quarta-feira, 30 de junho de 2010
Que lugar é esse...
E cada vez mais fico fã desses vídeos da McLaren... muito massa.
CT fazendo hora extra
Equipe malaia iniciou uma visita guiada pelas instalações da empresa em Norfolk"
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Catadão do Final de Semana
A dupla atual da McLaren tem me lembrado bastante Senna e Prost. Calma, não estou falando que Hamilton é igual a Senna e Button igual a Prost, os dois tem muito a fazer antes de merecer tal comparação. O que chama a atenção são os estilos. Hamilton é rápido, parace rápido, altamente agressivo e tem sido o mais combativo dos pilotos de ponta. O lado ruim e que tem manchado sua carreira são as frequentes confusões que ele se envolve, como ultrapassagens em bandeira amarela, mentiras e o mais recente caso com o safety car. Um projetinho de Senna. Button por sua vez é rápido, mas não chama a atenção. Não é por acaso que vira e mexe ganha o prêmio de Adrian Fernandez. E quase na metade da temporada está nos calcanhares de Hamilton, correndo muito mais com a cabeça do que com os pés e mãos. é um projetinho de Prost.
Para a Ferrari, o campeonato foi pelo ralo. Alonso vai se manter matematicamente na briga até faltar umas duas provas. Mas como o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, não acredito em viradas espetaculares como Raikkonen conseguiu. Se já era muito improvável com um piloto imagina esse ano onde duas Red Bull e duas McLaren vão lutar até o final. Massa já era. Mais três corridas e a Ferrari já se voltará para 2011. Pra piorar, nesse domingo a equipe estava no lugar errado na hora errada. Vendo a sequência de ações do safety car, Hamilton, Alonso e Massa foram os três prejudicados porque Vettel estava na frente do Safety Car e de Button para trás todos entraram no boxes. Dai Hamilton passa o safety car e a dupla da Ferrari se lascou sozinha. Não acredito em sacanagem por parte dos comissários, mas entendo a raiva de Alonso e Massa.
Hoje vejo na internet que Kubica é o único que completou todas as voltas da temporada. Impressiona tanto pela consistência do polonês como pela confiabilidade do carro. Bom, pra aguentar o Petrov, o carro deve ser um tratorzinho mesmo. CT, que asa dianteira é essa?? O end plate parece um armadilha para pegar sapos...
Outra baboseira foi o Rubinho (que fez uma boa corrida) ter passado Senna em número de pontos. Nessas horas lembro de uma máxima da engenharia que diz: não adianta você coletar muitos dados se não souber o que fazer com eles. A estatística de pontos acumulados na carreira tornou-se irreal. Como comparação, nos anos 80 seria preciso ganhar 3 corridas (27 pontos) para marcar o número de pontos de uma vitória hoje (25). Quer fazer algo mais honesto? Peguem o sistema de pontuação atual e refaçam as contas desde 1950. Uma pancada de pilotos medíocres seriam agraciados com alguma pontuação mas a referência seria a mesma. A idéia está ai, qualquer hora algum internauta maluco resolve fazer essa conta.
Pra encerrar, uma rápida passagem na MotoGP, que caminha para um final de temporada melancólico, com um grid esvaziado e Lorenzo sobrando. Pouca coisa salva, talvez o surgimento de alguns nomes ganhando espaço como Dovizioso e Spies. Fora isso, a dúvida é: porque os pilotos tem que ser malas desse jeito??
As fotos são todas tiradas do www.tazio.com.br
domingo, 27 de junho de 2010
Conceitos Valência
É, vou na feira comer um pastel antes do futebol, depois eu volto pra falar da corrida.
Putz, e pra encerrar essa corrida meia boca a Globo cortou o pódium... haja coração!!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
185 milhas
A tentativa de estabelecer a F-1 nos Estados Unidos já fracassou diversas vezes, já tentaram quase de tudo - rua, circuito misto e até o oval mais famoso do mundo. Nada funcionou para colocar a categoria em evidência. E duvido que consigam, pela proposta da F-1 e pelas expectativas dos americanos. As coisas não se casam, como já falamos várias vezes nesse blog.
Mesmo assim, Bernie continua dando murro em ponta de faca e dessa vez o investimento será pesado. Nada de rua, nada de oval, nada de Watkins Glen. Vão construir uma pista dedicada à F-1, que dentro dos padrões americanos, deverá ter uma infra-estrutura incomparável. Só não deixem Herrman Tilke entrar no Texas... aliás Texas, o motivo principal desse post... 185 milhas separam a casa da minha irmã, em Fort Worth, até Austin, a cidade escolhida...
Sim, ela já foi avisada sobre uma possível invasão de Zé Ruelas...
