sábado, 8 de março de 2014

Comentários e rumores para o que vem por aí..

Acredito que todos que acompanharam os testes da pré-temporada tem agora uma boa idéia sobre o quão complexo os carros de 2014 são. As equipes com motores Mercedes estão claramente mais preparadas e não há dúvida de que elas são favoritas para as primeiras corridas. Porém elas estão longe de ser favoritas para a temporada, isso porque os tempos visto até aqui não refletem o potencial de performance que pode ser atingido.

Aqui vão alguns comentários sobre a situação e rumores que andam nos bastidores:

- Os motores Mercedes sem dúvida estão em uma melhor forma, chegaram a Jerez bem preparados e durante a pré-temporada as equipes conseguiram acertar detalhes que as equipes Renault não chegaram nem perto de testar.

- Isso não significa, no entanto, que os motores Renault serão piores em performance. Existe uma quantidade enorme de trabalho para ser feito na parte de controle do motor para que performance consistente de uma volta para outra seja atingida, e para oferecer aos pilotos driveability. No momento as equipes de motores Renault (eu sei pela Lotus, mas ouvi rumores de o Vettel falando a mesma coisa), tem seus carros com comportamento variando de curva para curva.

- Duas áreas são as mais críticas: o controle do turbo que gera situações em que o piloto não tem a mínima idéia do nível de torque que vai estar disponível nas rodas tanto quando ele aperta ou tira o pé do acelerador. E a segunda área é o brake-by-wire em que o pedal de freio agora gera a demanda de frenagem e um sistema de controle calcula a pressão no sistema traseiro baseado na quantidade de energia sendo recuperada. O problema está no atual software de controle que não está lidando bem com os diferentes tempo de resposta dos dois sistemas, os pilotos têm comportamento de frenagem totalmente diferentes à cada curva dependendo do nível de recuperação de energia a que o carro está submetido. Para piorar a situação, os sensores são submetidos a um campo magnético significativo e o sinal recebido pelos sistemas de controle não são de qualidade muito boa.

- Só com os dois pontos acima, existem dois fatores graves afetando os tempos de volta dos carros com Renault: um é a performance propriamente dita que está longe de ser próximo de otimizado. O segundo é a consistência e confiança que o piloto tem no carro para dirigir no limite. Essas áreas serão melhoradas rapidamente nas próximas corridas e espera-se saltos grandes de desempenho para as equipes com Renault, porém infelizmente um tanto desse trabalho terá que ser feito durante os finais de semana de corrida o que será catastrófico para os resultados. Nos bastidores, espera-se pelo menos três corridas para que a situação esteja sob controle!

- Agora um rumor: claramente Mercedes está bem e ninguém sabe qual é o potencial da Renault quando os problemas de controle forem resolvidos. Porém fala-se que os motores Ferrari estavam operando mais ou menos como esperado e são simplesmente bem piores do que os Mercedes.

Outro pontos interessantes para serem observados:
- Temperatura ambiente será muito crítica ao desempenho do carro;
- Reduzido nível de downforce devido ao novo regulament vai afetar a habilidade dos pilotos em colocar os pneus na janela de operação;
- Nível de downforce (e por consequencia arrasto) ideal ainda é incerto e pode ser um fator determinante para que as equipes consigam terminar certas corridas com os 100kg de combustível. Parece que algumas equipes ajustaram seus carros para um nível de médio de downforce equivalente ao normalmente utilizado no Canada e Spa;
- A parte hidráulica do freio traseiro é muito menor porque grande parte da energia é recuperada. Caso o sistema de recuperação falhe, é provável que a temperatura dos freios traseiros vá para níveis não-sustentáveis;
- Em qualificação os carros vão sair dos pits e fazer a primeira volta carregando as baterias para usar na volta rápida. Porém os pilotos têm dificuldade em aquecer os pneus nessa situação, portanto é esperado que muitos carros vão fazer duas voltas de aquecimento, uma volta rápida e retorno para os pits. Por esse motivo o Q3 teve a duração aumentada para possibilitar duas tentativas.

É isso, boa sorte para nós. A primeira corrida vai ser ao mesmo tempo histórica e um show de horrores!!!

2 comentários:

  1. Ih, se a Ferrari não está tão bem assim, quando ela começar a cair pelas tabelas, pode contar que vai ter mudança de regulamento. Hahaha!

    ResponderExcluir