sábado, 5 de março de 2011

Lançamentos 2011 - Parte II

Demorou mas estou de volta! Vamos lá à segunda parte dos meus comentários sobre os carros:

- McLaren: os carros prateados resolveram atrasar o lançamento de seu carro para o segundo teste e apesar de parecer não estar no mesmo nível de Ferrari e Red Bull, uma semana a menos de teste com o novo carro faz bastante diferença na adaptação e eu não ficaria surpreso se eles estiverem bem mais próximos já semana que vem. O carro é visualmente revolucionário devido ao formato dos sidepods. A idéia é simples de entender e o objetivo é conseguir ar mais "limpo" na região traseira inferior. A engenharia aplicada ali, no entanto, não é simples porque os critérios de crash test lateral são bem rígidos e este conceito provavelmente exigiu muito desenvolvimento na área estrutural. Eles tem também uma saída dos exaustores não convencional, mas pra ser sincero eu ainda não entendi como funciona e então prefiro não comentar...

- Mercedes: a equipe ainda não veio com tudo e o Ross Brawn declarou essa semana que esta esperando 1s com os updates para Barcelona semana que vem. A parte frontal do carro deles foge um pouco dos conceitos utilizados pelas outras equipes e tem um bico mais longo, largo e fino. O provável benefício deste conceito será um escoamento com mais energia no assoalho dianteiro (embaixo da bunda do piloto). A asa dianteira também foge um pouco, a maioria das equipes têm as extremidades bem carregadas (a Red Bull é extrema nisso) e a região central bem pouco carregada. A Mercedes tem uma asa com uma distribuição de carga mais uniforme das extremidades até o centro. É muito difícil, no entanto, analisar o que é melhor e o que é pior porque o conceito na dianteira trabalha em conjunto com o assoalho frontal e difusor...

- Toro Rosso: na minha opinião será a grande surpresa do ano. O carro tem um conceito muito interessante dos side pods, os quais são elevados e "flutuam" sobre o assoalho. Novamente o conceito aerodinâmico é simples: mais ar e ar mais limpo na traseira. Mas a engenharia colocado ali com crash test e sistema de arrefecimento deve ter sido imensa. Parece que investiram também muito tempo desenvolvendo o difusor e eles têm sem dúvida o difusor mais complexo do grid neste início. Eu não ficaria surpreso de vê-los neste início brigando com Renault, Mercedes e Williams (e talvez McLaren)! O ritmo de desenvolvimento dos times grandes deve deixá-los mais para trás ao longo do ano...

- Force India: parece ser o pior dos times "estabelecidos"! Não tenho muito a dizer, apenas que espero ver o Team Lotus na frente deles...

- Sauber: o carro parece ser bem nascido, mas não tão rápido quanto Toro Rosso. Devem ter as suas performances brilhantes nas mãos do Japonês.

- Williams: vieram com uma transmissão totalmente inovadora novamente com o objetivo de favorecer o escoamento na traseira. Tiveram também uma interpretação diferente da regra quanto à quantidade de carenagem na traseira. No entanto o ângulo em que os semi-eixos do carro trabalham na traseira é assustador... Por hora alguns problemas de confiabilidade estão matando o desenvolvimento na pré-temporada e eles devem estar apenas no pelotão intermediário.

- Virgin: Nada extraordinário no carro e nenhuma performance extraordinária na pista. Novamente não tenho muito a dizer, apenas que continuem atrás do Team Lotus.

Hispania: carro?

Um comentário:

  1. Tem muita gente falando da Toro Rosso mesmo. Quanto a Williams, é immpressionante o quanto a traseira é compacta e baixa.
    CT, alguam vantagem em termos de fluxo na asa traseira ao usar uma fixação central como na Williams?

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