Realmente, não tem muito a ver com o tema do blog, mas estou indignado e queria dividir com vocês também.
Essa tragédia ocorreu, as circunstâncias ainda são estranhas, tem aquela comoção toda com tudo que está acontecendo, todo mundo acompanha as buscas, é uma coisa que prende o público, aviação é um tema fascinante, e tal.
Mas o que me dá nojo, asco, vontade de vomitar mesmo, é a cobertura que certa parte da imprensa dá ao ocorrido. Fotos da família das vítimas, um batalhão de fotógrafos na porta dos hotéis e aeroportos como urubus em carniça. Ficam esperando um momento de dor, expondo o sofrimento dos parentes de maneira absurda, ultrapassando de longe a barreira do jornalismo e entrando no sensacionalismo.
E os "especialistas em aviação", então? Nessa hora aparecem dezenas deles, sempre dando opiniões polêmicas, levantando informações e hipóteses sinistras ou macabras. Com todo respeito, mas tem gente lá que não sabe nem o conceito de estabilidade direcional, fonte-sumidouro, e dando palpites. Tudo bem, tem gente que não conhece isso e manja muito mais de avião que eu, mas tem perneta que quer aparecer e os jornalistas publicam, sem nenhum embasamento técnico. Exemplo: neguinho falando que Airbus é projeto arrojado, e por isso PERIGOSO... Enfim, sensacionalismo puro.
Enfim, meus sentimentos as famílias. E que as autoridades aeronáuticas possam ter calma e recursos para solucionar as causas do acidente, e evitar que aconteça algo parecido. E os jornalistas que façam seu trabalho, ou seja, jornalismo.
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Quando fiz a Pós em Segurança de Vôo aprendi que não existe nada como as primeiras 24 hs após um acidente. A comparação que o Gonzo fez é perfeita, urubu sobrevoando carniça. Existe um desejo insuportável de encontrar respostas o mais rápido possível, custe o que custar. Lembro até hoje da professora de Gerenciamento de Crise falando..". "a empresa precisa se pronunciar porque a imprensa precisa de alguma coisa. Quanto menos você oferecer, mais eles vão inventar, porque a tragédia vende muito na mídia" ... "nada a declarar é uma declaração".
ResponderExcluirÉ incrível como nessas horas aparecem especialistas em aviação. Lembro do dia seguinte ao acidente do Airbus da TAM em que um professor de São Carlos (aquele que fez o avião com motor a álcool) deu uma declaração ridícula dizendo que a culpa era da pista, da falta de grooving, do Lula... Caramba, o cara é prof. da USP, formador de opinião, não pode fazer isso. Depois todo mundo esquece, mas a causa do acidente não tinha nada a ver com isso.
Um outro ponto que acho complicado é porque supervalorizam tanto o acidente aéreo. Não quero entrar no mérito, entendo que um choque emocional muito grande, muita gente envolvida, existe a comoção do público. Mas porque quando um ônibus cheio de nordestinos capota na BR-116 matando 40 pessoas a empresa não é obrigada a oferecer auxílio financeiro, psicológico? O mesmo quando um barco afunda na Amazônia e mata 100 pessoas? Mais uma vez, não quero entrar no mérito do impacto, do choque emocional, mas para os parentes e amigos que ficaram, o ente querido se foi do mesmo jeito, seja num acidente áereo, rodoviário ou naval, e esse choque é igual para todos.
Foi chocante e triste. Eu fico ainda mais frustrado porque dificilmente esse acidente vai deixar um legado de melhorias para a aviação. As condições para investigação são muito adversas, encontrar o FDR será pior que agulha no palheiro. O mais provável é que tudo isso acabe sem explicação.
Olá pessoal...
ResponderExcluirA imprensa aqui na Inglaterra já é um pouco diferente. Não sei se para melhor ou pior.
Na segunda-feira dois eventos distintos mas importantes aconteceram no Mundo. Não quero entrar no mérito do que seria importante ou não mas pelo menos eventos justificáveis de uma cobertura jornalística.
O primeiro evento lógico foi o "desaparecimento" do vôo AF447.
O segundo foi o registro oficial de concordata da General Motors.
Aqui na Inglaterra qual foi a notícia mais divulgada ou comentada? Por incrível que pareça foi a internação de Susan Boyle, participante do programa Britain's Got Talent, em uma clínica médica após colapso físico ou nervoso. Impressionante!!
Mas voltando ao acidente aéreo... A imprensa divulga apenas informações oficiais, uma ou outra informação e confirmação da identidade dos passageiros principalmente do garoto de 11 anos que passava férias no Brasil mas nada de "sensacionalismo" e nada de expeculações.
Concordo com o Rafa de que encontrar os "Flight Data Recorders" será muito difícil e inclusive atestado pelas autoridades francesas mas não acredito que ficará sem explicação. Este é o maior acidente aéreo na história de uma operadora francesa e com uma aeronave de origem européia. Acho que além de uma pressão política interna na França há uma questão ética muito grande (como deve mesmo haver) que infelizmente aqui na Europa parece ser praticada ou "levada mais a sério" do que no Brasil.
Abraços a todos.
Verdade Rafa! Agora que vc falou também lembrei daquela professora de gerenciamento de crises...
ResponderExcluirOs "especialistas" em aviação são os piores. Cada uma que eles soltam....
Esse acidente lembra muito o acidente com o TWA, que também "caiu" no mar em pleno voo, e a investigação demorou vários anos e foi a mais cara da história. Este acidente segue para o mesmo caminho, e acredito que a investigação será ainda mais complicada.
Abraço!