quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bando de trouxa, é isso que a gente é...parte 2

Pois é, parece que essa é a série que deve substituir o "fala galvão" e o "scary schumi..." há muito esquecidos por aqui. Mias pessimista que as outras, mas fazer o que? é uma fase.

Vim aqui reforçar e organizar as reportagens que circularam ultimamente a respeito de como a indústria automotiva "nacional" (mal)trata seus consumidores.

Que hipocrisia viver num país onde o legislativo inventa lei que não pode aferir, que cai no ostracismo, ou pior, que fica case dependent ou city dependent (ou pior ainda, seapoliciatembafometrosuficiente-dependent) como é o caso da 'Lei Seca'. Hipocrisia por no papel que ninguém de bem pode tomar um choppinho comendo uma pizza com a família e voltar dirigindo, mas que prefeitos, governadores e cia. ltda. não pagam pelo mau estado de conservação das ruas e estradas.

A falta de cabedal técnico-científico de pessoas em posições estratégicas no governo (ministérios, secretarias e afins) fica, a cada dia, mais evidente e afeta o desenvolvimento do país e nossa qualidade de vida. Reflexo, talvez, da educação da maioria dos Brasileiros... não entremos no assunto (populista) do voto obrigatório por hora!

Mas voltando ao assunto, esta reportagem que circulou o mundo, foi transcrita em português em alguns meios, como no UOL, que cita esta e esta outra aqui.
Em resumo, pra quem tem preguiça de ler e, como eu, são só consumidores de veículos (e não cooptados pela indústria como Bola, Coringa, Daniel, até pouco tempo Gonzo, etc.)... as reportagens mostram como somos cotidianamente enganados pelas montadoras que lucram aqui como em poucos lugares do mundo, vendendo sucata pra gente a preço de ouro, que compra por status, com a conivência do governo (que também tira o seu tostão de impostos dessa negociata). É assim que somos persuadidos a comprar um Sandeiro com logo da Renault que é uma lata de sardinha comparado com o Sandeiro da Dacia, vendido na Europa como carro Romeno que é, e que ganha 4 estrelas no crash test onde o nosso ganha apenas uma! e por ai vão as inumeras histórias que vocês devem conhecer melhor que eu, dos modelos ditos "mundiais" que tem a fuça igual da gringa, mas por dentro...

Carros locais têm estrutura piorada e menos itens de segurança em relação a similares da Europa e EUA
Foto de divulgação do Latin NCAP - por acaso minha mãe comprou essa casca de ovo com duas bexigaas dentro, achando que por isso tava segura - com 5 anos de garantia, quem resiste?

Isso sem falar no nosso afamado FLEX, pato que não anda nem nada bem, mas faz as duas coisas! Rodo 600km (680km chorando na estrada) com um tanque no C4. Meu amigo Belga com um Ford Galax faz 1000km com gasolina na estrada!
E ai Alê e Gonzo? querem comentar da nossa recende perda de suficiência em produção de combustível enquanto exportamos óleo cru pros outros refinarem e a gente comprar de volta?

Falta o governo empregar gente com formação técnica, que legisle de forma competente, regulando o setor e protegendo o consumidor que, naturalmente, te acesso muito mais fácil à lista de preços da FIPE de que aos dados da telemetria!

4 comentários:

  1. Uma vez assisti uma palestra de uma empresa fabricante de aços de ultra-alta resistência com aplicação também nos chassis de carros, na parte das células de sobrevivência, e lá mostraram que por exemplo um fiat punto europeu tem aproximadamente 80% de aço de alta resistência em seu chassi, enquanto o brasileiro possui apenas aproximadamente 20% (e é um dos nacionais que mais tem). Isso acontece exatamente por causa do que foi falado no post, que por falta de cobrança do governo faz os carros brasileiros virarem umas cadeiras elétricas mesmo e vendendo a impressão que são seguros.

    Felipe Fantelli

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  2. Boa Léo!! Vida longa à serie "bando de trouxas"!!
    O problema aqui é o mesmo de sempre... Tem alguém (longe de ser qualquer um de nós) ganhando muita grana...
    Muito legal o post Léo!!

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  3. Boa Léo!! Vida longa à serie "bando de trouxas"!!
    O problema aqui é o mesmo de sempre... Tem alguém (longe de ser qualquer um de nós) ganhando muita grana...
    Muito legal o post Léo!!

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  4. Concordo plenamente com o post. Os carros do Brasil são iguais (esteticamente), mas são diferentes (performance)do que tem lá fora mesmo. E são "piores" pq as exigências do Brasil são menores. Tanto por parte de órgãos reguladores, e muito menos dos consumidores (que muitos nem sabem o que é ABS). E com certeza as montadoras vão fazer o mínimo exigido pra vender carro cada vez mais e ter mais lucro. Aí entra outro assunto (preço dos carros) para série "bando de trouxas".
    Quanto a eficiência, os motores tb são diferentes dos motores que temos lá fora. Novas tecnologias que são normalmente e amplamente utilizadas "lá fora" não são aplicadas no Brasil por causa de preço. E daí o motor "daqui" é o mais simples com pouca tecnologia (alguma coisa acho que até tem....). E com isso o consumo tb é prejudicado. Pessoal que entende mais de motor pode falar mais disso.
    A novidade agora que tá na moda em todas as montadoras é o famoso Regime Automotivo INOVAR (aqui entra um pouco de exigência do governo que vc falou que falta no Brasil), que consiste em melhorar a eficiência dos veículos (melhor consumo, menos poluição) e tb desenvolver novas tecnologias dos veículos. E como envolve grana, todos estão interessados em aderir ao programa, já que o governo está dando desconto no IPI. Porém, se no fim de 2016 a montadora não atingir a meta de consumo, todo o desconto terá que ser devolvido para o governo. Ou seja, quem não atingir a meta e tiver que pagar a "multa" (devolver todo o desconto de IPI durante aprox. 3 anos, que deve ser alguns bilhões), pode falir. E daí que surge minha dúvida: será que se as grandes montadoras tiverem que pagar a multa e falir, vão fechar as fábricas? O que o governo vai fazer? Vão "abrir as pernas" e estender o prazo pra atingir a meta? Aqui entra novamente o legislativo....
    Da lado otimista, é que deve aparecer novidades boas nos carros nacionais nos próximos anos....

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