sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pré Temporada em Barcelona

Terminou nesta sexta-feira a segunda rodada de testes da F-1 visando a abertura do campeonato - o primeiro treino livre na Australia ocorrerá em exatos 19 dias, 23 horas e 44 minutos segundo o site oficial da F-1.

Todo ano é a mesma coisa. Analisar o resultado dos testes de forma pontual obviamente te leva a erros porque acreditar que Force India, Willians e Sauber estão na crista da onda só por terem liderado os treinos dessa semana é um grande absurdo. Mas uma leitura de tudo que rolou em Jerez e Barcelona somado aos comentários de pilotos e chefes de equipe ajuda muito nessa tentativa de acertar o futuro.

A verdade é que não veremos nenhuma mudança drástica em relação ao final de 2011. Óbvio que alguém vai andar um pouco para frente, tem gente que vai andar um pouco para trás, mas no geral, ficou tudo igual.

É consenso entre todos que a Red Bull tem o melhor carro. O quanto a McLaren está próxima dela é a pergunta de 1 milhão de dinheiros. Porque ai está a diferença entre um Vettel ganhando tudo na primeira metade do campeonato ou dividindo as vitórias com a equipe inglesa.
Foto copiada do www.F1.com

A turma da Ferrari me lembra muito o também italiano Palmeiras. Tudo é confuso, tudo é passional, tudo está péssimo num dia e maravilhoso no outro. É diretor detonando os engenheiros, piloto metendo o pau no carro e uma torcida colocando pressão antes mesmo do campeonato começar. Clube de carcamano, controlado pela máfia e pela nona. VADA A BORDO, CAZZO! Vai ser um ano difícil por lá, e quanto mais problemas, mais o talento de Alonso vai ofuscar Massa.
Foto copiada do www.F1.com

Depois vem a turma do meio. Force India e Lotus devem lutar para ser a quarta força do grid. Vantagem para os indianos depois dessa história estranha do chassi da Lotus. Só achei estranho esse papo de permitir testes extras para a Lotus por conta desse problema. Oras, se não foram competentes para colocar o carro em condições, azar o deles. Ou será que a Hispania também vai ganhar o direito de testes extras já que até agora nem terminou o carro?

A Mercedes parece que andou para trás. Das equipes médias/grandes, foi a única que não usou o carro 2012 em Jerez (e sem notar isso esse desavisado blogueiro achou que eles não usariam o bico com degrau...) e o desempenho em Barcelona parece ter sido tão decepcionante que não deu nem pra fazer um bonito para os patrocinadores. Coisa que Maldonado, Hulkenberg e Kobaya fizeram. Rosberg e Schumacher devem dividir curvas com Sauber, Toro Rosso e quem sabe as Willians.
Foto copiada do www.F1.com

E para tristeza de todos que acompanham esse blog e torcem pelo sucesso do CT, tá difícil acreditar que a Caterham chegue no pelotão intermediário. Em todos os testes a equipe figurou parte de baixo da tábua de tempos. De todas as previsões, essa é a que eu torço mais para estar errado. A Marussia precisa fazer algo urgente senão a equipe acaba em 2013. A Hispania não termina 2012, se bobear, nem começa.
Foto copiada do www.F1.com

Próxima semana teremos a última rodada de testes e acredito que vai ser mais ou menos como o terceiro treino livre nos finais de semana de GP. Os testes de confiabilidade e long runs ficarão para trás e vamos ver todos os carros fazendo simulações de classificação. Dai teremos uma prévia do que será realmente visto em Melbourne. Que por sinal, começa em 19 dias, 22 horas e 52 minutos.

2 comentários:

  1. Esse post é um tiro no pé Rafa, ano passado eu resolvi falar que a Toro Rosso vinha forte e que a McLaren estava mal. A Toro Rosso andou bem mas longe das grandes e a McLaren mudou o conceito do escapamento e chegou na primeira prova bem mais perto da Red Bull.

    Parece sim que Red Bull e McLaren tem um carro bom. A Ferrari veio com um carro muito diferente do passado e acho que é esperado que eles tenham mais dificuldades para colocar tudo no lugar, porém é bem possível que quando tudo estiver no lugar esse carro pule para a frente.

    A Mercedes apenas estreou o carro no último teste e teve que fazer o programa feijão com arroz que as outras equipes já tinham feito antes (como falei no meu post anterior), então não acho que qualquer comparação de tempo é válida.

    As equipes do meio fizeram o seu show com uma volta de qualificação (pneu mole, novo e pouco combustível).

    E a Caterham ainda não fez uma volta de qualificação durante todos estes testes, tivemos combustível constante (e bastante) durante todo o tempo e foram sempre stints longos. Ontem foi um teste de aero em Idiada e o carro vai tem um update grande para o final dessa semana em Barcelona.

    Cada equipe faz o seu, Barcelona semana passada mostrou mais do que Jerez, mas mesmo assim tem muitas incógnitas...

    ResponderExcluir
  2. Tem três coisas que podem acontecer sobre esse post acima: estar tudo certo, tudo errado ou estar mais ou menos certo e errado.

    Eu não lembro de nenhum início de temporada que mostrou algo muito diferente da pré temporada. Nem na época da Brawn GP que foi a maior zebra dos últimos anos. Mesmo nesse caso, eles já tinham andado bem na pré temporada.

    Não tem jeito, para opinar sobre algo que ainda vai acontecer, você pode acertar ou errar. Realmente a gente não sabe o que cada equipe está fazendo, mas o que a gente conhece é o histórico das outras pré temporadas e o que resultou daquilo.

    Mas não ficarei nem um pouco chateado se minha avaliação estiver errada, principalmente com a Caterham!

    ResponderExcluir