domingo, 25 de setembro de 2011

Conceitos Cingapura 2011


Hamilton é o culpado!! Pelo acidente com Massa? Também, mas não é isso que quero dizer. Hamilton foi o culpado por Vettel não ser matematicamente o campeão neste domingo. O inglês largou bem e brigaria com Button pela segunda posição mas foi apertado por Webber que largou mal e o inglês foi parar lá atrás. O prejuízo foi grande porque reconquistar posições aumenta as chances de problemas, e foi isso que ele encontrou. Tivesse contornado a primeira curva em segundo ou terceiro, brigaria pelo segundo lugar. Alonso e Webber não seriam páreo para as Mclarens.

Mas na prática isso pouco importa, porque Vettel já é campeão do mundo. Acompanhando a prova pelo Live Timing, Vettel parecia em outra categoria. Parecia que ele andava de Red Bull e todos os outros de Hispania. Vettel era volta a volta 1 segundo mais rápido que Button, que virava mais ou menos 0,5 a 0,7 segundos mais rápido que Alonso e Webber. Um massacre. O massacre do melhor piloto com o melhor carro. Um cara muito rápido mas que me assusta principalmente pela maturidade. Vettel sabe tirar tudo que o carro oferece, sabe cuidar do material, erra muito menos que a maioria e se mantem longe de problemas. Mais uma temporada como essa e a FIA vai voltar a falar em uso de lastro, grid invertido, essas baboseiras.

Button é o outro destaque. Porque apesar de campeão do mundo, muito da conquista se atribuiu ao carro. Seria a mesma impressão caso Barrichello tivesse conquistado o título. Com um carro daqueles, qualquer um seria campeão. Mas nesse ano ele apagou essa dúvida e tem mostrado uma qualidade incrível de pilotagem. Usando as palavras do Galvão (nessa ele foi bem...), Button tem sido muito eficiente, muito mais que Hamilton.

Depois de várias provas, Paul Di Resta fez juz ao prêmio de Adrian Fernandez. Andou ali no meio a corrida inteira, mas sinceramente não sei como. Boa prova do rapaz. Senna teve um carro fraco e fez um monte de trapalhadas. Ainda assim andou na frente do Petrov. Que ficou atrás do incrível Kovalainen!! Norwich em festa nesta segunda- feira! É bom Petrov se mexer porque com a possível volta de Kubica em 2012 e o Bruno andando na frente dele, basta o brasileiro arranjar mais uma grana que a equipe troca a vodka pela caipirinha.

Um comentário:

  1. O Vettel ta muito animal mesmo! Eu lembro que coloquei aqui no blog uma entrevista com o Ross Brawn quando o Button estava massacrando todo mundo em que ele dizia que a diferenca nao era grande, mas os colocavam em uma posicao de assumir poucos riscos, enquanto os outros tinham que assumir muitos riscos e as merdas aconteciam.
    Esse ano o Vettel ta muito na frente e tudo simplesmente funciona, ele sai na hora certa dos pits para a qualificacao (e nao tem Hamilton fumando atras), ele faz pit stops no safety car sem nenhum risco, tudo acontece direitinho, etc... E aquele final da corrida estava sob controle, nao teve nada a ver com o que aconteceu no Canada, dessa vez ele estava poupando o carro.

    ResponderExcluir