Apesar de algumas cabeças no caminho a visão em geral era boa |
Como já esperava, muitas homenagens (muito legais) a Dan Wheldon. Do ingresso as faixas na entrada, várias lembranças a ele pela vitória an passado e pelo ocorrido em Las Vegas. Foi legal ver a primeira volta dada com o carro do ano passado, e nas lojinhas dentro do circuito, muitas miniaturas e camisetas dele para vender, e muita gente comprando. Perguntei se tinha alguma do Barricas, mas nada (resposta da vendedora: "who? oh no, sorry..."), que pena.
Já na corrida, esse não foi o ano em que Jean Alesi despontou... Largou em último, andou em último e foi o primeiro a abandonar. Achei até que ele fosse tomar uma volta do líder depois de dez voltas de corrida, mas antes que isso acontecesse, ele encostou o carro nos pits e caiu fora. Em defesa dele, o motor Lotus parece que é uma draga, não é por acaso que o Bourdais deu um jeito de descolar um Chevrolet três dias antes da classificação.
Ponto alto da corrida do Alesi quando estava em penúltimo |
O Will Power na hora da batida deve ter pensado "ah não de novo não, lá vou eu despencar no campeonato quando começa corrida em oval". E deve ter pensado isso de novo quando viu o Franchitti ganhando a corrida.
Lá na frente, muitas ultrapassagens, e como sempre muita gente vindo de trás para tentar tirar uma casquinha: Wilson, Hunter-Ray (é assim mesmo?), Carpenter, Sato, Kanaan. Até mesmo o Franchitti, que chegou a andar em último, depois da rodada no primeiro pitstop.
As últimas 30 voltas foram um espetáculo, principalmente as últimas duas relargadas. Primeiro o Kanaan pulando de quarto para primeiro, a arquibancada foi ao delírio, foi com certeza a ultrapassagem mais festejada (parece que já estão de saco cheio de ver o Franchitti ganhar o campeonato) da corrida, até parecia que estava no Brasil.
Penúltima relargada (Grandepremio) |
A grande reclamação que tinha lido nessas semanas ficou clara na corrida, o carro novo é bem mais sensível no tráfego em velocidades tão altas, e a não ser nas relargadas, não se via muitos carros embolados por muito tempo. No sábado deu para dar uma olhada nos carros passeando pelas garagens. Comparando com o chassi anterior, são maiores e mais altos, mas com entre-eixos e bitola menores (CT, em termos de estabilidade em linha reta em altas velocidades isso cobra um preço, mas e a influência aerodinâmica na estabilidade? a asa dianteira parece significativamente mais a frente do eixo dianteiro esse ano).
haja bico... |
Xupa Rafa!!!
Boa Munck! Também torci pelo Sato no final e não havia outra opção. Na hora que ele e o Franchitti mergulharam juntos na curva 1 sabiam que era tudo ou nada. Ali ninguém ia tirar o pé. E se tirasse não merecia estar lá.
ResponderExcluirPor aqui, Luciano no Vale foi ao êxtase na relargada do Kanaan. Segundo ele, não precisava nem ganhar pois ele já era o nome da prova (ah tá...).
Sobre o carro novo, essa configuração para ovais não é das mais bonitas, mas ajudou um bocado no vácuo. Era muito difícil o líder desgarrar porque acabava puxando o carro de trás. Isso acabou refletindo no recorde de mudanças de liderança.
Valeu Mucka! Xupa Rafa mesmo!
Muito legal o post, mesmo! Eu não vi a corrida, fiquei só sabendo do resultado, não vi a última volta nem a batida do Sato. A única vantagem foi não ter que aguentar o Luciano do Valle! E a gente ainda reclama do Galvão...
ResponderExcluirValeu Mucka! Xupa Rafa mesmo!