domingo, 24 de março de 2013

Pódio Limão

Já vi muitos pódios de Formula 1 em que a alegria não fazia parte do cenário. Os motivos são vários, desde o falecimento de alguém, alguma tragédia mundial ou mesmo alguma burrada desportiva que gerava um anti-clímax. Infelizmente Barrichello e Massa protagonizaram alguns desses momentos. Mas o pódio de hoje foi campeão no quesito limão. Não tinha ninguém contente. Nem mesmo quem ganhou a prova de forma legítima e com uma grande ultrapassagem.

Na salinha antes de subir ao pódio, Adrian Newey era o retrato de um cara puto. Tudo bem, seus dois pilotos assumiram um grande risco e podiam ter acabado com o final de semana da equipe. Mas tudo acabou bem, o pupilo da equipe ganhou, fizeram um baita espetáculo e pronto. Combinava mais com a situação chegar na salinha, abraçar seus dois pilotos, chamá-los de malucos e pronto. Mas não foi assim, o clima estava pesado e pelo jeito alguém não seguiu as ordens dele. Azedou geral.

Vettel estava puto. Webber estava puto. Hamilton não sabia onde enfiar a cara. Ross Brawn estava puto. E apesar de não aparecer na cerimônia, o ódio de Rosberg pairava sobre a cabeça de todos. De todos, esse é o único que tem todo direito de reclamar. A decisão da Mercedes em não permitir que ele ultrapassasse Hamilton foi absurda. É apenas a segunda corrida do ano, Rosberg estava muito, mas muito mais rápido que o inglês, era só pegar uma das retas com a asa aberta e pronto, mais seguro do que passar algum retardatário. O recado para Rosberg foi claro: as fichas estão em Hamilton. Quero só ver se a ufanista imprensa brasileira vai xingar o esporte agora, dizer que a F-1 chegou ao fim porque a Mercedes não deixou Rosberg passar. O que vai passar é a notícia em branco. Malditos ufanistas.

Ufanistas que ressucitaram Massa. Agora ele virou melhor que Alonso. A turma da Globo fazia contas para enaltecer o fato de que ele está na frente de Alonso no campeonato. Como se fosse a ultima corrida do ano. Vamos com calma... deixa o garoto fazer a parte dele. Muita gente, inclusive eu, já se precipitaram em querer acabar com a carreira dele como no ano passado. Não vamos cometer o mesmo erro na direção errada. Vamos corrida a corrida, uma de cada vez. Hoje por exemplo, o Massa do domingo esteve longe do Massa de sábado. Sua largada foi ruim e o ritmo de corrida também. Melhorou depois da terceira parada, quando passou a andar no ritmo dos líderes e conseguiu economizar pneus para fazer um último stint voador. O importante é que está no bolo, pontuando e andando próximo ao companheiro de equipe. Isso que se espera dele, o que vier a mais é lucro. Portanto, deixa o cara trabalhar em paz.

E sobre nossa equipe favorita... maldito seja esse tal de Jules Bianchi. Está carregando a Marussia nas costas. Mas foi bom ver a Caterham hoje, andou no final do bolo com a Marussia mas não muito longe das Willians e STR. Tomara que o pacote de melhorias ajude a equipe a diminuir o gap.

Prometo colocar uma foto do pódio assim que encontrar, vou procurar uma que mostre todo esse azedo que ficou no ar...

Um comentário:

  1. Rafa, a corrida foi esquisita mesmo. A situação dos pneus foi mais no limite do que normalmente acontece, todos precisavam segurar a onda pra evitar uma parada a mais ou aquela queda brutal de performance no final. O Hamilton e o Webber podiam ir mais rápidos, eles estavam seguindo ordens para segurar o ritmo e ambas as equipes tinham acertado antes da prova que não iria ter disputa de posição depois da ũltima parada para evitar desgaste excessivo.
    Eu acho que o Newey e Webber tinham motivos pra estar putos sim. O Hamilton parece mais envergonhado mesmo...

    ResponderExcluir