sábado, 20 de fevereiro de 2010

Formando a turma de 2010 - Parte II

Não parei para analisar os testes de Jerez ainda, então a lógica deste post segue a mesma da análise que já fiz para Ferrari, Mclaren, Mercedes, Sauber e Renault.

Red Bull Racing (RBR): carro - Newey é um gênio na área de projetos, mas a complexidade de um F-1 às vezes prega peças até nos melhores. Em 2009 ele teve seu retorno triunfal, fazendo um carro que sem o tão importante difusor lutou pelo título até o final. Como não tivemos grandes mudanças de regulamento, a equipe deve andar na frente em 2010. Dinheiro tem (não sei como um energético faz tanta grana...), engenharia tem, ficará na mão dos pilotos transformar esse potencial todo em resultados.
Pilotos: Vettel e Webber - Vettel é a bola da vez. A mídia já cravou ele como candidato ao título e acredito que vai efetivamente lutar por ele. Vettel é um excelente piloto, com potencial para virar um fora de série. Mas ainda tem muito a rodar, é como Hamilton, antes de chamá-lo de gênio é preciso que ele mostre isso em mais de uma temporada. Webber foi agraciado como Button e Barrichello. Estava a caminho da aposentadoria e de repente caiu um carro vencedor no colo. É segundo piloto mas anda forte e se bobear belisca uma vitoria em 2010, mas não lutará pelo campeonato.


Scuderia Toro Rosso (STR): carro: sei muito pouco do projeto deste carro, mas pelas cores e patrocinador (como um energético levanta tanto dinheiro??), deve ter muita coisa parecida com a RBR. Isso já estava claro quando em 2008 Vettel fez o primo pobre andar mais que o primo rico. De qualquer forma todas as atenções serão voltadas para a equipe principal, restando à STR lutar por posições intermediárias.
Pilotos: Alguersuari e Buemi - Buemi deveria correr na Renault pra completar o show de horrores. Que bicho estranho! Piloto mediano, é mais um que vai correr uns 3 a 4 anos e vai acabar com uma escola para jovens talentos. O Jaime já é um vencedor por conseguir uma vaga em 2010, depois de um 2009 vergonhoso. É verdade que ele saiu da condição de medíocre para ruim, ou seja, evoluiu. Sei lá, é uma incógnita, que ganhará força se andar na frente de Buemi, senão, vai correr na Indy.


Force India: carro - o milagre de Spa 2009 serviu para mostrar que o carro tinha alguma qualidade, porque não acredito que Fisichella carregaria o piano sozinho naquela pista. Em 2010 a turma deve ter refinado o projeto e colocaria o carro como candidato a BMW dos anos anteriores. Não acho que vão vencer corridas em 2010, mas devem figurar nos pontos, o que vai ser uma grande vitória pelo número de carros competitivos que teremos esse ano. Só me preocupa a dupla de pilotos...
Dá pra botar fé nesses caras? Sutil e Liuzzi - O Sutil me lembra bastante o Wurz. É alto para um piloto, é regular, mas não mostrou tanta velocidade e dificilmente chegará numa equipe de ponta. Rolou um boato ligando ele à Mclaren, mas esfriou. Liuzzi é um cara que passa batido, não tem estrela, não mostra nada além do básico. Acho que não gosto dele, mas seria sacanagem chamá-lo de ruim. Vamos colocar assim, se a Force India fizer pontos em 2010, será muito mais com Sutil do que Liuzzi.

Depois voltamos com Willians, Virgin e Lotus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário