terça-feira, 6 de abril de 2010

Lado Vazio do copo - Malasia

Lá vem aquele chato do Gonzo pra falar das coisas ruins do final de semana...
Mas duas coisas do GP da Malásia que este ex-comissário desportivo não pode deixar passar.
1 - Kubica Folgado pra caramba
Ele chegou tardee ainda sentou na janelinha. Aqui, o polonês com
visibilidade da pista melhor que todos os outros trouxas que ficaram na fila.
Não lembro se foi no Q2 ou não. mas não importa. Robert Kubica fez uma coisa que não tem no regulamento, mas sabe aquela coisa "você pode, mas não deve fazer"? Pois é. Ele fez. Antes do início de qualquer sessão, é normal todos os pilotos formarem uma fila esperando o sinal verde, na linha de saída do box.
Pra quem não viu, a situação era de pista molhada e previsão de molhar ainda mais. Numa situação dessas, quem sair primeiro, pegar a pista limpa, sem spray, e antes da chuva forte chegar, melhor. E ali estavam as duas Force India, e mais um monte de carros, pacientemente esperando a sua hora de entrar na pista.
Mas eis que de repente surge a Renault cortando todo mundo pela direita, estacionando ao lado da Force India. Quando saiu o sinal verde Kubica pulou na frente de todo mundo. Em resumo, furou a fila. E a Renault que não venha com a conversinha de que a frente do box deles já estava com fila, com isso o narigudo Robert foi seguindo em frente até a linha de saída do pit lane. Quando isso acontece, é praxe até em corrida do campeonato paulista que o piloto "embique"seu carro na faixa de rolagem do box e espere que outro piloto dê a passagem. Como uma lei de trânsito.
Carros na pista, Robert com pista limpa pela frente.
Se liguem na cambagem traseira da Force India!
Tá bom, tô vendo pêlo em ovo, tô ficando muito politicamente correto. Mas ficar com um F1 parado esperando a luz verde é uma coisa extremamente danosa ao motor, então ninguém quer ir pra fila cedo, nem ficar parado ali. Foi um desrespeito aos colegas de trabalho.
O que Kubica fez não está no regulamento, assim como furar a fila do banco também não é proibida por lei. Mas que Kubica merecia pelo menos uma visita para um bate-papo no terceiro andar da torre, merecia.
2 - Hamilton inconsequente

Esquecendo a manobra ridícula, reparem que são 3 pegas na mesma foto. Que corrida...


Bom, sobre Lewis pesa o fato de eu sempre achar o cara sujo nas ultrapassagens. O jeito que ele esparrama de propósito quando está por dentro da curva e tem alguém ao seu lado já é famoso. E quando consegue passar antes do ápice, freia na saída da curva para acabar com qualquer contra-ataque. Novamente, as duas coisas são armas (sujas) do jogo, mas não existe regra que proíba.

Tentando esquecer este precedente de Lewis, o que ele fez ao bloquear Petrov foi demais. O Anexo L do Código Desportivo Internacional prevê esta manobra, mas como não somos advogados vou resumir assim: "Você pode mudar de lado para defender a sua posição uma vez (uma ida e uma volta), e se fizer mais que uma deverá ser PENALIZADO."

E no Código Desportivo do Automobilismo, a bandeira diagonal preta e branca é uma ADVERTÊNCIA. Muito bom a FIA colocar ex-pilotos como comissários, mas deveriam ter dado ao Johnny Herbert o livrinho azul pra estudar.

O normal que eu sempre dava era um drive-trough nessas situações na Bahia. E acreditem, elas eram bem comuns. Assim como um segundo drive-trough depois do primeiro porque o piloto excedia a velocidade nos boxes... Mas enfim, a manobra expôs Petrov ao perigo de ser prensado contra o muro, e as manobras de Lewis foram muito agressivas, nunca vou sentar num F1, mas acho que ele não tinha a noção que se o russo o acertasse no meio, a Mclaren ia se partir em duas.

Sim, sou chato mesmo. Quero disputas, mas que sejam limpas, como as que envolveram Jenson Button.

As fotos, de novo, do Motorsport.com. Eu ia colocar os links das manobras no YouTube, mas algum energúmeno da FOM em breve vai retirá-los do ar. Então ficam as fotos mesmo.

Um comentário:

  1. Essa do Hamilton saiu barato mesmo, foi um verdadeiro zig-zag a 300Km/h... mas eu estranhei o silêncio do Petrov depois da corrida. Nenhum comentário sobre isso (ou ele falou em russo e ninguém entendeu...)

    ResponderExcluir