domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ainda sobre a Nationwide em Daytona...

Hoje apareceu um novo vídeo do acidente de ontem na volta final da Nationwide Series em Daytona. Um video feito por um espectador que estava próximo ao local onde o carro do afortunado Kyle Larson atingiu e arrebentou o alambrado. Aos 40 segundos desse vídeo, eu gelei... vejam quem sentou ao lado do nosso também afortunado câmera...



A imagem me lembrou imediatamente uma batida de Barrichello no GP Brasil, só não lembrava o ano. Depois de uma rápida procura na internet, achei, Interlagos 2001. Na primeira volta da corrida após a saída do safety car, Barrichello enche a traseira de Ralf Schumacher no final da reta oposta e perde o conjunto de roda e pneu da dianteira esquerda. Essa sequência nunca mais saiu da minha cabeça porque vi esse pedaço de carro voando na mesma altura que a gente no último degrau da arquibancada, muito acima do alambrado. Por sorte, o pneu manteve a direção da pista e caiu na caixa de brita. Mas fiquei imaginando se aquela coisa ganhasse uma trajetória lateral o voasse na direção da arquibancada.



Esse pacote deve pesar sei lá, uns 10kg considerando pneu, roda e o conjunto de freio. Se pensar na energia cinética que esse conjunto tinha quando saiu do carro do Barrichello, tive a certeza de que se viesse pra cima da galera, matava uma meia dúzia.

É por isso que gelei quando vi esse novo vídeo da Nascar. O pneu do carro foi parar umas 15 fileiras pra cima. Apesar de alguns feridos, inclusive um caso mais grave, acho que tivemos um pequeno milagre de ninguém ter morrido...

3 comentários:

  1. Rafa, eu tava la em 2001, lembro também do acidente e de como a gente ficou gelado com a cena da roda... só um comentário, nao dou nem 10kg pro conjunto.

    ResponderExcluir
  2. O Doutor falou, tá falado!!
    Viajei mesmo, até porque pela minha conta 40% do peso total do carro seria só pneu, roda e freio... rs

    Já arrumei no texto pra não matar meus amigos de vergonha.
    Isso me lembrou outra coisa... alguém que me chamava de inculto e belo... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. ta faltando o Gonzo aparecer por aqui e bater o martelo! grande abraço ao Zex que, junto com a sua querida esposa, nos recebeu tão nem em Rio da Oxtrashshshshs esses dias!

    ResponderExcluir