domingo, 31 de março de 2013

E se não fosse na Formula 1?

Foi uma semana cheia de opiniões, comentários e posicionamentos contra e a favor de Vettel. A corrida da Malasia 2013 realmente conseguiu se colocar no hall das provas mais polêmicas da história da F-1.

Nessa história, todos sairam chamuscados sem dúvida nenhuma. Mas eu acho que a mancha maior vai justamente para aqueles de que menos se fala: Dietrich Mateschitz e Christian Horner. Explico porque. O primeiro, austríaco, é o dono desse bloco todo chamado Red Bull, que envolve automobilismo, futebol, esportes radicais, energéticos, pessoas sendo lançadas da estratosfera e tantas outras coisas. O segundo, inglês, é o CHEFE da equipe Red Bull Racing, o cara que (teoricamente) manda.

Vettel e Webber são funcionários de Dietrich (ele que paga o salário) e foram colocados em posição que se reportam para Horner. Acho que qualquer pessoa lendo esse artigo que trabalhe em uma empresa com pelo menos dois níveis de hierarquia sabe o que é isso. Vettel e Webber trabalham naquilo que chamamos de nível operacional. Horner trabalha no nível tático, Dietrich trabalha no nível estratégico.

O que acontece em qualquer empresa quando existe uma quebra de hierarquia? Pois é, geralmente alguém vai pra rua. Se o nível operacional não segue as instruções do seu chefe (e lógico que estou falando de algo grave, como o que aconteceu na Malasia), algo precisa acontecer. Ou o chefe pede a cabeça do indivíduo ou o chefe coloca sua cabeça à disposição, porque nitidamente acabou o respeito entre os níveis hierárquicos. O problema entre Vettel e Webber está no mesmo nível hierarquico. E a solução geralmente é que alguém sai, nem que seja para outra área.

Então Dietrich deveria mandar embora todo mundo? Talvez todo mundo não, mas Vettel deveria ser demitido. Ou se a opção fosse ficar com ele, quem deveria ser demitido era Horner porque está provado que ele não manda nada. Webber coitado, é protagonista da situação mas poucos parecem se preocupar com ele. Para evitar mais problemas, Vettel e Webber não trabalhariam mais juntos porque agora Webber, quase aposentado, sabe que não tem mais comando na equipe, respeitar ordens para que então?

Mas o abacaxi é muito maior. Essa história não aconteceu em uma empresa qualquer cujo problema ficou confinado. Não, esse problema foi escancarado para o mundo todo, envolvendo o piloto mais valioso do momento, com maior potencial dentre todos, aquele que pode quebrar as marcas de Schumacher. O atual tricampeão do mundo. Dá pra demitir esse cara? Pois é, esse é o ponto. Muito mais do que o espírito vencedor, que o gene da vitória, todo esse papo que os partidários de Vettel usaram para isentá-lo da sacanagem, o que Vettel tem mesmo no sangue é a certeza que ele é a pedra mais valiosa desse jogo. Ou alguém acha que se Webber colocasse o espírito vencedor e o gene da vitória acima de tudo ele ainda seria piloto da Red Bull hoje? O que aconteceu não tem nada a ver com mais ou menos vontade de vencer, tem a ver com poder. O mesmo poder que um dia esteve com Schumacher, com Senna, com Alonso e hoje está com Vettel. Isso me deixa puto porque esses caras não precisavam disso pra ser os ídolos que são. Vettel não seria menos vitorioso ou importante se Webber tivesse vencido na Malasia. Schumacher não seria menos idolatrado se Barrichello tivesse ganho na Austria. Alonso a mesma coisa com Massa na Alemanha. Pro inferno esse papo de isentar Vettel, o cara foi mais um safado que usou o sistema a seu favor, não tem nada  ver com querer ganhar mais do que os outros. Tanto que o primeiro a apoiá-lo foi Bernie Ecclestone, porque será?

O que vai acontecer é que todo mundo vai engolir seco e vamos em frente. Horner vai dizer que a situação saiu um pouco do controle mas que falou com os pilotos e está tudo bem. Vettel pediu desculpas, Webber vai engolir e ficar quieto, porque se tiver uma decisão heróica e chutar a RBR, o mundo estará ao seu lado, enaltecendo sua decisão, mas na próxima corrida vão falar sobre o novo piloto da equipe e Webber será apenas história. Porque será que nenhum segundo piloto fez isso até hoje? E por fim, Dietrich não vai se pronunciar, a poeira vai abaixar e os milhões vão continuar entrando.

Um comentário:

  1. Legal o momento filosófico Rafa. Ficou uma situação estranha mesmo, se do ponto de vista esportivo foi ruim (apesar de a equipe pedir para segurar posições é também contra o espírito esportivo), a cagada foi grande do ponto de vista comercial/operacional. Também acho que todo mundo vai engolir seco e a vida segue, se fosse um peão de obra o Vettel seria demitido mas como vc disse ele é o piloto mais valioso. E ele só fez aquilo porque sabe disso!

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