domingo, 9 de outubro de 2011

Em nome do espetáculo

ATUALIZADO: Esperar o GP do Japão, com sono, e escrever post não dá certo. Eu escrevi sobre a corrida da Coreia pensnado na Índia. Ninguém conhece a pista da Índia. Então, vai agora com o texto corrigido:

Eu ia escrever isso antes da corrida da Índia, mas como aconteceu antes, vou comentar agora, mesmo parecendo coisa de engenheiro de obra pronta.

É que essa coisa irritante do espetáculo acima do esporte, complicando as regras, é realmente um tiro no pé. E gera problemas com esse da montagem do grid de Suzuka.

Eu estava imaginando uma situação hipotética na Índia: ninguém conhece o asfalto, o desgaste, etc. Chove na sexta, no sábado pista úmida pela manhã. Previsão de sol pro domingo. Você classifica seu carro pro Q3. Com os dados coletados no treino livre da manhã, e do Q1 e Q2, não dá pra montar uma estratégia pra corrida.

Então o que pode ser mais seguro? Ficar no box. Larga em décimo, mas tem mais chance de escolher o pneu certo pra corrida. E aí uma situação dessas podia ocorrer com 3 ou 4 carros. O Q3 ficaria esvaziado, chato, e previsível.

Pois é, isso aconteceu agora, em Suzuka, por diferentes motivos. Por sorte, tivemos um pouco de emoção na briga pela pole position, porque lá trás foi uma catástrofe.

Aí a FIA vai mexer na regra, de novo. Provavelmente, uma punição para quem não colocar carro no Q3. Ou senão, a regra vai falar que o piloto deve declarar o pneu que vai usar no Q3. Não era mais fácil desvincular os pneus usados na classificação e na corrida?

Pra quê simplificar se pode complicar? Depois neguinho vem fazer pesquisa na internet pra saber porque a audiência vem caindo...

Agora, as curtinhas da classificação, que fazia tempo que eu não assistia:

- Button está guiando o fino, mesmo. Ficar a 9 milésimos do Vettel é porque ele tá fazendo milagres com o carro da McLaren. Pra mim, o melhor piloto do final da temporada. Vou torcer pra ele, depois das Lotus, claro!

- É pela segurança, eu sei, mas que pena que asfaltaram a área de escape na Spoon. As escapadas de Alonso e Hamilton lá iriam mudar a história da corrida, e ia ser bem mais interessante.

- Parece que as McLaren chegaram nesta pista. Vai ser corrida boa!

3 comentários:

  1. Não gosto de ficar falando que no passado era melhor... mas no caso da classificação era. Tudo bem que haviam treinos em que 10 minutos depois do início chovia e a TV ficava com 50 minutos de mico na mão. Mas do ponto de vista desportivo, era o mais justo. Treino oficial com 1 hora de duração, com o pneu que quiser, com o combustível que quiser. E pronto... mas isso é papo de saudosista, não tem mais espaço pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Uffff, por um instante achei que voce tinha esquecido de torcer pra Lotus...

    Pegando um gancho no comentario do Rafa, e sem querer entrar em polemica e defender um lado ou outro, outro dia ouvi a historia do pessoal da Renault sobre anos 80 e 90 quando os carros tinham um motor para cada secao de treinos e mais um para a corrida. O da qualificacao era totalmente aliviado, feito para durar meia duzia de voltas apenas, apos a qualificacao voltava para a fabrica, era totalmente desmontado, retrabalhado e algumas pecas trocadas.

    Perguntei sobre os custos e surpreendentemente a resposta foi que os custos nao eram muito maiores do que hoje. Sim o custo de producao e logistica era enorme, mas os fabricantes de motor tinham muito menos engenheiros. Hoje em dia todo aquele custo eh focado em engenharia, simulacao e testes.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o sistema de classificação atual é melhor, pelo menos tem carro andando a cada 15 minutos, o sistema vai limpando os piores e pode provocar algumas surpresas, dentro da regra.

    O que eu não concordo é com essa história de amarrar os pneus da classificação com os da corrida. Sou do tempo (olha o saudosista) que o pole position era o mais rápido numa volta. E ponto.

    Mas, são outros tempos...

    ResponderExcluir