A parte vazia do copo
Luciano do Valle : Gente, não é possível a péssima qualidade da transmissão da Band. Geração ruim, edição pior. Mas a narração... o Luciano foi abaixo do insatisfatório, mais desinformando e confundindo do que puxando o saco dos promotores (e olha que ele fez isso MUITO). O coitado do Giaffone também estava perdido tentando entender um ambiente que não era dele, e tampar as bobagens do Luciano. Téo Jose e Celso Miranda, pessoas competentes que ficaram em segundo plano. E pensar que a Band tinha o excelente Odney Edson na mesma transmissão, mas via rádio...
Podium: Vou citar o Gomes aqui algumas vezes, e aquela piada de mau gosto com o leite bom gosto é idéia estúpida de algum gênio daReUnion Sports & Marketing...
- Largada: Eu não estava lá, mas pela TV deu a impressão que a poeira atrapalhou um pouco a visibilidade. O Rafa falou bem, tinha um verdadeiro spray no meio da reta. As condições eram tão ruins como uma largada na chuva. Por isso todos eles que são pilotos experientes deveriam andar devagar na primeira curva. "Não se ganha a corrida na primeira curva, mas se perde nela." Básico.
Foto: Ivan Pacheco (Terra)
Mas além da falta de visão, havia o problema da falta de borracha na entrada da primeira curva, que era apertada, enfim, receita para a lambança. Não lembro muito da carreira do Mario Moraes, exceto pelo acidente com o mesmo Marco Andretti em Indy 2009. Acidente de corrida, mas achei patético o piti que ele deu no oval.
Mas suponho que para chegar lá, ele deve ter alguma experiência de corrida, e sabia que largando em último, em condições assim, você vem lá atrás freando no meio da reta, escolhendo o caminho para passaar no meio dos destroços. Ele colou em todo mundo, freou em cima, errou, e foi parar sobre o Marco Andretti. Agora a minha mais dura crítica:
- Fiasco no resgate do Andretti: foram uns intermináveis 6 minutos para que o carro que estava sobre a cabeça do piloto fosse removido. Felizmente, acabou com o santantônio segurando o peso do carro do Moraes, mas poderia ter sido pior. Demorou porque não havia guindastes para içar o carro em uma pista de rua!! E os únicos caminhões Munck que poderiam fazer o serviço estavam estacionados nos boxes!
Foto: Associated Press
Agora a moda é culpar o Tony Cottman, que tudo o gringo viu e deixou passar. Mas a culpa pelos erros é de todos, citando Gomes novamente. Haviam pilotos na organização, Eduardo Homem de Mello, por exemplo, correu GT3 e endurance ano passado. E Charlie Whiting não veio duas vezes? E a comissão de circuitos da CBA? E o responsável médico pela prova?
- Asfalto, reflexo de São Paulo: Ondulado? Sim, muito! Mas o recapeamento já estava planejado, nas obras de expansão da marginal, e foi cumprido. Fizeram apenas o normal, um asfalto de péssima qualidade, onde as ondulações podiam ser percebidas em carros de passeio a 60 km/h. A 340 km/h, com carros que tem um pouco mais de 30 mm de curso de suspensão, se torna temerário.
Foto: Joel Silva - Folha Imagem
Mas esse é o asfalto de baixa qualidade que a cidade conhece. É um asfalto que se não for recapeado vai quebrar em meses, um asfalto que tem uma vida útil com metade do que deveria ser. É ruim, e é nosso. O asfalto de Interlagos poderia ser aplicado, mas os caminhões vão estragar tudo em meses... A solução? Recapear todos os anos.
- Fazer dinheiro com o dinheiro dos outros: Voltei pra São Paulo na noite de domingo ouvindo o "Canal Livre"da Band, com o prefeito. Programa sobre a corrida, 100% chapa branca, com todos louvando a cidade, e arrotando o sucesso do evento.
Até o momento que o prefeito apresentou as contas estimadas do evento: "gastamos R$ 16 milhões, mas tivemos 30 mil pessoas, que ocuparam 70% dos leitos da cidade, deixando cerca de R$ 120 milhões para a cidade."
Opa, pera lá.
O blog é sobre autobilismo, mas o esporte não é essa maravilha, senão todo mundo ia querer fazer corrida. 30 mil apareceram lá, ok. eu conheço umas 10. E NENHUMA delas dormiu em hotel, jantou em restaurantes, usou táxi, nada. O Município recebeu de volta somente uma pequena parte desse dinheiro, os 5% de ISS, mais um ou outro imposto. Supondo que foram 10% do valor, o Município gastou 16 e ganhou 12. Negocião, hein?
Tudo bem, entrou rios de dinheiro na cidade. Mas novamente o Gomes: o que não pode ter é essa coisa de gasto público e lucro privado. O dinheiro circula pela cidade? Sim, mas na mão de poucos. Eu prefiro que o dinheiro do meu IPTU vá para um asfalto (não precisa ser decente) na minha rua, do que na mão de alguma empresa de marketing da vila Olímpia...
Pronto, destilei o meu veneno, dei o meu piti. O próximo post vai ser o bonzinho. Mas amanhã, porque hoje já tô com sono. E pra relaxar, o Vírus do Luciano do Valle contaminou a Terra:
Ué, mas o carro da ABC não era do Vitor Meira? Não é o que está escrito na proteção do cockpit?
(retirado do site Terra)
Olha, gente, estou brigando com a diagramação deste post há horas, e nada. Postei assim mesmo. Vocês podem entrar na parte de edição e ver o conteúdo na íntegra, porque eu não aguento mais.
ResponderExcluirZex... tentei algumas coisas... acho que funcionou.
ResponderExcluirSobre o Luciano do Valle é o mesmo problema do Galvão. Esses caras fazem a narração olhando pra audiência e não para o esporte. Eu aguentei o Luciano do Valle só no treino livre domingo pela manhã e foi mais do que suficiente pra agradecer o ingresso na pista!! Minha sugestão era trazer os caras do Speed Channel, que narram a Nascar. Pra quem já viu a narração deles sabe do que estou falando.
ResponderExcluirNa parte da grana, não sei quanto gastou, quanto entrou, quanto foi desviado. O que li de oficial nos jornais é que a Indy seria o quinto maior evento da cidade de São Paulo, perdendo apenas para a F-1, Parada Gay (é brincadeira né...), Salão do Automóvel e tinha mais um que esqueci. No geral, mesmo com a raspagem do sambódromo no sábado que deve ter custado uma grana, o evento deve ter realizado lucro, fácil, fácil.