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Classic "XUPA RAFA" Team Lotus Festival II
Conforme já adiantado no vídeo anterior, eu e o Cobra fizemos um passeio muito XUPA RAFA no último domingo.
Abaixo algumas fotos do evento que contou com TODOS os carros de F1 da história da Lotus (carros pertencentes e conservados pela Lotus e outros trazidos por colecionadores) e incluindo o carro 2010 com Trulli e Kova.
A Lotus usou o evento para também fazer um shakedown de novas atualizações para Valencia (nada de mais, o Alonso também fez em Maranello) e o Trulli deu 3 voltas na pista de Snetterton com seu novo chassis.
Ah, e alguém viu o Bola domingo passado? Não, porque ele estava em Snetterton trabalhando de fiscal de pista e jogando pipicat no asfalto...
terça-feira, 22 de junho de 2010
Classic "XUPA RAFA" Team Lotus Festival
No último final de semana aconteceu o Classic Team Lotus Festival no circuito de Snetterton. O evento reuniu todos os carros de F1 da história da Lotus, incluindo o carro 2010, e muitos deles foram para pista para uma demonstração.
O principal momento do evento para mim foi chegar muito perto do Lotus 1985 em que o Senna venceu sua primeira corrida. O carro está incrivelmente bem conservado e é, juntamente com alguns carros do Jim Clark, o xodó da Lotus.
Abaixo o clássico vídeo Xupa Todo Mundo!
sábado, 19 de junho de 2010
It works!
Se a Lotus inventar de fazer um parecido quem sabe o CT não aparece como figurante??
Separados no Berço
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Histórias dos meca (3)
Era uma vez um piloto multicampeão nas pistas, inclusive com participação na F1. Não precisava provar nada para ninguém. Mas resolveu ir se arriscar nas trilhas, fazendo algumas provas de cross country.
Então, na primeira vez que foi andar, foi numa fazenda no interior de São Paulo. Uma pista controlada, com cerca de 3 km, simulando uma especial de rally. A equipe oficial de fábrica foi acionada, montou o acampamento na beira da pista, preparou o carro.
O piloto chegou, andou de co-piloto junto com o piloto oficial da fábrica, pra aprender a pista. Depois, trocaram de posições, ele ajustou banco, cinto, volante, e se mandou para a pista. A idéia era andar 3 voltas, pra sentir o carro. Ele fez isso. Ouviu as dicas do piloto oficial. E foi pra mais 3 voltas sozinho. Voltou para o apoio. E já veio logo dizendo:
- Olha, eu não conheço muito essa coisa, mas tenho a impressão que se vocês amolecerem um pouco a traseira o carro melhora de saída de curva. É isso mesmo?
O piloto de fábrica consentiu, estava certo. Os meca abriram 3 cliques nos amortecedores traseiros. Pra vocês terem uma idéia, eu não consigo sentir a diferença de 5 ou 6 cliques. Pra mim é igual. É por isso que eu não sou piloto. Mas esse cara era. E ele foi pra pista, andou mais 3 ou 4 voltas. E voltou:
- Não veio tempo, porque eu experimentei coisas diferentes nas entradas de curva, tirei o pé nas retas, mas de saída de curva o carro está melhor. Só que dá pra melhorar ainda mais. Será que dá pra amolecer mais?
- Deixa com a gente! - Falou o meca chefe. E cochichou para os seus meca-cupinchas:
- Fechem os 3 cliques. Voltem o carro para o que estava na primeira volta. Vamos ver se o cara é bom mesmo...
Assim foi feito. O carro de volta ao original. Mas, antes de entrar na pista, o meca chefe foi para o piloto e disse: "abrimos mais 5 cliques. Agora são oito. Pega leve nas curvas até sentir o carro."
O piloto deu várias voltas, o dobro do normal. Quando voltou para o apoio, veio logo dizendo:
- Gente, eu não sei, eu não entendo. Andei, andei, procurando me encaixar no carro, mas não consegui melhorar. As curvas não vinham bem, não estava certo. Parece estranho, mas o carro está igualzinho à primeira vez que andei...
- Parem o teste. O cara é bom mesmo.
Ele acertou mesmo o "erro dos mecas", e a partir daquele dia virou outro piloto oficial da fábrica. E sempre que era necessário algum acerto no carro, era chamado. E resolveu muitas coisas que ninguém conseguia achar. Outra vez, a equipe tpassou uma semana tentando resolver um carro que não freava, até ele dar uma volta e voltar para o apoio praguejando:
- Ô, seus FDP, querem me matar? a válvula unidirecional do vácuo do freio tá invertida!
