segunda-feira, 6 de junho de 2011

Médio downforce no Canadá

O GP do Canadá no próximo final de semana será o primeiro da temporada que requer um nível de downforce significativamente menor do que nas outras corridas. O meu post sobre arrasto e balanço aerodinâmico (LINK) fala sobre targets de arrasto para cada pista e como isso influencia a quantidade de downforce. Até aqui, para todas as pistas os targets eram próximos e a mesma asa traseira (com seus ajustes) foi suficiente.

No Canadá a quantidade de downforce pode ser bastante reduzida em troca de menos arrasto para velocidade final e todas as equipes levarão um pacote de asas dianteira e traseira diferentes, que geram menos downforce e por consequência menos arrasto. Conforme expliquei no post, a asa traseira é a que determina o nível de arrasto, porém a asa dianteira tem que ser modificada também para ajustar o balanço aerodinâmico.

As únicas corridas em que esta configuração é usada são Montreal e Spa, uma configuração de ainda menos arrasto será utilizada em Monza. Após os primeiros treinos livres na sexta eu colocarei aqui algumas fotos dos carros comparando as configurações com as corridas anteriores.

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