Apesar de uma coisa não ter nada a ver com outra, o assunto do incêndio em Barcelona me lembrou de outro post. Outro dia assisti na BBC um documentário chamado “Grand Prix: The Killer Years” sobre a segurança na Fórmula 1 até a década de 80. Não é novidade que Jackie Stewart foi um dos principais responsáveis pela profissionalização da questão da segurança na F1, foi ele quem criou a associação de pilotos e liderou boicotes a circuitos que não atendiam aos pedidos de melhorias feitos pelos pilotos.
O documentário conta diversas histórias e mostra imagens sobre as várias mortes de pilotos e expectadores naquela época. Um acidente grave é algo chocante por si só, porém para mim mais chocante ainda foi entender melhor sobre as condições a que os pilotos e expectadores se submetiam. O acidente de Stewart no GP da Bélgica de 1966 foi a gota d’água e marcou a sua mudança de postura e criação da GPDA. Típico de Spa, a corrida começou com uma garoa mas já na primeira volta os pilotos encontraram um temporal e vários pilotos sairam da pista, Jackie foi um deles e bateu em uma árvore e ficou preso no carro encharcado em gasolina. Sem nenhum fiscal por perto Graham Hill, também envolvido no acidente, saiu do carro e foi ajudar no resgate. Eles emprestaram ferramentas que estavam no carro de um torcedor para retirar o volante e tirar Stewart. Aí alguém conseguiu chamar uma ambulância, que então foi escoltada pela polícia para o hospital, com o detalhe de que a polícia se perdeu no caminho e a ambulância se perdeu da polícia. Abaixo uma entrevista com ele em que ele fala sobre este acidente:
O documentário conta diversas histórias e mostra imagens sobre as várias mortes de pilotos e expectadores naquela época. Um acidente grave é algo chocante por si só, porém para mim mais chocante ainda foi entender melhor sobre as condições a que os pilotos e expectadores se submetiam. O acidente de Stewart no GP da Bélgica de 1966 foi a gota d’água e marcou a sua mudança de postura e criação da GPDA. Típico de Spa, a corrida começou com uma garoa mas já na primeira volta os pilotos encontraram um temporal e vários pilotos sairam da pista, Jackie foi um deles e bateu em uma árvore e ficou preso no carro encharcado em gasolina. Sem nenhum fiscal por perto Graham Hill, também envolvido no acidente, saiu do carro e foi ajudar no resgate. Eles emprestaram ferramentas que estavam no carro de um torcedor para retirar o volante e tirar Stewart. Aí alguém conseguiu chamar uma ambulância, que então foi escoltada pela polícia para o hospital, com o detalhe de que a polícia se perdeu no caminho e a ambulância se perdeu da polícia. Abaixo uma entrevista com ele em que ele fala sobre este acidente:
Jackie teve uma papel importantíssimo para a profissionalização da segurança no automobilismo, depois dele vieram outros, existiram outras tragédias e o aprendizado continua sempre. As mortes de Ratzenberger e Senna em 1994 resultaram na criação do FIA Expert Advisory Safety Committee e muitos avanços em segurança foram obtidos. Felizmente vivemos em uma época em que os padrões de segurança são tão altos que acidentes em automobilismo com ferimentos graves são raríssimos. Porém ainda acontecem e o incêndio nos boxes da Williams mostra que não se pode baixar a guarda. Aos alunos de Fórmula SAE e Baja que estão lendo isso, nunca subestimem o perigo do fogo. Equipamentos de segurança homologados e em boas condições, chapa corta fogo, procedimentos para manipular combustível, procedimento para saída rápida do piloto são importantes sempre e não apenas na competição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário