domingo, 25 de julho de 2010

Mas afinal, o que aconteceu hoje cedo?

Nada melhor do que refletir sobre as coisas antes de sair atirando para todos os lados. Depois que o GP da Alemanha acabou, a sensação era de revolta e busca por justiça. Os repórteres caçaram Massa, Rob Smedley e Alonso, era hora de crucificar esses malditos.

Os sites brasileiros atacam Massa de todas as formas, tornou-se o novo Barrichello, o segundo piloto, o subserviente, piloto que traiu a confiança do povo. Eddie Jordan e Niki Lauda chamaram o episódio de vergonha. David Coulthard chama todos de hipócritas, porque é ridículo acabar com as ordens de equipe. Tive a curiosidade de olhar alguns sites italianos e espanhóis. Para eles o que importa é que Alonso e a Ferrari venceram e não entendem muito bem porque todo esse escândalo.

Mas e ai, o que aconteceu hoje cedo? Foi Sacanagem? Imundice? Roubo? Anti-ético? Vou tentar resumir o que eu acho.

Ordens de equipe sempre existiram e vão existir. Só acabarão se a equipe tiver apenas um carro porque ninguém em sã consciência vai permitir que seus dois pilotos se prejudiquem. Ah, então o que aconteceu hoje é permitido? Por mais triste que seja, é. Tudo depende da política da equipe e seus pilotos. Me parece muito claro que o caso de hoje era previsto na Ferrari. Então o Massa é realmente o segundo piloto? Não exatamente, ele "está" segundo piloto porque chegamos na metade da temporada e ele não tem mais chances de vencer o campeonato ao passo que Alonso ainda tem chances e tem sido bem mais rápido e consistente nas provas.

A mídia e o povo brasileiro vão cair matando porque a Ferrari sacaneou o piloto brasileiro. Mandita seja a sensação de perseguição e inferioridade do nosso povo. Se Barrichello e Massa passaram por essa situação é porque não foram rápidos o suficiente para estar à frente de seus companheiros de equipe e se colocaram na posição de segundo piloto. Ah, mas se fosse Senna ou Piquet isso nunca aconteceria, eles eram o orgulho do país. Orgulho muitas vezes tão sujo quanto já foram Schumacher, Prost, Alonso, Fangio e outros.

Tentei olhar a coisa toda pelo lado da Ferrari. Temos um carro que melhorou para a segunda metade do campeonato. Estamos em condição de lutar com McLaren e Red Bull. Alonso ainda tem chances de lutar pelo campeonato. Massa não tem mais chances. É a velha história, e se Alonso perder o campeonato por causa de 7 pontos? Sacanagem seria se os dois estivessem em condições de lutar pelo campeonato. Ai sim Massa teria todo direito de reclamar.

Outra coisa, quantas vezes um piloto dá passagem ao companheiro de equipe porque está andando mais rápido? Talvez as pessoas não se lembrem mas isso era muito comum na época dos reabastecimentos, em que dois pilotos da mesma equipe se encontravam na pista com estratégias diferentes. Isso era normal e ninguém nunca reclamou. E se fosse a última corrida do campeonato? Dai tudo bem né, seria burrice não trocar de posição. Imagino como o torcedor de Stirling Moss adorava quando Fangio quebrava seu carro, ele parava o companheiro de equipe, trocava de carro e fazia seus pontos. Foi pentacampeão dessa forma. Era justo? Era sacanagem com Moss, que por isso eterno vice? Sei lá, mas isso era aceito.

Olhando pelo lado dos espanhóis. Para eles seria burrice Massa ganhar porque Alonso perderia pontos importantes na luta do título. Então os espanhois são a favor das ordens de equipe? Toda vez que elas forem a seu favor sim, assim como brasileiros adoravam quando Berger dava passagem para Senna. Se Alonso desse passagem para Massa o brasileiro acharia lindo, a supremacia do piloto brasileiro... enquanto os espanhois, irritados, gritariam contra as ordens da equipe. Pura bairrismo.

Minha conclusão nessa história é que foi mais um dia muito triste para a F-1 porque acordamos para ver uma corrida onde o piloto mais rápido com o carro mais rápido deveria vencer, dentro de todas as imprevisibilidades de uma corrida. Isso aconteceu, mas infelizmente o resultado foi afetado por algo que irrita as pessoas, a sensação de que fomos todos enganados.

Ao final da prova queria muito que Alonso e Massa fossem desclassificados. Quer saber? Agora acho que nem punição cabe, nem multa em dinheiro, porque se essa mesma manobra ocorresse na luta pelo sexto lugar, ninguém tava falando nada. Massa aceitou as ordens? Sim, porque ele é profissional, assinou um contrato que fala para o piloto sem condições de lutar pelo título dar passagem ao colega. Por incompetência dele mesmo está fora da luta e teve que se submeter a isso. Isso é passível de punição? Não, isso é triste porque assistimos a corrida para ver disputas, mas existem interesses que não serão desprezados.

A punição sobre a Ferrari deve vir dos torcedores. A FIA deveria abrir a comunicação das equipes para o público, como já se faz na Nascar. Que todos saibam o que acontece e tirem suas próprias conclusões. Se acharem que não vale mais a pena porque tudo é manipulado, que seja, vamos passear no parque até porque o domingo tava bem bonito. Da minha parte chega de comprar bugigangas da Ferrari. Minha torcida será por Hamilton ou Button e aquela maldita bandeira da Ferrari que o Gonzo tem não entra no Setor G. Fora isso, não tem muito que fazer, de forma mais ou menos escancarada, vai acontecer novamente.

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