Primeiro a Indy. Helio e Dixon lutaram pelo título com ampla vantagem para o neozelandês. Helio até que fez sua parte, andou forte o tempo todo, sempre entre os primeiros. Até a metade da prova, Dixon era um mero coadjuvante, correndo acima da décima colocação. Mas lá pelas tantas, quando tivemos uma batida com meia dúzia de carros, sobrou apenas o milagre para o brasileiro, porque ficaram poucos carros na pista. Basicamente ele precisava vencer e Dixon chegar abaixo do oitavo lugar. Mas da turma que sobrou, chegar em oitavo era bico para um carro da Ganassi. Mais ou menos como se uma Red Bull tivesse que chegar na frente de uma Sauber. Só precisava tomar cuidado para não bater ou quebrar.
A gota d`água foi quando Helio teve um problema na asa dianteira em função de um toque na disputa pela liderança e teve que parar para trocar. Como isso aconteceu em bandeira verde, acabou perdendo uma volta. Era o fim. Algumas voltas depois, Scott Dixon tornou-se tri campeão da F-Indy, chegando na quinta colocação. Helio chegou em sexta, uma volta atrás. Mais uma vez a equipe Penske dominou a temporada e jogou o título pelo ralo. Aquela rodada dupla em Houston vai ser difícil de engolir por um bom tempo.
A brincadeira acabou pra lá das 2 da manhã, no horário novo. Uma rápida passada na SporTV e estavam transmitindo a formação do grid da MotoGP em Phillip Island, Australia. O circuito fica num local lindo, à beira mar, cheio de gaivotas (depois coloco um vídeo que não me deixa mentir). Marc Marquez, o pimpolho prodígio poderia ser campeão com duas provas de antecedência. Jorge Lorenzo fez a pole e tinha que correr no estilo tudo ou nada. Se chegasse atrás de Marquez, era jogar a toalha. Já quase babando no sofá, resolvi lutar contra o sono para ver a largada.
A prova teria outra situação peculiar. A pista foi recapeada neste ano e ficou abrasiva demais. O desgaste dos pneus era altíssimo e a Bridgestone não garantia o pneu até o final da prova. Reduziram o número de voltas da corrida e introduziram um pit stop obrigatório. Na MotoGP, trocar pneu significa trocar de moto. Uma situação comum quando largam no seco e começa a chover ou quando começam no molhado e a pista seca. Mas troca de moto obrigatória com pista seca, era inédito. Todos deveriam realizar o pit stop até a décima volta.
Lorenzo manteve a ponta com Marquez na cola e Pedrosa no comboio. Os três sumiram na frente. Pedrosa e um bando atrás foram os primeiros a parar, abrindo a nona volta nos boxes. Na volta seguinte, Lorenzo e outro bando entraram, abrindo a décima volta nos boxes. Na volta seguinte, Marquez entrou sozinho e abriu a décima primeira volta nos boxes.
Marquez saiu dos boxes enquanto Lorenzo descia a reta com Pedrosa atrás. Nesse momento, o lance que valeu passar a noite em claro: Lorenzo embalado jogou tudo e deu uma "ombrada" em Marquez,no melhor estilo, "sai daqui muleque". Era tudo ou nada, se Marquez saisse na frente, já era. Foi show! Não achei o vídeo no Youtube, direito de imagem, essas coisas, mas com certeza vão reprisar várias vezes.
Duas voltas depois... a reviravolta. Até agora não entendi quem errou, se foi a equipe ou o piloto. Mas Marquez errou a janela do pit stop e levou bandeira preta. Desclassificado! Lorenzo levou a vitória e o que parecia um campeonato perdido, reabriu. Marquez ainda tem vantagem. São 18 pontos de vantagem, ou seja, se Lorenzo ganhar as duas e ele chegar em segundo, ainda leva o título. Mais do que nunca, Lorenzo precisa da ajuda de Valentino Rossi. E deve contar ainda com a ajuda de Dani Pedrosa, enlouquecido com a idéia do novato levar o título. As duas últimas provas prometem.
Todo motivo do mundo para comemorar!
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