segunda-feira, 18 de março de 2013

Kimi better than ever

"Foi a corrida mais fácil que ganhei na vida"
 
No jargão do futebol "Kimi Raikkonen" deu o famoso "nó tático" na corrida da Australia. Sua capacidade de andar rápido e manter o pneus depois de fazer o primeiro pit stop junto com os demais pilotos que foram para 3 paradas enganou todos e colocou uma pulga atrás da orelha dos concorrentes.
 
De qualquer forma, se eu fosse apostar algum dinheiro na lista dos candidatos ao título, eu apostaria exatamente na turma que foi ao pódio de Melbourne. E se fosse apostar no campeão, vou de Alonso.
 
Vettel é um baita piloto, tri-campeão com méritos, é melhor que Webber e vai ter o time trabalhando por ele cedo ou tarde. Só que até hoje Vettel nunca se mostrou um daqueles caras que faz milagre com equipamento inferior. Se a Red Bull não for o melhor carro, Vettel ainda não mostrou o que pode fazer.
 
Kimi é uma baita incógnita. Pilota muito, parece ter um carro bom, mas ninguém sabe o que vai acontecer com ele na próxima corrida. Lembram de 2008? Kimi era o atual campeão do mundo, tinha tudo para brigar pelo título e simplesmente perdeu a vontade. Vai ser muito bom para o campeonato se ele estiver motivado e andando como andou na Australia a temporada toda.
 
E Alonso é o piloto mais completo, correndo por uma equipe que vai se dedicar totalmente a ele, vai ter um segundo piloto trabalhando por ele. E pra sorte da Ferrari, o carro parece que nasceu bem. Não terão que gastar a primeira metade do campeonato buscando o caminho certo. Isso pode facilitar.
 
Boa prova de Felipe Massa. Acho que isso que todos esperam dele, um cara combativo, mostrando atitude.  A continuar assim, vai visitar o pódio com frequência e deve quebrar o jejum de vitórias. Mas não acho que terá forças para lutar pelo título.
 
Pra encerrar, sobre a manobra do pit stop. Mesmo se adiantaram a parada do Alonso para inverter as posições com o Felipe, foi arriscado, porque aquelas voltas poderiam fazer falta no final, ninguém sabia ao certo como os pneus iriam se comportar. Foi um risco que ele assumiu, deu certo e pronto. Olhando o ritmo do Felipe no final da prova, é muito provável que isso não tivesse funcionado com ele. Não vi nenhuma sacanagem nem atitude anti-desportiva como já tem gente gritando por ai. Massa tem mais é que ficar quieto e fazer o que fez na qualificação: andar na frente de Alonso e torcer para colocar uns carros entre eles. E não ficar para trás no campeonato como aconteceu nos últimos anos porque dai seria idiota da parte da equipe não priorizar o piloto que está lutando pelo título.

Um comentário:

  1. totalmente de acordo Rafa, eu queria ir até a Australia bater no Galvão e no Reginaldo que, muito tonto, entrou na dele... nao vi nada de errado, o Rob falou pro massa dar tudo naquelas voltas e ele nao deu! É verdade que o Alonso voltou com pista limpa mas o pneu tava frio, eram duas voltas rapidas que o massa precisava pra se manter na frente e não fez!

    ResponderExcluir