domingo, 19 de agosto de 2012

História de Meca - Pikezão

Voltando do meu sumiço, mas tô cheio de história pra contar. Espero que consiga postar tudo antes de sumir de novo...

O homem tá fazendo aniversário, ganhou uma corrida da Nascar de presente do filho, então dá para contar uma historinha de meca sobre ele. Nessa história eu vou sair do padrão, vou dar nome aos personagens, porque somente eles poderiam ter feito isso.

Em 2009, fui assistir ao rally da Graciosa, que era etapa do IRC. Numa promoção bem legal, o parque de apoio ficava no autódromo de Curitiba, onde estava acontecendo também a etapa brasileira do WTCC. E numa dessas paradas em Pinhais, acabamos descolando credenciais para acompanhar a corrida de Farfus, Zanardi, Priaulx e cia.

Lá dentro do autódromo, encontrei o Lua. Para quem não sabe, Carlos Cintra Mauro, o Lua, é amigo de Nelson Piquet. Eles meio que foram juntos na aventura de tentar a carreira de piloto na Europa. Dono de uma inteligência impressionante, e uma visão de negócios estilo Bernie Ecclestone, o Lua foi fundamental para o sucesso do Piquet na Inglaterra. O Piquet andava rápido, o Lua limpava as malcriadezas que ele fazia fora da pista e costurava boas oportunidades pra eles.

Tudo isso pra dizer que o Lua é o cara quando o assunto é Nelson Piquet. E quando nos encontramos, eu sempre pergunto (e ele sempre solta) alguma história legal sobre a época.

Em 1978, o campeonato inglês de F3 estava apertado. O Nelson estava na pressão, disputando o campeonato com o Chico Serra e mais alguns, só que com orçamento apertado. Um só chassi, não podia bater nem entortar, não podia testar demais pra  não gastar motor e câmbio, uma pindaíba. Era a época de dormir em kombi, revisar motor pros outros pra conseguir as peças e depois revisar o dele, aquelas histórias que a gente conhece.

Aí, de repente, o Nelson deslanchou no campeonato. Começou a fazer bons resultados, constante no pódio, com inícios de corrida impressionantes. As primeiras voltas eram sempre passando os carros e construindo resultados. E ninguém sabia o segredo. Chegaram a desmontar o carro dele pra saber qual a mutreta, e não acharam nada.

Naquela época, a F3 inglesa, assim como hoje, era preliminar de vários eventos. Como a F2, a F5000, e até a F1. Como é hoje. E os domingos de corrida na Inglaterra são verdadeiros Race Days, corrida o dia todo, a pista não para. Preliminar e menorzinha, s F3 largava logo de manhã, sem direito a warm-up nem nada. Era o primeiro evento do dia e mal tinha volta de apresentação.

- Sim, Lua, mas o que largar no frio tem a ver com a virada do Piquet até ser campeão?

- É que no meio do ano, mais ou menos, o Nelson descobriu uma coisa. Ele acordava na kombi, tirava o aquecedor do carro-oficina e colocava no carro. Fazia um envelope de lona, o aquecedor dentro. Deixava lá, e ia pro briefing da corrida. Quando ia pra pista, o carro já estava no ponto; pneus quentes, óleo dos amortecedores quentes, o carro a ponto de bala (o motor todo mundo esquentava). Isso fazia uma diferença enorme nas primeiras voltas, porque os outros carros demoravam umas 4 voltas pra ficarem mais macios e virarem rápido!

- Poxa, só o Piquet mesmo pra pensar em aquecer o carro antes das corridas e ter uma vantagem dessas... Um gênio!

- Gênio!? Gênio nada! Era um folgado mesmo. Ele começou com essa história de esquentar o carro porque ele não aguentava sair da sala de briefing e entrar dentro do carro gelado. Começou como uma maneira dele não passar frio, depois é que ele viu que vinha tempo, o carro mais na mão e tudo mais. A partir daí é que ele viu que tinha vantagem e foram pesquisar esse negócio de esquentar peça, pneu, e o escambau antes das corridas.

Nelson foi, sem dúvida, um gênio dos jeitinhos pra ganhar tempo na sua época. Mas nem todos foram propositais. Alguns foram de preguiça mesmo!

2 comentários:

  1. Massa Gonzo, tava com saudades das suas historias!

    ResponderExcluir
  2. Tem um monte de história de meca pra escrever, esses dias fui num rally aqui, encontrei os caras e me contaram mais uma tonelada. Vou voltar a pingar aqui. E pra facilitar a vida dos que não leram, coloquei todas as histórias dos Meca nos marcadores no menu do lado. Aproveitem!

    ResponderExcluir