sábado, 25 de janeiro de 2014

Chuta de bico!

Começou a revelação dos modelos que disputarão a temporada  2014 da F-1 e está até engraçado ver a ansiedade e fixação das pessoas com a história do bico dianteiro. Ok, nosso consultor master já explicou no post anterior que o bico carrega praticamente todo o peso do sucesso ou fracasso da aerodinâmica do carro. Mas o que estou sentindo falta é de ouvir algo sobre o resto do carro. Será que a regra ficou tão fechada que não permitiu nenhuma novidade depois do bico?

Bom, bicos  parte, o primeiro medo passou. Os carros não são feios. Pelo contrário, o carro da Force India por exemplo parece bem bonito lateralmente e ganhou nota 10 com essa pintura. Tudo bem, pode ser que o bico seja tão feio que estão com vergonha de mostrar. Mas no geral, tirando o bendito bico, parece que por fora não mudou tanto. Por dentro, com certeza mudou muito.



A piada pronta que está rolando na internet é esse contato macho-fêmea entre Lotus e Mercedes... fraquinha


3 comentários:

  1. O bico é super importante porque se alguma equipe conseguir uma vantagem significativa em relação às outras, o tempo de reação será lento. Primeiro porque você não coloca um bico novo e ele funcionará de cara, vc tem que reajustar um monte de coisa mais pra trás; segundo porque vc precisa passar em um novo crash test e isso não é trivial; terceiro porque uma limitação de testes em túnel e CFD foi implementada agora em janeiro, as equipes não operam os túneis de vento 24/7 desde duas semanas atrás; e quarto porque se você tem que correr atrás do prejuízo em algo tão complexo como o bico, você deixa de desenvolver o resto do seu carro...

    Na minha opinião algo semelhante porém menos visível será o powertrain e cooling. Os powertrains serão congelados em breve e se alguém tiver vantagem, paciência. Porém se alguem perdeu a mão no cooling isso vai afetar significativamente a performance nas primeiras corridas, muito mais esse ano do que anos anteriores. Fala-se de mais de 1s de diferença se a temperatura sair de uma janela de operação que não é muito grande. E novamente, re-ajustar o cooling não é trivial e tem impactos bem significativos na aerodinâmica. A performance do difusor é muito efetada pelo conceito de carenagem, a minha equipe anterior foi bem conservativa e a minha equipe nova bem arrojada. Qual é o certo e qual o errado é a pergunta de vários milhões de libras.

    A asa dianteira também é uma área que vai gerar diferenças, até aqui ninguém mostrou a sua asa dianteira oficial. Porém nessa área as equipes vão convergir bem rápido, se alguém errou a mão é mais fácil de consertar (como a McLaren fez em 2009).

    Abraço

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  2. Ah, e sobre a piada pronta que vc colocou, parece que niguem se deu conta ainda que os carros de F1 agora tem tambem um anus!

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