sábado, 12 de novembro de 2011
Playoffs no automobilismo. Emoção ou injustiça?
Amanhã a Nascar corre a penúltima corrida em Phoenix e Carl Edwards pode conquistar seu primeiro título na categoria. Se o título não for decidido amanhã, semana que vem acaba em Homestead - Miami. A briga ficou basicamente entre ele e Tony Stewart. Outros ainda tem chances matemáticas, mas só chegam lá por milagre.
Se muita gente jogou pedra pelo título de Cacá Bueno na Stock Car, fruto da regra do tal playoff, vão ganhar muitos adeptos se Tony Stewart for o campeão. Assim como Cacá, Stewart entrou para os playoffs no talo, não havia ganho nenhuma corrida, uma temporada bem meia boca. Só que durante os playoffs ele ganhou 4 corridas!
Acho que existe uma grande diferença entre usar playoffs na Nascar e na Stock Car. A Nascar tem 26 corridas para definir a turma que luta pelo título e 10 provas no chamado playoff. É um número razoável de corridas. Se um piloto chegou no playoff em primeiro e nas dez últimas provas foi mal, provavelmente perderia o título também se não existisse playoff. O contrário é válido. Tony Stewart fazia uma temporada média, longe de brigar pelo título, mas com 4 vitórias em 8 corridas, certamente brigaria pelo título, mesmo sem playoffs. E com 10 corridas, mesmo se o líder do campeonato tiver um abandono, ainda terá outras 9 corridas para compensar.
Na Stock Car é bem diferente. O playoff consiste em 4 corridas. Um abandono como ocorreu com Thiago Camilo, o grande favorito antes de começar os playoffs, tiraram ele do páreo. E Cacá que fez uma temporada mediana, levou o tetra.
O intuito do playoff é dar mais emoção, evitar que um piloto ganhe o título com antecedência, como Vettel fez esse ano na F-1. Acho um pouco injusto, não gosto da idéia, mas se bem feito, bem planejado, até que vá lá. Mas o que fazem na Stock Car é praticamente um mata-mata. É uma cópia infeliz do regulamento americano. Esse é um dos problemas de quem promove a Stock Car. Quer comparar ela com a Nascar, mas não trata a categoria com o status e importância que a Nascar tem. Então na ânsia de imitar, acaba criando esses absurdos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário