Uma pequena overdose de corridas no final de semana, e rapidinho as minhas notas curtas, nem tão curtas assim, só para não deixar o blog desatualizado de corridas:
- Ficar de madrugada esperando a chuva passar pra reiniciar corrida. Isso me irrita. Me faz lembrar porque fiz aquele post do Peaky cars, de madrugada. O que me deixa mais chateado é que os caras colocam o safety car com uma certa quantidade de chuva, interrompem quando a chuva aumenta, e esperam a chuva ficar muito menor do que quando largaram pra reiniciar a prova. Segurança é bom, mas como dizia o saudoso Chico Landi: "Vocês vieram aqui pra correr ou pra bater?" Já havia condição segura de corrida 30 minutos antes dela ser reiniciada.
- Vettel está atrás. Um pouco atrás, mas mesmo assim ele tem as McLarens pra bater. Isso vai ser problema pra ele. Vamos ver como ele reage defendendo o título. Ele nunca foi testado tendo que correr atrás do resultado, não na F1. Agora vai ter que mostrar serviço pra voltar ao topo. Vai precisar mostrar aquilo que Barrichello não tem, e que Alonso e Schumacher tem de sobra: trazer a equipe na mão deles, puxar uma reviravolta. É um garoto, mas vai ter que provar a sua capacidade de liderança.
- Bruno bem, mas ainda assim errou no começo da prova. Se a corrida não fosse caótica, provavelmente não chegaria nos pontos. Ainda não se garantiu, pelo contrário, longe disso. Não deixem o entusiasmo da Globo contagiar ninguém. Andou muito, mas foi beneficiado pela circunstância.
- Mesmo assim, Galvão não esperneou com os primeiros pontos de um Senna na Williams. Tomou um relaxante, estava com sono, ou tomou uma bronca da Globo?
- GP da Argentina? Esquece. Não vai acontecer, mais um factóide da Cristina Kirchner. Mas depois do resultado do Perez, se ele continuar nesse embalo, em breve, muito breve, vamos ter um GP do México by Carlos Televisa Slim. É só esperar. Tomara que seja no Hermanos Rodriguez, com a peraltada inteira, sem aquela mutilação que passa dentro do campo de beisebol. Nossa, quem não sabe pensa que é uma pista de videogame. Mas não, remendaram o circuito passando pelo meio do campo, mesmo.
- Button teve o seu dia de barbeiro. Culpou o pneu, ok, acreditei, sim. Tá com crédito, mas a corrida era dele, ainda mais no caos. Perdeu uma chance enorme de abrir um caminhão de pontos pro Hamilton, e derrubá-lo psicologicamente. Errou, vai ter que remar.
- Remar, não é bem o que Massa precisa. Tem que remar, e rezar. O que está errado? Trocar o carro foi mesmo um ultimato da Ferrari. Todo mundo já falou que o problema não é chegar atrás, é chegar atrás com o seu companheiro ganhando. Ver o Nicolas Todt ao lado dele dá um certo conforto. Talvez fique até o final do ano.
- E o pior: Sepang tem duas retas. A que traz para os boxes, um hairpin, e a reta dos boxes, onde está o DRS. Se não tinha pneu pra tracionar na reta, porque Felipe insistiu para defender posição na reta anterior? Assim, os adversários entravam atrás dele, acionavam o DRS, e iam embora. Não era melhor deixar passar, entrar na reta atrás e acionar o DRS da sua Ferrari? Falar sentado na poltrona, de frente pra TV, é muito mais fácil do que pilotando aquela draga. Mas foram 4 ultrapassagens idênticas em menos de 10 voltas. Ele nem deu combate.Poderia ter tentado isso, para pelo menos mostrar alguma vontade. O que mais me preocupa com o futuro dele é esse, é a apatia. E ser ultrapassado como uma galinha morta é pior, os adversários perderam o respeito. Vai muito mal, o Felipe Massa.
- E Alonso? Me lembra Senna em 93. Carro ruim, piloto fazendo milagre. Fernando é sujo, mau caráter, assim como Schumacher, e faz Hamilton parecer um santo. É ruim dizer, mas parece que é isso que os pilotos precisam ter pra vencer, além do talento. E Alonso tem talento pra caramba, provou isso domingo.
- Provavelmente ninguém mais aqui viu, mas eu vi: a Stock Car Brasil está virando corrida de novo. Sem descartes, sem play-off, sem reabastecimento. Tem um par de coisas bizarras no push to pass, mas o esporte está de volta. Parabéns a Vicar, vou voltar a acompanhar a temporada.
- Por ter virado corrida de novo, deu Cacá com sobra. A corrida foi chata. Quase cochilei no meio. Mas foi uma corrida de carros, o melhor conjunto venceu com sobras, de maneira monótona, até. Estava com saudade de ver isso, uma corrida de verdade.
- São Petersburgo, na Indy. Toda a expectativa pro Barrichello. Parece que deu tela azul no Rubinho. Será que Penske e Ganassi esconderam o jogo na pré temporada? Ou reagiram a tempo? sei lá. Mas o fato é que Rubens tem talento de sobra pra andar na frente.
- Peguei só o final da corrida nos EUA, e pra mim, pelo menos nas últimas 60 voltas foi uma corrida de verdade. Helinho ganhou, e roubou a cena. Parabéns pra ele, espero que volte a sua melhor forma. Mas ainda torço mais pro Tony. A revolução que ele fez na KV ano passado é coisa digna de campeão.
- Pode parecer besteira, mas reparem nas tomadas onboard dos indy. O giro demora mais pra subir, porque precisa "encher" o turbo. Lembra os carros turbodiesel em que andei no passado. Guardando as devidas proporções.
- Vitória da Poli no Baja. Parabéns para eles! E parabéns para todas as equipes, que bem ou mal, foram a Piracicaba. Todos venceram, se aprenderam alguma coisa ao invés de disputar uma corrida de carro. Baja não é corrida, é competição estudantil. Se não alguém não aprendeu isso ainda, talvez seja a hora de repensar a sua participação no evento. A Poli é uma das que aprendeu, há alguns anos atrás, e está colhendo agora. Que todas as equipes que realmente levam a competição a sério algum dia consigam o seu troféu.
- Vou desaparecer por mais 2 semanas, depois volto com alguma besteira antes do GP da China.
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