Foto básica, estilo Xupa Rafa, na entrada principal do autódromo. Não consegui invadir porque ia ter um evento FIA naquele final de semana. Então fui pro museu, muito legal, que é do lado.
Aqui tem um V12 Ferrari. É um museu bem interativo, você pode tocar em várias peças, e pode mexer em aparelhos. Aí dá pra entender como funciona uma embreagem, o mecanismo 4 barras da direção que faz as rodas virarem, e entender o bump steer.
Isso aqui, sei lá, é o monumento ao piloto desconhecido, mas eu pretendo usar essa foto um dia pra finalmente ensinar aos alunos de baja e fórmula onde fica a região ilíaca para colocarem o cinto direito!
Depois disso, tem uma sessão com a história das 24 horas de Le Mans, da pista, das corridas de endurance, tem maquetes simulando as largadas das edições histórias, e uma enorme maquete da pista atual:
E depois disso, uma galeria com os carros vencedores de algumas edições, e algumas motos:
Depois disso, tem uma sessão com a história das 24 horas de Le Mans, da pista, das corridas de endurance, tem maquetes simulando as largadas das edições histórias, e uma enorme maquete da pista atual:
E depois disso, uma galeria com os carros vencedores de algumas edições, e algumas motos:
Esse Mazda foi uma zebra por ter vencido em 1991 na mão de Bertrand Gachot, Wolker Weidler, e Johnny Herbert. No outro carro da equipe estava o Maurizio Sala, de quem falei no outro post. Este foi o único carro que ganhou Le Mans com um motor Wankel.
Este é o Porsche 917 , igual ao de Gijs van Lennep e Helmut Marko (ele mesmo!) que venceu a prova em 1971. Eles percorreram em 24 h somente 5335 km, recorde até 2010.
Seguindo na lista, este é o Peugeot 905. Vencedor em 92 com Derek Warwick, Yannick Dalmas e Mark Blundell. Acho que foi um dos primeiros construídos com aspirações comerciais. Olhem como a frente se assemelha ao padrão Peugeot de carros da época.
Esse aqui acho que muita gente conhece. É com um desses que o Raul Boesel foi campeão mundial de Sport Protótipos, em 1987. Mas este Jaguar XJR ganhou em Le Mans no ano seguinte, nas mãos de Jan Lammers, Johnny Dumfries, e Andy Wallace.
Este não venceu, mas aparece aqui porque o engenheiro de pista dele era o Ricardo Divila. É o Pescarolo 01, que fez um sétimo lugar na edição de 2008, com Christophe Tinseau, Benoit Tréluyer, e Harlod Primat.
E pra acabar, o Audi R8 que venceu em 2001 com Frank Biela, Emanuelle Pirro, e o mito Tom Kristensen. É o carro com mais vitórias em Le Mans, 5 no total, entre 3 da equipe oficial, e mais duas vitórias, depois que os carros foram vendidos para equipes privadas.
Mas repararam nos nomes dos pilotos vencedores, aqueles que eram braços duros na F1? Às vezes, o negócio é achar o seu nicho, e ser feliz nele!
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