segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Louros ao Campeão

A F-Indy é a primeira das principais categorias a definir seu campeão. E pelo terceiro ano seguido o australiano Will Power joga pela ralo um título praticamente ganho. Dessa vez, sorte (e méritos) para o americano Ryan Hunter-Reay da Andretti Autosports que levou seu primeiro título.

O título foi definido na última prova, as 500 milhas de Fontana. Power tinha uma boa vantagem sobre Hunter-Reay, o único que podia alcançá-lo. Era questão de não se envolver em confusão e chegar da metade para a frente que não importava a posição de Hunter-Reay. Mas em oval nem sempre é fácil apenas chegar ao final. Power e Hunter-Reay largaram lá atrás e não conseguiam vir para a frente. Bom para Will Power que marcava o adversário e garantia a vitória.

Então a sina de vice apareceu. Dizem que o australiano não corre bem em ovais. Dizem que perde a cabeça. Dizem que amarela. Na volta 56 de 250, Power lutava exatamente com Hunter-Reay por posições bem intermediárias quando perdeu o carro e foi para o muro. Um acidente meio bobo. Um acidente de quem perdeu a concentração, de alguém pressionado. E por pouco ele não leva Hunter-Reay junto. Acabaria ali o campeonato em favor dele. Se aquele carrinho amarelo não fosse o adversário pelo título, teria arrastado junto para o muro.



Com Power fora, Hunter-Reay precisava chegar pelo menos em sexto para ser campeão. E começou a subir na classificação. Enquanto isso a equipe Penske começa o impossível. Reconstruir o carro de Power. Isso porque na Indy todos marcam pontos. E se Power ganhasse mais duas posições, ganharia dois pontos a mais. Como após a batida dele, outros dois carros abandonaram, ele precisava voltar para a pista e completar mais umas 11 voltas para ganhar esses pontos. Para Hunter-Reay significaria ter que chegar em quinto, e não mais em sexto.

Pra ser sincero, foi bonito ver o trabalho dos caras. Uma hora e pouco depois, Power voltou para a pista com o mesmo carro que havia mandado para o muro e completou as 11 voltas que precisava para ganhar os dois pontos. Como não havia condições práticas de ganhar mais pontos, recolheu o carro e começou a rezar porque só sobrou isso.

No final da prova, Hunter-Reay alcançou os primeiros e se colocou nas posições para ser campeão. Até que aconteceu mais uma das baixarias da Indy. Faltando 9 ou 10 voltas, Tony Kanaan que lutava pela vitória, também foi para o muro. Hunter-Reay estava entre os cinco primeiros e seria campeão com bandeira amarela pois a limpeza ia demorar mais do que 10 voltas. Então resolveram dar bandeira vermelha. Michael Andretti que é o dono da equipe de Hunter-Reay quase surtou, e na minha opinião, com razão. Uma mudança de regra que poderia custar um título. Uma sacanagem só pra tentar uma chegada em bandeira verde.

Após o recomeço de prova, Hunter-Reay manteve a posição até que Takuma Sato foi para o muro na última volta. Dessa vez não pararam a prova e o azarão venceu. Parabéns a Ryan Hunter-Reay, um piloto que não mostrou domínio na temporada, não assustou nos circuitos mistos como Will Power, mas que soube aproveitar cada falha e bobagem dos seus adversários. E na hora da verdade teve o sangue frio que está faltando para Will Power. O australiano é muito bom, merecia já ter ganho um título e deve lutar novamente por ele em 2013. Mas é bom fechar antes da prova final, caso contrário Power vai continuar sua caminhada para se transformar no Stirling Moss da F-Indy.

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