segunda-feira, 19 de abril de 2010

GP da China

Atendendo ao Léo, vamos as curtas não tão curtas assim do GP da China. Esse post vai ser longo...

HAMILTON x VETTEL
Eu já falei da antipatia que tenho pelas manobras do Lewis, no limite da legalidade. Quando vi a saída de Lewis jogando o carro pra cima do Vettel, pensei: "agora pegam o garoto, e vão fazê-lo pagar pela costurada de Sepang."

O que eu lembrava, é que o Pit Lane é dividido em duas faixas de rolagem: a pista rápida, usada para tráfego e com limite de velocidade, coisa e tal. A segunda faixa é a área de trabalho. Você pode trabalhar no veículo somente nesta faixa. E os pilotos somente devem acessá-la para chegar ao seu pit e sair dessa faixa de trabalho assim que possível.

Essa regra foi criada depois do trágico final de semana de Ímola, todo mundo lembra de Senna e Ratzemberger, mas houve atropelamento nos boxes, uma Arrows se não me engano, um acidente bem grave. Então a faixa de trabalho foi criada pra proteger esse pessoal. Pra separar as duas pistas, uma faixa destacando, nos últimos anos a pintura é uma faixa azul.

Isso era o que eu lembrava. E por isso pensei que Hamilton seria punido. Mas quando apareceu a mensagem "incidente envolvendo os carros 2 e 5 será investigado depois da corrida", na hora eu pensei: "pizza!"

Pizza porque eu lembrei (lembrei de muitas coisas nessa corrida) do Nei, comissário do Rio veterano de corridas, que sempre falava assim: "jamais deixe pra resolver depois as coisas da pista. Dúvida, consulte o livro, e tome a decisão. Porque depois que a foto do pódio foi tirada, e o resultado já está nos jornais, nem mesmo você consegue mudar o resultado."

Hamilton foi ao pódio, e horas depois, o comunicado que o incidente foi considerado normal. Aí hoje eu fui atrás de reler o Regulamento Esportivo da Fórmula 1. E não achei mais nada sobre o piloto ter que deixar a faixa de trabalho assim que possível. Pode ter caído com o fima do reabastecimento. Assim, embora tendo colocado em risco a segurança de alguns mecânicos, ele não infringiu o regulamento. Mais uma manobra "pode, mas não deve"na conta dele.

Mesmo assim, a equipe é responsável por soltar o piloto em uma condição segura, e isto está previsto no Código do Automobilismo e também no Regulamento Esportivo da F1. Normalmente, um drive-through. Mas eu ficaria na multa, mesmo, já que Lewis não ganhou a posição.

Opa, esqueçam o que escrevi. Acabo de ler um comunicado dos comissários desportivos, e Hamilton e Vettel foram advertidos pela sua conduta perigosa no pit lane. Nem multa deu. Pizza, mas de mussarela.



BUTTON SOBERBO
Pilotagem precisa, simpatia, e mais do que tudo, vencedor. Mecânico gosta de piloto que ganha, não de piloto que reclama que o carro não está bom com pneu gasto. Podem ter certeza que o queridinho prata da casa Lewis está perdendo terreno rapidamente para Jenson em Woking. A foto acima mostra bem isso.

E Button está fazendo por merecer. Prova de que o título do ano passado não foi um acaso, como eu pensava ser. Ele está pilotando na altura do número um que usa.



MASSA x ALONSO
Essa eu também tinha certeza que não podia, mas antes de sair dando drive-trough eu ia ler o livrinho azul. E não ia achar nada. Como não achei mesmo. Pensava em alguma coisa sobre pisar na linha branca, mas isso não se aplica na entrada do box.
Na hora eu pensei que Alonso teria sacaneado Felipe, talvez estando eu influenciado pelo Galvão. E fiquei com essa impressão até não achar nada no Regulamento. Mas ainda vou reler com mais calma pra ver se tem alguma coisa. A sorte é que o Massa matou o assunto assim que saiu do carro, assim como a nova asa da Austrália e o motor do Bahrein. Felipe quebrando as pernas do nacionalismo da Globo. Massa 3 x 0 Globo.
Agora, Léo, na manobra a Ferrari correu um risco seríssimo. Na quinta-feira, os pneus são lacrados. Cada piloto pode usar somente os tantos jogos de pneu que foram lacrados pra ele. Se a equipe não tivesse percebido a troca que ocorreu segundos antes, os dois carros vermelhos seriam desclassificados. Mesmo sem a desclassificação, havia o risco na calibragem que cada piloto usa, por preferência pessoal, e que poderia afetar o desempenho dos dois.
A consequência da manobra foi Alonso ganhar pelo menos 6 segundos sobre Felipe, mas isso não fez muita diferença. Massa sofreu demais na chuva, me lembrando o apagão de Silverstone 2008. Massa voltou a pilotar muito bem depois daquele fiasco e deu a volta por cima. Vou esperar por isso, porque a briga na Ferrari está complicada. Todo mundo fala das quebras de Alonso, mas nas contas da FIA cada um usou 3 motores novos. Então a preferência ainda está dividida.

RED BOIS
Quem mais perdeu, de novo, foi a Red Bull. Erros de estratégia, falhas no carro, e eles estão complicando um campeonato que poderia ser fácil. O problema é que agora a McLaren está na ponta, um time mais sólido que a Ferrari neste momento. Correr atrás do prejuízo está ficando cada vez mais difícil.

CHARLIE WHITING
O meu voto de Worm of The Match vai pra ele. Ele ficou de starter, suponho que seja o diretor de prova (dois cargos que normalmente não se acumula), apareceu na TV dedando a descarada largada queimada de Alonso, e ainda provocou o momento Nascar mais esdrúxulo que eu já vi.
Soltar o Safaty car no meio da corrida, quando Rosberg tinha mais de 40 segundos de vantagem para os normais, foi uma punição a quem se arriscou a ficar com slicks na pista. Não justificava a entrada do carro de segurança naquele momento. Só porque tinha aqueles retalhos de carro na pista? As rodadas de Petrov e o passeio do Massa trouxeram mais detritos à pista que aquelas peças quebradas. Me pareceu, sim, uma manobra pra agrupar o pelotão, e trazer emoção de volta. O maior prejudicado foi Nico, porque Hamilton passou.
Mas que o esporte foi jogado de lado, isso foi. Drive -trough pro diretor de prova!


SOBE E DESCE
Pra acabar, dois opostos:
A FORCE INDIA segue em sua rotina de ascensão. Há 2 anos atrás, passar para o Q2 era milagre. Agora, passar para o Q3 é rotina. Crescimentos sólidos são assim, demoram pra aparecer, mas quando chegam no topo, demoram para cair. Podem ter os seus problemas financeiros, mas todas as equipes tem. O segredo é a administração do cara indiano que eu não sei o nome.
Dono de empresa aérea, mostrou a competência que é necessária para se levar um time de F1, coisa que o seu colega Stoddart não conseguiu com a também deficiente Minardi anos atrás.
MICHAEL SCHUMACHER com certeza começa a repensar seu contrato. Acho que na carreira toda ele não foi ultrapassado na chuva como foi nesta corrida. Sim, ainda é o problema do carro com substerço, que ele não gosta e não sabe ser rápido, problema agravado pelas condições de baixa aderência. Mas ser ultrapassado sem cerimônia por todos os moleques, foi uma coisa que me impressionou.
Mas ainda confio (pouco, mas confio) na sua capacidade de recuperação. Agora com as corridas monótonas e secas da Europa, acho que ele encontra o caminho. Mas já não sei se a vitória vem tão fácil até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário