quarta-feira, 3 de março de 2010

Vantagem para o Alonso?

Demorou mas resolvi escrever para o blog. Na verdade estava em dúvida sobre o que escrever (qualquer hora mando um de WRC).

Muito está se falando das mudanças dos carros esse ano por conta dos tanques maiores. Basicamente para acomodar um tanque que é quase o dobro dos tanques usados até o ano passado a principal mudança foi aumentar o wheelbase dos carros (essa todo mundo viu e o Margot sacou bem que só a Renault manteve o que já tinha), mas junto com isso vem um aumento de peso no eixo traseiro (inevitável) e aumento de peso mínimo (regulamento). Além disso (e que para mim vai ser a cereja do bolo), os carros agora tem pneus dianteiros mais estreitos (passaram de 270mm para 245mm).

Tudo isso se reflete em uma mudança grande de balanço dinâmico dos carros, além de muita variação de peso durante a corrida (usando o peso mínimo de 620kg, teríamos uma variação da ordem de 20 a 25% do peso do carro do começo ao fim da corrida, o que é uma paulada).

Menos grip na dianteira, mais peso no eixo traseiro, maior wheelbase e temos a receita para mais understeer na F1. Ano passado a volta dos pneus slick trouxe muito grip para a dianteira, e a idéia por trás dos pneus mais estreitos é rebalancear o grip mecânico. Em um carro com tanta potência e pressão aerodinâmica, mais understeer pode ser muito bem vindo, especialmente para quem uma técnica que demanda mais apoio dos pneus dianteiros.

Aí entra uma análise muito boa que li dizendo que esse balanço se encaixaria especialmente nos estilos de pilotagem de Button, Kubica e Alonso.

Dos três o Kubica seria o que mais teria vantagens a tirar disso tudo, já que a técnica dele envolve mais velocidade na entrada da curva e ganho direcional no apex da curva ao espremer mais ângulo de slip no pneu dianteiro. Esse estilo depende de um carro com balanço mais understeer para que ele possa se apoiar totalmente na roda dianteira externa. O polonês parece que sabe brincar bem com as características de slip angle do pneu e isso ele sabia fazer como ninguém com os pneus Michelin, mas infelizmente para ele parece que o R30 não vai ajudar muito. Isso explicaria um pouco o tanto que ele sofreu ano passado. Uma pena, eu queria ver o cara andando na frente de novo.

O Button se tiver cabeça pode usar isso como vantagem sobre o Hamilton (que trata o carro de forma bem diferente e demanda mais grip da dianteira), aliás a única vantagem que ele tem na minha opinião, e nem sei se é o suficiente para evitar que ele tome bucha do Lewis.

Com isso, o Alonso (que tem técnica parecida com a do Kubica) passa a ser o que mais deve se aproveitar do conjunto dessas mudanças, especialmente se a Ferrari for tão equilibrada como ele mesmo diz. Situação parecida com a de 2005 e 2006, mas com mais competição pela frente. Será que o Alonso vai começar a fase Ferrari com o pé direito?

Só para fechar, a mudança de regra que eu mais gostei é também a mais banal de todas: aboliram as calotas (puta coisa feia que era)!

6 comentários:

  1. Eu li que o Barricas tambem gosta de carro mais understeer e o Schumacher mais oversteer, a Ferrari 2003 foi a mais understeer do periodo em que ele esteve la e foi o ano em que mais botou pressao no Michael.
    Tenho a impressao que a Renault tem uma area frontal maior este ano em relacao as outras equipes e isso pode ser um ponto negativo para aerodinamica.
    Na ultima decada a aerodinamica foi sempre fator determinante no projeto do carro, se o carro tivesse um bom tanto de downforce ele nem precisava de suspensao. Mas parece que nesse ano a aerodinamica nao vai continuar taao dominante, o equilibrio dinamico vai ter um papel bem importante. Entao tavez a Renault se de bem mesmo...

    Ah, e parabens ao Munk que escreveu alguma coisa nesse blog!

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  2. Uma explicação que li para o carro da Renault é que eles teriam buscado uma solução diferente de package para os radiadores de óleo, deslocando mais para trás e para fora, talvez daí a maior área frontal.
    Realmente o balanço dinâmico e o grip mecânico serão mais importantes esse ano. Eu fico feliz com isso, já faz muito tempo que os carros são dependentes demais de pressão aerodinâmica e isso não ajuda o aspecto esportivo.

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  3. Caraca, Munck, era esse o post que estava ensaiando em escrever, e por total vergonha por não ter lido o regulamento não sabia como opinar. Ainda bem que você fez.

    E tem mais uma coisa a acrescentar, e aí eu coloco os meus favoritos somente para este quesito: desgaste de pneus. Com tantos quilos a mais no carro, uma fritada de pneu na volta 2 pode ser crucial e detonar o ritmo de corrida na primeira perna. Ser gentil nas freadas vai ser fundamental.

    Infelizmente, tem esse absurdo de manter os pneus da classificação, pra ferrar o esporte e melhorar o show, então a coisa fica ainda mais difícil pros melhores.

    Mas os meus favoritos pra conservar pneu são, na ordem: Vettel, Schumacher e Barrica. Alonso, Hamilton, num segundo plano, seguido do resto. A minha lógica é a mesma para uma condição que também exige sensibilidade na pilotagem: chuva.

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  4. Boa Munck!! Post muito bom, bastante técnico, explicando coisas que só o Galvão Bueno enxerga! Espero que daqui pra frente você torne-se um frequentador assíduo do blog.

    A variação de peso durante a prova x desgaste de pneus vai realmente mudar muito o comportamento dos carros. Até pelo que o Gonzo falou, acho que o início das provas será menos agressivo. Antes valia a pena detonar o pneu na primeira curva pra ganhar uma posição pois ninguém mais passava. Agora isso deve mudar. O começo de prova deverá ser mais conservativo pra salvar equipamento pro final.

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  5. Outra coisa. Sempre fui da opinião que o verdadeiro vilão da falta de ultrapassagens é a eficiência dos freios. Com a redução dos pneus dianteiros e aumento do peso no eixo traseiro, isso poderá permitir mais brigas na tomada da curva.

    Do lado negativo para as ultrapassagens está o aumento dos carros por conta do novo tanque. Do jeito que vai os F-1 vão ter que curvar como um ônibus na corrida de Monaco.

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  6. Boa Muncka!! Muito bom post! E concordo com o Rafa, o grande vilão é a eficiência dos freios! Ah, e o Schummy disse este fim semana que está com dificuldades pra se adaptar ao comportamento understeer do carro...
    Abraço a todos!

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