Seguindo o assunto levantado pelo Leo, a pista de Montreal é famosa por ter os muros próximos da pista e ser imperdoável com os pilotos. Curiosamente, há finais de semana bem tranquilos e com poucos acidentes e outros em que os acidentes se acumulam, como visto ontem.
Isso já acontecia antes dos pneus Pirelli e não sei o que causa, se é vento trazendo sujeira, ou se o problema é que quando o primeiro piloto bate a pista fica mais suja e começa uma reação em cadeia. Como o Leo falou, acredito que é bem provável que os pneus e os marbles terão um papel bem importante nesse final de semana e imagino que a parte final da corrida, com a pista bem suja, será imprevisível.
Porém essa pista traz ainda uma nova variável esse ano: o desempenho dos difusores em um pacote aerodinâmico de menor downforce. A configuração com escapamentos próximos aos pneus traseiros faz os difusores trabalharem muito próximos do limite, muito próximos de separar ou estolar. E a asa traseira tem um papel fundamental em "ajudar" o difusor. Esta é a primeira corrida em que asa traseira gera uma quantidade significativamente menor de downforce para permitir maiores velocidades em reta e, portanto, é a primeira vez do ano que o difusor recebe uma "ajuda" muito menor da asa traseira.
A consequência é que existe uma maior possibilidade de estol em determinadas situações durante a volta, e o estol resulta em uma súbita perda de aderência na traseira e alteração do balanço aerodinâmico.
Não estou aqui dizendo que esta foi a causa dos acidentes de ontem, porém posso afirmar que isto é sim uma nova e importante variável. Como sempre, pode-se esperar que o entendimento desta variável vai variar de equipe para equipe de acordo com a quantidade de recursos.
Isso já acontecia antes dos pneus Pirelli e não sei o que causa, se é vento trazendo sujeira, ou se o problema é que quando o primeiro piloto bate a pista fica mais suja e começa uma reação em cadeia. Como o Leo falou, acredito que é bem provável que os pneus e os marbles terão um papel bem importante nesse final de semana e imagino que a parte final da corrida, com a pista bem suja, será imprevisível.
Porém essa pista traz ainda uma nova variável esse ano: o desempenho dos difusores em um pacote aerodinâmico de menor downforce. A configuração com escapamentos próximos aos pneus traseiros faz os difusores trabalharem muito próximos do limite, muito próximos de separar ou estolar. E a asa traseira tem um papel fundamental em "ajudar" o difusor. Esta é a primeira corrida em que asa traseira gera uma quantidade significativamente menor de downforce para permitir maiores velocidades em reta e, portanto, é a primeira vez do ano que o difusor recebe uma "ajuda" muito menor da asa traseira.
A consequência é que existe uma maior possibilidade de estol em determinadas situações durante a volta, e o estol resulta em uma súbita perda de aderência na traseira e alteração do balanço aerodinâmico.
Não estou aqui dizendo que esta foi a causa dos acidentes de ontem, porém posso afirmar que isto é sim uma nova e importante variável. Como sempre, pode-se esperar que o entendimento desta variável vai variar de equipe para equipe de acordo com a quantidade de recursos.
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