Esta semana os testes da F1 são em Barcelona e coloco abaixo três imagens que ilustram atividades que as equipes desenvolvem na pista durantes estes testes de pré-temporada. A primeira foto é da McLaren com instrumentação para medidas aerodinâmicas do vórtice chamado “transition vortex” que é formado na parte interna da asa dianteira e é o vórtice mais intenso ao redor do carro. Este vórtice é literalmente jogado para fora (laterais), passa próximo ao “side-pod vane” (aquela aleta vertical ao lado do side-pod) e é então isolado do resto do carro. O desempenho do carro é altamente dependente da estabilidade e posição deste vórtice e imagino que a McLaren está medindo o seu real posicionamento para comparação com o túnel e CFD:
A segunda foto é da Red Bull com instrumentação para medidas aerodinâmicas na região do difusor. A área próximo ao pneu traseiro é uma das mais complicadas em termos de correlação entre CFD-Túnel-Pista e novamente imagino que eles estão coletando informações sobre como o escoamento real está se comportando:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário