o que foi muito mais arriscado… mas no final, deram muita sorte… o final foi muita loteria… tenho certeza que tomaram o maior susto quando as Toyota nao trocaram pneus. E o Hamilton afina na hora da pressao.

    Agora, na arquibancada, a galera nao tinha o menor controle da situacao… puro xilique!!! rsrsrs

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