Começou a copa, tem F1 no Canadá esse fim de semana, mas tem também a maior e mais tradicional corrida de endurance do mundo. A largada das 24 Horas de Le Mans é hoje.
Alguém aqui não viu o filme do Steve McQueen? Se não assistiu, assista!
Circuito LaSarthe
Esquadrão Peugeot (www.motorsport.com)
Para quem tiver o canal Speed (que deve passar flashes durante toda a prova) vale a pena ver, é um festival de carros e pegas na pista. Quem não tiver, fique ligado no site da prova www.lemans.org/en
4 categorias diferentes, 5 fabricantes de pneus e mais de 10 fabricantes na pista ao mesmo tempo.
Mansell e a diiversidade da pista (www.motorsport.com)
O grid de largada dá pinta de que vai ser um passeio da Peugeot na categoria P1 (como foi ano passado), mas não dá para descartar a Audi e nem os Aston Martin/Lola (pelo menos para um pega no começo da prova e durante a noite) .
Mas o barato mesmo está lá atrás, na GT1 e GT2, com um punhado de Porsche 997 GT3, Ford GT, Lamborghini Murcielago, Corvette C6.R, Ferrari 430GT, Aston Martin DBR9 e BMW M3 E92 se engalfinhando no circuito LaSarthe, que é uma jóia.
O grid está recheado de pilotos veteranos de F-1 como Alesi, Fisichella (juntos em uma Ferrari) e Mansell (correndo ao lado dos seus dois filhos) e categorias de turismo, além dos medalhões de endurance como Tom Kristensen e David Brabham.
Entre os brasileiros temos Thomas Erdos (Lola), Jaime Melo (Ferrari) e Augusto Farfus (BMW). Os dois últimos tem boas chances na GT2. O Farfus vem de uma vitória na classificação geral das 24 horas de Nurburgring.
BMW e a volta do Art Car (www.motorsport.com)
Corrida é um negócio interessante né? Quando vi o post do Munck imaginei... com 3 carros, a Peugeot vai levar fácil... final das contas, Audi 1-2-3... je suí desolê Bissoli!!
ResponderExcluirJe sui desolê, mas essa eu adivinhê...
ResponderExcluirSexta no trabalho eu comentei que os audi eram mais confiáveis e fui zoado porque os peugeot eram imbativeis...
Eu vi a largada e a chegada (tecnica indianapolis para corridas longas), e foi muito legal. Principalmente a largada, ver que o idiota veloz Mansell pai, porrar o carro e deixar os filhos sem dar nem uma voltinha na prova. Foi uma bela porrada...
Enfim, Deutschland uber alles
Pois é, queimei a língua, mas minha aposta tinha 3 fundamentos:
ResponderExcluir1 - ano passado a Peugeot passeou
2 - esse ano eles passearam nos treinos
3 - quanto a confiabilidade: contrariando a maldição do mini baja a Peugeot realizou 11 treinos de 30 horas durante a preparação!
Para entrar em clima de copa, em LeMans vale a mázima dos ingleses para o futebol: "é aquele esporte em que no final a Alemanha sempre ganha"...
Boa parte da transmissão do Speed chanel teve live streaming na internet, e foi um show a transmissão dos caras, parecia jogo de futebol no rádio, um bombardeio de informações
Excelente post, e excelentes links.
ResponderExcluirAchei que a Peugeot ia fazer 1-2-5,ou por aí. Mas a dobradinha era certeza. Errei como todos.
Só não concordo em chamar Jean Alesi de veterano. Se um dia derem uma chance pra esse moleque, ele vai arrebentar na F1!