ATUALIZADO: Esperar o GP do Japão, com sono, e escrever post não dá certo. Eu escrevi sobre a corrida da Coreia pensnado na Índia. Ninguém conhece a pista da Índia. Então, vai agora com o texto corrigido:
Eu ia escrever isso antes da corrida da Índia, mas como aconteceu antes, vou comentar agora, mesmo parecendo coisa de engenheiro de obra pronta.
É que essa coisa irritante do espetáculo acima do esporte, complicando as regras, é realmente um tiro no pé. E gera problemas com esse da montagem do grid de Suzuka.
Eu estava imaginando uma situação hipotética na Índia: ninguém conhece o asfalto, o desgaste, etc. Chove na sexta, no sábado pista úmida pela manhã. Previsão de sol pro domingo. Você classifica seu carro pro Q3. Com os dados coletados no treino livre da manhã, e do Q1 e Q2, não dá pra montar uma estratégia pra corrida.
Então o que pode ser mais seguro? Ficar no box. Larga em décimo, mas tem mais chance de escolher o pneu certo pra corrida. E aí uma situação dessas podia ocorrer com 3 ou 4 carros. O Q3 ficaria esvaziado, chato, e previsível.
Pois é, isso aconteceu agora, em Suzuka, por diferentes motivos. Por sorte, tivemos um pouco de emoção na briga pela pole position, porque lá trás foi uma catástrofe.
Aí a FIA vai mexer na regra, de novo. Provavelmente, uma punição para quem não colocar carro no Q3. Ou senão, a regra vai falar que o piloto deve declarar o pneu que vai usar no Q3. Não era mais fácil desvincular os pneus usados na classificação e na corrida?
Pra quê simplificar se pode complicar? Depois neguinho vem fazer pesquisa na internet pra saber porque a audiência vem caindo...
Agora, as curtinhas da classificação, que fazia tempo que eu não assistia:
- Button está guiando o fino, mesmo. Ficar a 9 milésimos do Vettel é porque ele tá fazendo milagres com o carro da McLaren. Pra mim, o melhor piloto do final da temporada. Vou torcer pra ele, depois das Lotus, claro!
- É pela segurança, eu sei, mas que pena que asfaltaram a área de escape na Spoon. As escapadas de Alonso e Hamilton lá iriam mudar a história da corrida, e ia ser bem mais interessante.
- Parece que as McLaren chegaram nesta pista. Vai ser corrida boa!
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Não gosto de ficar falando que no passado era melhor... mas no caso da classificação era. Tudo bem que haviam treinos em que 10 minutos depois do início chovia e a TV ficava com 50 minutos de mico na mão. Mas do ponto de vista desportivo, era o mais justo. Treino oficial com 1 hora de duração, com o pneu que quiser, com o combustível que quiser. E pronto... mas isso é papo de saudosista, não tem mais espaço pra isso.
ResponderExcluirUffff, por um instante achei que voce tinha esquecido de torcer pra Lotus...
ResponderExcluirPegando um gancho no comentario do Rafa, e sem querer entrar em polemica e defender um lado ou outro, outro dia ouvi a historia do pessoal da Renault sobre anos 80 e 90 quando os carros tinham um motor para cada secao de treinos e mais um para a corrida. O da qualificacao era totalmente aliviado, feito para durar meia duzia de voltas apenas, apos a qualificacao voltava para a fabrica, era totalmente desmontado, retrabalhado e algumas pecas trocadas.
Perguntei sobre os custos e surpreendentemente a resposta foi que os custos nao eram muito maiores do que hoje. Sim o custo de producao e logistica era enorme, mas os fabricantes de motor tinham muito menos engenheiros. Hoje em dia todo aquele custo eh focado em engenharia, simulacao e testes.
Eu acho que o sistema de classificação atual é melhor, pelo menos tem carro andando a cada 15 minutos, o sistema vai limpando os piores e pode provocar algumas surpresas, dentro da regra.
ResponderExcluirO que eu não concordo é com essa história de amarrar os pneus da classificação com os da corrida. Sou do tempo (olha o saudosista) que o pole position era o mais rápido numa volta. E ponto.
Mas, são outros tempos...