domingo, 28 de agosto de 2011

Conceitos Spa 2011


Pra começar, vamos justificar os conceitos: Vettel leva o capacete de ouro porque é eficiente e eficaz. Piloto chato, anda rápido e foge de confusão. Button ganha o worm of the match pela grande corrida de recuperação. Tudo bem, teve o safety car, mas hoje além de correr com a cabeça foi implacável nas ultrapassagens, não perdeu tempo com isso. Webber ganha o Adrian por falta de opção, por ter sido o menos escadaloso dos primeiros colocados. Mas a verdade é que a asa móvel acabou com essa premiação. Desde já adianto que o prêmio de Adrian Fernandez está suspenso em Monza. E por fim, novamente Massa leva o troféu de pior do dia. Hoje nem o Galvão aguentou a fragilidade do Massa, tanto para atacar quanto para se defender. Massa tornou-se o pior dos 6 principais pilotos no quesito ultrapassagem. Dá gosto ver Alonso, Vettel, Hamilton, Button e até Webber ultrapassando os outros de forma determinada e arrojada. Massa perdeu isso, basta ver um Rosberg na sua frente que nem Kers nem asinha móvel ajudam. Tem que ter muita moral pra não ser despedido em 2012.

Explicações feitas, vamos comentar apenas as coisas importantes que o Galvão, Reginaldo e Burti não falaram. Então não vamos perder tempo com a ineficiência do Massa nas ultrapassagens, o erro de Bruno Senna, o nocaute sofrido pelo Hamilton, a corrida lamentável de Barrichello e o absurdo que é alguém considerar a troca de Spa por Paul Ricard.

Duas coisas merecem destaque. A primeira, Vettel já é campeão do mundo. Com certeza ninguém da Globo comentou porque as pessoas vão perder o interesse, bla bla bla. Mas a realidade é que a fatura está resolvida em favor do alemão. Restam 7 corridas, 175 pontos em jogo. Vettel lidera com 92 de vantagem sobre Webber. Já era.

Segundo destaque - sabe quanto um carro ganhava em média no primeiro setor com a abertura da asa? Cerca de 0,6 décimos. Era engraçado no Live Timing porque de repente o décimo segundo fazia a melhor primeira parcial porque ultrapassou alguém e ganhou meio segundo em relação ao resto.

Dai eu pergunto, o que vai acontecer em Monza, onde teremos dois pontos de abertura da asa? Vai virar uma gincana. É só a Pirelli colocar dois tipos de pneus bem diferentes e teremos uma corrida dantesca. Vai ser emocionante mas difícil de acompanhar ou mesmo avaliar as estratégias. É por isso que já decidi, não haverá premiação de Adrian Fernandez na Itália.

3 comentários:

  1. É, a verdade é que o Massa, que sempre fi um piloto arrojado, pra não deizer inconsequente mesmo, virou uma chicane ambulante. Acho que ele num si intendeu com a porra da asa movel.
    Alias eu tambem não tô nem um pouco feliz com esta merda. As corridas viram uma zona e todo mundo, menos o Massa, passa todo mundo...
    Agora o Button anda detonando, é muito bom ver ele levar esses podios na manha, piloto inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Vou desacatar o Rafa e comentar algo que foi comentado na transmissão da Globo! O Galvão não tem jeito!!! Qoando o Burti falou da temperatura dos pneus e se referiu a graus Celcius, a ANTA tem que ir lá e "corrigir" o cara dizendo que no Brasil é centígrado, nos EUA Farenheit e na Europa Celcius?! PUTA QUE PARIU GALVÃO, ser ignorante, lá vai, mas ter orgulho da própria ignorancia, isso já é demais!
    Pra completar ele emenda a historia do Tom Cruise na Red Bull e diz que o astro foi apenas 14km mais lento que Cultard! Quer dizer que Celcius não é Centigrado e km é medida de velocidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Putz, Léo, eu também me contorci quando o Gavião falou aquela asneira. Desliguei a TV sem remorso pra ir passear com os sobrinhos depois daquela.

    Imagina se falarem pro Galvão que existem graus Kelvin? Ia dizer que Kelvin se usa na Birmânia?

    ResponderExcluir