quarta-feira, 9 de março de 2011

Scarry Shumi - Beluga

O novo nariz da McLaren mereceu um scarry shumi! Um só não, dois...



Alguém (engenheiro de CFD) tem alguma explicação plausível pra isso, considerando o arrasto adicional dos 4 "estais"!?

E pra fechar...

3 comentários:

  1. Hahaha, fica calmo, a bolha eh so pra acomodar as fixacoes das celulas de carga. Eles estao medindo forca/momento gerado pela asa.

    ResponderExcluir
  2. Estranha essa montagem CT. Assim você não mede a força total, só PARTE dos esforços entre asa e nariz. Parte, porque os esforços tem mais caminhos além dos pushrods, a própria fixação da asa no nariz!
    Não seria muito mais fácil colar strain-gauges na própria asa e calibrar isso em laboratório? o distúrbio aerodinâmico seria bem menor...

    ResponderExcluir
  3. Em túnel de vento a medida é feita na fixação como você falou, não sei se eles medem também em pista. Ninguém além da McLaren sabe ao certo o que eles estava medindo, algumas possibilidades:
    - Força: medindo deste jeito com, por exemplo, uma medida adicional na fixação com o bico, eles conseguem ter uma melhor idéia da distribuição de pressão. Na asa dianteira é muito importante quão carregada a asa é em determinados pontos porque isso influencia na geração de determinados vórtices que vão afetar a performance do carro em outras áreas mais para trás. Poderia ser só um exercício de validação.
    - Deslocamento: medindo a deformação da asa apenas;

    Olhe nas fotos que alem desta trambolhada eles têm pequenos cubinhos nos end plates, o que na minha opiniao sao acelerometros...

    ResponderExcluir