Ficamos um tempão discutindo pastilha, ganho do pedal, sangrando o sistema, e o cara em uma volta matou o problema. Sem vácuo, o booster não tinha como funcionar direito, aí o carro não freava mesmo. É difícil descobrir o problema, outros pilotos não conseguiram identificar o erro. Ele já tinha sofrido problema parecido na pista, por isso sabia o que era. Mesmo assim, precisou de apenas uma volta para isso.
Era um grande acertador, esse Alemão.
domingo, 13 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
24 heures du mans
Esquadrão Peugeot (www.motorsport.com)
BMW e a volta do Art Car (www.motorsport.com)
terça-feira, 8 de junho de 2010
aerodinamica
Atentem para o minuto 3:30 quando Jeremy borrifa o ... ah! assite tudo de uma vez!
domingo, 6 de junho de 2010
Stock Car em Ribeirão Preto
A praga foi forte e na primeira volta rolou um acidente que fechou as ruas do circuito. Bandeira vermelha e com certeza correria na redação para remover a matéria sobre mergulho em cavernas com peixes florescentes na região de Papua Nova Guiné.
A corrida em Ribeirão está acabando. Pelo jeito vai dar Atila Abreu. Circuito padrão de rua, mas parece bem melhor que Salvador. Vale pelos cana-dólares que jorram na cidade do Lima. Bom, o Atila ganhou mesmo e tá na hora de almoçar com a galera.
Aliás, tem o ano inteiro pro Gustavo passear em SP com a gente, mas ele escolheu exatamente o final de semana da parada gay... que suspeito...
sábado, 5 de junho de 2010
E o rei caiu
Não sei o quanto uma perna meia boca influi na pilotagem de uma moto, mas com certeza é pior do que uma perna boa. Desejo boa recuperação ao italiano, que é um dos caras que mais admiro nas pistas. E que se recupere muito bem porque estava tomando tempo do Lorenzo há algumas provas e essa queda parece ter sido a busca de um limite que já passou e não foi suficiente pra chegar no espanhol.
Fotos retiradas do site da UOL.
Indy 500
Coloquei um video do Youtube ai embaixo que mostra um bom resumo de 10 minutos. O final da prova foi tenso, vários pilotos em diferentes estratégias de combustível, nas 10 últimas voltas foram 6 líderes - Conway (o mesmo coitado que se esborrachou no final), Justin Wilson, Tony Kanaan, Castroneves e Franchitti. A vitória de cada um dependia da bandeira amarela.
Pela justiça que poucas vezes acompanha a categoria, ela veio na última volta quando Franchitti já tinha retomado a ponta e sofria com a falta de combustível. O escocês liderou mais da metade da prova, sobrou na pista, seria uma injustiça ele não ganhar. Mas nada de falar sobre justiça em automobilismo, aqui não existe isso..
Alguns destaques da prova: Jack Nicholson e sua habilidade com a bandeira... vejam a comparação com o diretor de prova na São Paulo Indy 300 (vídeo do Gustavão).
Não arrumem problema com o carro da Guarda Nacional. Você será punido.
Kanaan é um cara especial. Mais uma vez fez um corridão mas não levou. Largou em último, chegou a liderar e quase venceu. No final, por conta do splash and go, chegou no meio do pelotão. Depois da prova, ele desce do carro e na primeira entrevista ao Celso Miranda solta essa, com uma cara de moleque que fez arte: "ah, valeu, não chegamos onde a gente queria mas pelo menos ganhei a aposta com os meus mecânicos porque passei uns 7 caras na primeira volta". O resto vocês olham no vídeo
Difusores e a Roda Traseira
No entanto a roda é um elemento que gera muito arrasto e o escoamento atrás dela possui baixa energia (baixa pressão total). A presença deste vórtice nas proximidades pode carregar parte deste ar com baixa energia para trás do difusor e reduz drasticamente a performance deste último, aumentando arrasto e diminuindo downforce.
A solução acima, por exemplo, tem uma abertura em cima que permite o ar entrar diretamente e mata o vórtice. Localmente deixa de ganhar um pouco de downforce porque coloca alta pressão embaixo, mas globalmente aumenta o downforce porque faz o difusor trabalhar bem melhor! Fiquei fã quando entendi isso...
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Preparação para Canada
Esta semana os carros estão aqui para revisão, reparos e pintura. Para quem acha que Fórmula 1 é um mundo de dinheiro infinito, achei algo interessante. Três asas dianteiras no chão e uma com a inscrição: “Trulli – After Monaco crash”. A asa daquele carro que subiu no Chandock em Mônaco foi reparada e está pronta pra outra!
Não posso tirar nenhuma foto dentro da Lotus, mas fora dos portões achei um dos caminhões...