quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Conceitos Japão 2011
Feriadão providencial para colocar o post dos conceitos em dia antes da próxima corrida.
Apesar de Button ter roubado a cena no Japão, temos que começar falando de Vettel, o mais jovem bicampeão, gênio, blá blá blá... Uma dupla quase perfeita essa Vettel-Red Bull. O que podemos falar de um cara que depois de 15 corridas tem como pior resultado um quarto lugar? Em 15 provas só não subiu no pódio uma vez. O pior resultado dele é melhor que o quinto lugar de Massa, a melhor posição do brasileiro. Um verdadeiro massacre que só deve aumentar até o final do ano.
Ano passado, em certo momento do campeonato, Vettel parecia desestabilizado pela velocidade de Webber, que ganhava força e parecia ser a chance da Red Bull em conquistar o título. Mas algo aconteceu... da parte final do campeonato em diante, Vettel começou uma ascensão que não parou em 2011 e promete continuar em 2012. A última vez que Vettel cruzou a linha de chegada abaixo do quarto lugar foi na Bélgica em 2010!! Depois teve a quebra de motor na Coreia, quando liderava. E só isso. Pra quem tinha pesadelos com o domínio do trio Schumacher-Brawn-Todt agora tem calafrios com o trio Vettel-Newey-Horner.
O título antecipado de Vettel também mostrou que apesar dos esforços em transformar a F-1 numa gincana, o melhor piloto com o melhor carro foram os campeões. Asa móvel, pneus diferentes, safety car por qualquer bobagem, tudo isso serviu pra criar uma bagunça no pelotão intermediário. Vettel se manteve fora dessa confusão. O grande mérito e segredo do sucesso dele. Agora é esperar e ver o que mais esse alemãozinho vai conseguir. São apenas 24 anos... meu Deus...
Agora sim, Button. Que fase do inglês! Desde a classificação já dava pinta que poderia rivalizar com Vettel. Vi alguns sites dizerem que Vettel não correu pra vencer, mas pensando no campeonato. Acho que isso tem sua verdade, mas passou a valer apenas nas últimas 10 voltas, quando Vettel caiu para terceiro e sabia que Alonso e Button não tinham nada a perder, ao contrário dele. Mas até esse momento, andou forte (muito mais que Webber por exemplo...). Na própria largada assumiu um risco grande ao fechar Button. Tudo isso pra deixar claro que a vitória de Button foi mérito dele, andou tudo que o carro oferecia. Não foi uma corrida em que venceu por condições adversas. Venceu porque andou forte o tempo todo. E isso está tirando o sono de Hamilton, porque ele era o cara a andar forte, Button era o cara das estratégias. Agora Button está sendo o cara das estratégias e que anda forte!
Alonso faz o que Schumacher fazia na mesma Ferrari no final dos anos 90. O carro não é suficiente para ser campeão mas ele está sempre na briga. E a maior prova de que ele anda mais que o carro é a triste comparação com o companheiro de equipe. Que temporada melancólica do Felipe Massa. Pra ele sobrou apenas bater boca com Hamilton. São dois pilotos que terminam a temporada muito em baixa.
Para acabar, não podemos esquecer da nossa querida Lotus!! A Lotus verde!! A Lotus de Trulli, Kovalainen e CT. Pela primeira vez na história da equipe os dois carros completaram o percurso completo de uma corrida! Terminaram na mesma volta do líder! Pode parecer pouco e até irônico o comentário, mas não é. Pelo contrário, isso mostra a evolução constante da equipe. Ano passado em Suzuka Kovalainen tinha chegado 1 volta atrás e Trulli 2 voltas atrás. Ah... mas esse ano teve o safety car... teve sim e com certeza ajudou. Mas o safety car já entrou várias vezes na pista desde que a Lotus existe e mesmo assim isso não havia sido alcançado. Então valeu CT, parabéns pelo esforço de vocês!! A Lotus é o Brasil na F-1!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Valeu Rafa, esta ficando cada vez mais divertido assistir as corridas com a Lotus comecando a incomodar as outras equipes. Alem de nao ter tomado nenhuma volta, ainda demos 3 voltas na HRT!
ResponderExcluirParece discurso de perdedor, mas o progresso nas ultimas corridas confirma a evolucao da equipe. Sabemos de varias areas em que estamos atras da Force India, Toro Rosso e Williams e estamos correndo atras do prejuizo. Vamos que vamos, continuem torcendo pela querida Lotus!
Abracos