domingo, 17 de abril de 2011

Conceitos China 2011

Dessa vez não perdi a hora e valeu cada minuto de sono perdido. Corrida com inúmeras ultrapassagens e atuação de gala de Lewis Hamilton. Mark Webber saiu de décimo oitavo para chegar no pódium e foi considerado o grande astro da prova. Não concordo muito, o astro foi Hamilton, Webber esteve num dia muito bom mas chegou lá pelo carro que tem e pela estratégia de pneus diferente dos demais.

Foram 3 provas até agora e acho que tirei algumas conclusões. A maioria delas talvez sejam óbvias, mas importantes. Em primeiro lugar, o DRS tem lá sua injustiça, mas ninguém mais pode reclamar que ficou preso atrás de um cara mais lento. O que tem seu lado bastante positivo - quem for mais rápido, vai chegar na frente. Circuitos chatos no passado como Valência, Barcelona e Hungaroring devem ter ultrapassagens afinal. O lado ruim é que dificilmente alguém vai segurar uma posição no braço, só em Monaco.

Os pneus são a chave do sucesso... ou do fracasso. Quanto maior o desgaste, maior a gincana. Definir o momento do pit stop e escolher o composto certo tornou-se decisivo. E por isso acho que a corrida de Webber não foi tão excepcional. Ele largou lá atrás de pneus duros, trocou para macios logo no início e veio ganhando espaço com um carro rápido e pneus bons. No final da prova, quando todos fizeram o último stint de pneu duro, ele veio de macio comendo por fora. Carro bom, pneus bons, DRS facilitando as ultrapassagens... pronto, chegou no pódio.

Outra conclusão é que será preciso pensar 10 vezes antes de adotar uma estratégia diferente. A impressão de hoje é que arriscar uma parada a menos é roubada. Até ano passado um piloto tinha condições de andar 10 voltas na frente de um piloto mais rápido, tinha como lutar pela posição. Isso acabou. A diferença de pneus, KERS e DRS acabaram com isso. Espero que a Ferrari entenda isso. Podem esperar que nas próximas corridas vamos ver as equipes dando um jeito de colocar os pilotos com pneus macios no último stint.

Hamilton foi soberbo hoje. A ultrapassagem sobre Vettel até que foi tranquila, animal foi quando passou por Button. Nota 10 para o inglês. Button quase leva o freio de mão porque errar o box foi ridículo. Na RBR acendeu a luz amarela. Ainda tem o carro mais rápido, mas apenas nas CNTP. Em corrida, no meio do bolo, até a Ferrari pode fazer frente.

Massa andou muito bem, errou junto com a equipe ao aceitar a estratégia de dois pits. E não é a primeira vez, na Australia também chegou se arrastando com os pneus detonados. Mas pelo menos foi o Massa de 2008. Apesar de vários candidatos, Alonso leva o freio de mão porque andou muito abaixo do que esperamos dele, corrida bem meia boca. Rosberg deu o pulo do gato no começo da prova, andou na frente por várias voltas. E Schumacher vai fazendo o nome do conterrâneo.

Pra acabar, amanhã Gascoyne vai chegar com um sorriso de orelha a orelha no escritório. Kova chegou na frente de Perez e Maldonado!! Se não me engano, é a primeira vez que a Lotus chega na frente de carros do pelotão intermediário. Parabéns CT, com certeza esse resultado vai dar ainda mais motivação para todos.

Ah... depois da prova continuei lembrando do CT. Passei da Globo para o SporTV para ver a entrevista dos pilotos. Não passaram. Preferiram continuar com a Maratona de Londres! Já se vai um ano hein CT!!

3 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a declarar, a melhor volta de Jarno Trulli, 1min42s052, foi mais rápida do que a melhor de Fernando Alonso, 1min42s070. Parabéns CT!! Vai Lotus!!! Vamos rumo a evolução!

    ResponderExcluir
  2. VAI CT!!!!!!!!

    Terceira corrida do campeonato e a terceira corrida que eu não vejo inteira. Na verdade essa eu não vi nada!!! Só ouvi os melhores momentos no radio no domingo a tarde...
    A pousada em que eu me encontrava não tinha antena de TV nos chalés, só DVD.
    Mas tudo bem, digamos que eu troquei a corrida por um fim de semana tranquilo em uma montanha que tem seu proprio cervejeiro alemão...

    ResponderExcluir
  3. A corrida foi boa mesmo e muito boa para o Team Lotus. Eu estava voltando de viagem e so assisti o reprise a tarde meio zumbi no sofa. Para a Turquia teremos um novo update aerodinamico, mas acredito que todo mundo vai ter updates la e entao ninguem vai ver nada... Mas para Barcelona o negocio vai ser grande, o difusor novo esta pronto e eh bruto!

    Puts e a Maratona, deu uma baita saudades e ao mesmo tempo nem um pouco de inveja de quem correu. Em termos de datas ainda nao faz um ano, mas comecei na Lotus um dia depois da maratona entao simbolicamente eh hoje! Lembro que nao conseguia subir a escada, hahahaha...

    ResponderExcluir