O automobilismo brasileiro morreu. Autódromos vazios, transmissões precárias do esporte na TV, divulgação péssima. Equipes minguando, mecânicos recebendo pouco, pilotos pagando pra correr.
Mas não é bem assim. O Cacá Bueno, por exemplo. Multicampeão da Stock Car, ele está no topo da montanha. Para valorizar a Copa Linea, ele foi convidado a pitotar na categoria. E junto, recebeu uma pequena ajuda de custo. Pequena. R$ 1.000.000,00 por temporada. Um milhão.
Justo. O cara é bom. O cara vale isso, e muito mais.
Neymar é uma estrela em ascensão. O cara é bom, também. Apesar do fiasco na Copa América, o cara decide partidas, joga um futebol maravilhoso, e chama a mídia. Ele está no topo do esporte. No topo no país do futebol. O salário dele no Santos? Estimado em R$ 500 mil mensais.
Agora, uma continha básica:
Neymar disputa, por ano, umas 70 partidas, entre Paulista, Libertadores, Copa do Brasil, e seleção. Vá lá, pra ajudar na minha conta, 65 partidas de 90 minutos.
500 mil x 12 = 6 milhões. 65 partidas dá 5.850 minutos de ação. Com isso, temos 6.000.000/5.850 => Neymar ganha mais ou menos 1.025,64 Reais por minuto de ação
As provas da Copa Linea tem 25 minutos + 1 volta, 12 etapas por ano. Vá lá, 27 minutos por prova. Vezes doze, 324 minutos de ação.
Um milhão por 324 => Cacá ganha 3.086,42 Reais por minuto de ação. O triplo de Neymar.
Ah, mas peraí, piloto tem que treinar a parte física, tem classificação, compromissos com patrocinadores... Jogador de futebol também, tem atividade 6 dias por semana. Mas o Neymar ganha muito mais em contratos de publicidade. Mas o Cacá também recebe para andar na Stock (e não é pouco), mais a Argentina, e os bicos nas transmissões no rádio e na TV.
A conclusão? Pra quem está no topo, não tem crise no automobilismo brasileiro. O problema é que no topo estão poucos, muito poucos. E o resto, fica patinando no morro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sem dúvida Gonzo, voce tem razao, 1mi, 2mi, 3mi, pra gente é tudo igual, nunca camos fazer esse tipo de dinheiro no ano, menos ainda no mês!
ResponderExcluirA CHAVE te tudo isso você ja deu, está no quarto poder, na midia... Eles decidem o que a gente assiste, o que a gente veste, o que a gente toma e onde toma!
E pra não fujir do assunto, o SPEED agora transmite jogos de futebol! pois vejam só, o esporte resposável por 1% de milhonarios e 99% de jogadores ganhando um salário minimo agora invade um canal (pago) de automobilismo!
E quanto ganha os mecânicos e engenheiros das equipes que o Cacá corre?
ResponderExcluirPouco, muito pouco. Os mecas ganham acima da média, numa equipe de ponta. Mas a maioria nem carteira assinada tem. Os engenheiros tem empregos fixos e fazem bicos nas corridas, ganhando pouco. Os engenheiros que vivem só disso estão ganhando abaixo da média do mercado, considerando engenheiros automotivos.
ResponderExcluirO que eu esqueci de dizer é que não tem crise no automobilismo dentro dos Hospitality Centers, mas dentro dos boxes... esse tá mal.
Mais o Cacá não deve ganhar 1 milhão de salário no Linea??? a Equipe toda deve ganhar isso...ele fica com uma parte.....Na Stock sim ele deve ganhar isso ou um pouco mais....mais no Linea eu acho que não....
ResponderExcluirEle merece mesmo.....o melhor piloto que ja vi....o cara tem que tirar o chapéu pra ele....
Vamos Caca rumo ao Tetra este ano....
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir