Resolvi pensar em uma coisa bem imbecil. Sempre que eu achar alguma coisa inútil (ou quase) de números, vou postar aqui. E o número de hoje fala das pistas do calendário 2010. Qual a distância média de uma curva pra outra em cada circuito?
Pensei nisso depois de saber que o traçado do Bahrein foi ampliado, deixando mais "técnico"; agora, equipes terão que acertar o compromisso entre o trecho de baixa com as retas. Bom, as metragens e os números das pistas de 2010, depois meu único comentário:
Agora, o meu comentário:
Se eles querem mais ultrapassagens, estão na contramão da coisa. Os carros são cada vez mais dependentes do ar limpo na frente, todo mundo sabe disso. E por causa disso, as ultrapassagens precisam ser preparadas, encaixadas, pegar o vácuo, tirar de lado, e disputar a freada. Depois, uma pequena reta pra definir a posição e não tomar o "X". Não dá pra passar se tem uma curva a cada 300 metros! O caboclo enrola os braços pra lá e pra cá e não sobra tempo pra mais nada.
Prova disso é que no final da lista estão as pistas que tradicionalmente não tem ultrapassagens, e no topo corridas que normalmente são uma festa de troca de posições. Pistas estreitas pioram ainda mais a situação, e Mônaco tem que ficar de fora, porque é totalmente fora de padrão.
Então a receita seria retas longas? Não necessariamente. Barcelona e Abu Dhabi deixam claro que isso não funciona. O problema é aquele mesmo: trecho misto exige asas, que deixam o carro mais sensível ao "ar sujo", entram na reta sem velocidade e não passam.
Monza, Spa são pistas com pouca asa, pau puro. E dão os maiores índices de ultrapassagem. As pistas com mais asa tendem a tornar as corridas mais monótonas de troca de posição. Infelizmente, tenho uma quase certeza que a abertura do mundial neste final de semana vai ser bem chata, e a corrida de Silverstone também vai ser...
Mandou bem na análise Gonzo. Por esse cálculo a gente comprova porque existem tantas ultrapassagens em circuito oval!!!
ResponderExcluirMas o que diabos é Kurtkoy?
Kurtkoy é Istanbul. Cortesia Google Earth.
ResponderExcluirAcertei Bahrein. E infelizmente vou acertar Silverstone.