Ai hoje encontrei a melhor explicação e, assumindo que é legal pelo regulamento, faz muito sentido! Aparentemente a McLaren tem uma tomada de ar adicional na frente do cockpit e o ar admitido ali se comunica com a asa traseira através da enorme carenagem (foto). Este é o motivo pelo qual a carenagem não está apenas próxima da asa, mas grudada nela.
Usualmente a asa terá um limite de ângulo de ataque + câmber para o máximo desempenho e se o limite é ultrapassado a asa estola e a eficiência começa a cair.
Porém se ar for injetado na superfície de baixa pressão da asa (parte de baixo/atras em uma asa de F1), este limite é jogado para mais longe e configurações mais agressivas são possíveis.
Possivelmente é isto que a McLaren está fazendo e na foto abaixo pode-se perceber uma linha preta fina ao longo do flap, o que supõe-se seja a abertura na asa pela qual o ar admitido na frete é injetado.
Porém se ar for injetado na superfície de baixa pressão da asa (parte de baixo/atras em uma asa de F1), este limite é jogado para mais longe e configurações mais agressivas são possíveis.
Possivelmente é isto que a McLaren está fazendo e na foto abaixo pode-se perceber uma linha preta fina ao longo do flap, o que supõe-se seja a abertura na asa pela qual o ar admitido na frete é injetado.
Se isto for verdade, significa que o carro da McLaren possui maior eficiência aerodinâmica na asa traseira em todos os momentos, sobretudo quando a velocidade é alta (retas). Estão falando de aproximadamente 10km/h de vantagem!!!!
A outra especulação é que os pilotos conseguem manipular o duto de ar de dentro do cockpit e com isso tem controle ativo na asa traseira...
Humm... o desenho é um pouco difícil, mas dá pra fazer... Quer simular?
ResponderExcluirFoi vc que fez, CT?
ResponderExcluirInfelizmente nao tenho nada a ver nem com a parte boa nem com a ruim da McLaren...
ResponderExcluirGonzo, isso ai eh muito dificil de simular, precisa efetivamente calcular a turbulencia (e nao modelar) e pra isso precisa de malha em escala de microns (o que significa modelos gigantescos).
Agora entendo pq a McLaren andou tanto nos testes com medicoes na asa traseira, acredito que nem com tunel nem com CFD eles tinha certeza que estava funcionando.