domingo, 23 de junho de 2013

Acabou em pizza!

Sexta-feira saiu o veredito do julgamento da FIA sobre o caso "teste secreto da Mercedes e Pirelli no circuito de Barcelona".

Depois de tanto alarde e palavra de ordem, a Mercedes sofreu apenas uma reprimenda e perdeu o direito de participar dos testes com novos pilotos previsto para julho no circuito de Silverstone. Uma pena bastante interessante porque foi sugerida pelo próprio advogado da Mercedes. Incrível não?

Incrível é como as coisas são parecidas onde existe muito poder, dinheiro e rabo preso. A Mercedes claramente quebrou as regras e foi beneficiada. Pode ser oportunismo dizer que a vitória de Rosberg em Monaco dias depois de se arrastarem em Barcelona foi devido aos 1.000 Km rodados entre as duas corridas. Mas com certeza isso não prejudicou em nada os alemães. E que equipe não gostaria de rodar o equivalente a três corridas enquanto o resto da turma estava em casa?

Ross Brawn sabia que não podia mas assumiu o risco. Com uma atitude arrogante, assumiu o ato com uma tranquilidade que já mostrava o caminho que a coisa ia. No julgamento se defenderam dizendo que houve uma consulta à Charlie Whiting e que este teria respondido informalmente que não via problema no teste, desde que as outras pudessem fazer o mesmo. Nada por escrito, nada oficial. Nada que a Mercedes pudesse apresentar para livrar sua cara. Mesmo assim, burlando as regras na cara de todo mundo, não receberam nenhuma punição que signifique alguma coisa. Belo exemplo para que os demais sigam as regras. Impunidade à flor da pele. Dá pra pensar em alguma coisa que não seja uma grande pizza?

Se isso fosse algo importante e que mudasse nossas vidas, os Zé Ruelas deveriam sair nas ruas lutando por uma FIA mais técnica e menos política. Mas esse assunto não merece mais do que os minutos que gastei escrevendo esse post. E não acho que mereça mais do que o tempo gasto com a leitura. A decisão cheira um acordão daqueles, uma enorme pizza que tem inclusive as revoltadas Ferrari e Red Bull como ingredientes. Ninguém está imune, todos tem seus segredos e suas falcatruas. Não interessa punir de forma exemplar porque isso mancharia ainda mais o nome da FIA e seu rentável campeonato. Tá na cara que a Mercedes voltaria com evidências que afetariam outras equipes, sujeira para todo lado. E pra que? A conclusão é a de sempre. É assim que funciona. Ou aceita ou muda de canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário