A situação política na F1 já está enchendo o saco. Mesmo nós que acompanhamos a F1 muito de perto temos dificuldades para entender o que está acontecendo e com quem está a bola, então muito pior deve estar para os fãs que gostam apenas de ligar a TV e assistir às corridas.
Todo o tempo eu achei que isso seria apenas uma briga de egos e que mais cedo ou mais tarde alguém cederia. Agora continuo achando que a briga de egos continua, mas tenho o pressentimento que não tem mais volta.
Minha opinião sobre o que muda se esta separação acontecer:
De um lado, acredito que veremos a F1 oficial como uma categoria mais próxima das competições norte-americanas, A1GP ou GP2, com motores padrão e pequenas variações de chassi, provavelmente com algumas equipes fornecendo chassis para várias outras. Comercialmente ela está protegida por alguns anos por uma cadeia de contratos (por exemplo contratos de cobertura com redes de TV, que por sua vez tem contratos com patrocinadores locais), portanto ela continuará sendo viável financeiramente por alguns anos e terá um tempo para se recuperar.
Do outro lado, veremos a nova categoria com os grande nomes (equipes e pilotos), muita tecnologia, mas que passará alguns anos tentando se firmar comercialmente. Quando o Bernie fala que ele colocará obstáculos para a promoção comercial de uma nova categoria eu acredito com todas as minhas forças, afinal ele é influente com muita gente não é um dos homens mais ricos do mundo à toa. Por outro lado, mesmo se esta nova categoria arrecadar menos dinheiro, as equipes podem ainda assim pegar uma fatia do bolo maior do que pegam hoje e conseguir arrecadar o mesmo tanto, o que torna a categoria viável para as equipes.
Como engenheiro que sonha trabalhar na F1, sou totalmente a favor do movimento da Fota acontecendo a divisão ou não. A imposição do limite de orçamento na F1 resultará em demissão em massa nas grandes equipes e redução dos salários de quem ficar lá. Mesmo se a nova categoria não conseguir o mesmo apelo comercial que a F1 atual tem, acredito que as equipes da FOTA encontrarão maneiras de tornar o negócio viável e manter seus desenvolvimentos no mesmo alto nível que têm hoje.
Deixando de lado o aspecto comercial (o lado interessante é que ja circularam notícias da FOTA contactando a DORNA, que organiza a MotoGP, o que seria bom) e até técnico, estou curioso para ver como ficaria o calendário com 2 categorias e no mínimo 15 corridas em cada uma.
ResponderExcluirCertamente o Bernie não vai facilitar em liberar pistas que tem contrato com a F-1 para abrigar corridas da nova liga. Então como seria para as duas? Para a F-1, como seria o GP de Monza sem a Ferrari?
30 finais de semana com GPs? Em quais autódromos?
Para a FOTA podem sobrar pistas como Estoril, Jerez, Mugello, Hockenheim, Zolder, Brands Hatch, Montreal... Mas e aqui no Brasil?
Seria interessante de ver, mas no final das contas acho que fica só um campeonato, mas com mudanças na distribuição de forças (leia-se US$...)
abraço
Munck,
ResponderExcluirQue tal Tarumã? Ou o anel externo de Curitiba? Que piada...
Hoje antes do treino o Eddie Jordan (BBC) deu uma intimada no Bernie. Ele falou: "Bernie, muitos aqui acham que só você pode agir e evitar essa divisão. Por que você não está fazendo nada? Faça alguma coisa!" O Bernie só falou: "Estou tentando Eddie, estou tentando..."
Abraço
Eu vou com o Munck. No final, fazem todos as pazes, e alinha todo mundo mais 3 em Melbourne ano que vem. (Essa história da Manor, ainda não engoli.)
ResponderExcluirCT, eu também sou contra os limites de orçamento, mas não por causa das demissões, e sim porque é impossível de controlar um orçamento de equipe.
Mais não falo porque meu saco tá cheio dessa babaquice. Bernie e Max criaram um monstro que não podem mais controlar. Eles já têm idade e bolso pra não fazer nada o resto das vidas deles. Passou da hora de tirar o pé e irem embora.
Esta semana, vendo imagens de Silverstone, me deu uma saudade.... Passei uma semana muito intensa lá, e agora está fazendo um ano...
Não vai palpite pra amanhã, porque não vi classificação, nem nada. Estava passando medo vendo a segurança dos carros que correm o Paulista de velocidade...