Estranha essa montagem CT. Assim você não mede a força total, só PARTE dos esforços entre asa e nariz. Parte, porque os esforços tem mais caminhos além dos pushrods, a própria fixação da asa no nariz! Não seria muito mais fácil colar strain-gauges na própria asa e calibrar isso em laboratório? o distúrbio aerodinâmico seria bem menor...
Em túnel de vento a medida é feita na fixação como você falou, não sei se eles medem também em pista. Ninguém além da McLaren sabe ao certo o que eles estava medindo, algumas possibilidades: - Força: medindo deste jeito com, por exemplo, uma medida adicional na fixação com o bico, eles conseguem ter uma melhor idéia da distribuição de pressão. Na asa dianteira é muito importante quão carregada a asa é em determinados pontos porque isso influencia na geração de determinados vórtices que vão afetar a performance do carro em outras áreas mais para trás. Poderia ser só um exercício de validação. - Deslocamento: medindo a deformação da asa apenas;
Olhe nas fotos que alem desta trambolhada eles têm pequenos cubinhos nos end plates, o que na minha opiniao sao acelerometros...
Hahaha, fica calmo, a bolha eh so pra acomodar as fixacoes das celulas de carga. Eles estao medindo forca/momento gerado pela asa.
ResponderExcluirEstranha essa montagem CT. Assim você não mede a força total, só PARTE dos esforços entre asa e nariz. Parte, porque os esforços tem mais caminhos além dos pushrods, a própria fixação da asa no nariz!
ResponderExcluirNão seria muito mais fácil colar strain-gauges na própria asa e calibrar isso em laboratório? o distúrbio aerodinâmico seria bem menor...
Em túnel de vento a medida é feita na fixação como você falou, não sei se eles medem também em pista. Ninguém além da McLaren sabe ao certo o que eles estava medindo, algumas possibilidades:
ResponderExcluir- Força: medindo deste jeito com, por exemplo, uma medida adicional na fixação com o bico, eles conseguem ter uma melhor idéia da distribuição de pressão. Na asa dianteira é muito importante quão carregada a asa é em determinados pontos porque isso influencia na geração de determinados vórtices que vão afetar a performance do carro em outras áreas mais para trás. Poderia ser só um exercício de validação.
- Deslocamento: medindo a deformação da asa apenas;
Olhe nas fotos que alem desta trambolhada eles têm pequenos cubinhos nos end plates, o que na minha opiniao sao acelerometros...