A pista do enduro. Basicamente, a pista do Sprint (Autocross), com pequenas mudanças. Mas o legal aqui é a divisão de cores dos cones: verde, lado direito da pista, amarelo, lado esquerdo. Azul, zona de ultrapassagem. Facilita pra caramba a vida do piloto.
As condições eram ameaçadoras durante todo o domingo. Mas era um dia típico das Ardenas, bem tipo Spa Francorchamps: mudava a cada 10 minutos, literalmente. O Michael Royce até fez uma brinadeira, ao lembrar que este clima parecia com o seu estado natal: "Você não gosta do clima de Michigan? Então espere mais 5 minutos!"
O dia começou com os carros do pelotão do meio, misturados com os mais lentos. O pelotão do meio era rápido, e os lentos mal andavam na pista. Tráfego. Mas tinham várias zonas de ultrapassagem, então deu pra levar numa boa. A pista seca no começo do dia deu até pra emborrachar o asfalto, e teve gente até fritando pneu.
Exemplo de carros querendo ser rápidos, enquanto outros só queriam sobreviver ao enduro. Aqui, o carro da Tailândia acaba de ser ultrapassado pelo de Belfast.
Passeio pelos boxes: uma maneira (mais ou menos) simples de distribuir a carga do amortecedor no chassi de monocoque.
Esses caras de Eindhoven deram trabalho na inspeção técnica dos carros elétricos. Não, o carro deles era bom. É que não dava pra entender nada do inglês deles, mesmo!
Esses caras de Eindhoven deram trabalho na inspeção técnica dos carros elétricos. Não, o carro deles era bom. É que não dava pra entender nada do inglês deles, mesmo!
"Ei, cara, você tá vivo? Vamos largar em 3 minutos!"
Agora, uma sequência de "pobreminhas": A luz âmbar no santantônio diz: "Não chegue perto, esta torradeira está energizada com 300 volts." Significa que o carro elétrico está carregado e funcionando. Sim, eu sei. A luz é vermelha. Mas eles insistem nesse negócio de âmbar.
Agora, reparem que a luz está apagada. É, fim de prova para o pessoal de Zurich, estavam encostando o carro. Pena, porque eles eram muito rápidos, pegaram pista seca no seu turno, e na última volta deu problema. Acho que iam ganhar o enduro.
Nada de errado aqui? Não? Olha de novo. Viseira aberta. Não pode no FSAE. E eu reconheço que na chuva, se não passar antiembaçante, tampa tudo mesmo. O segredo pra andar assim é deixar uma PEQUENA fresta aberta, só pra deixar ar frio entrar. Mas se eu perceber na beirada da pista, mando fechar!
Olha o carro da Tailândia vendo a pista ao contrário. Foi uma das poucas rodadas do enduro. Mas não conseguiram ligar o carro de volta, DNF pra eles também.
No post das provas do sábado falei que a pista tinha uma parte crítica, onde os carros passavam por cima de um carpete de grama sintética, depois a zebra. E foi lá que 2 carros resolveram quebrar logo no começo do enduro, e ficaram os dois travados no circuito entre os cones. Foi o único momento em que os Marshalls ficaram em pânico, não tinha como atender as duas ocorrências ao mesmo tempo. Mas, mesmo assim, o enduro seguiu, algumas equipes perderam muito tempo, e ninguém reclamou.
E esse foi o primeiro lote. O último bloco dessa saga segue em breve!
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