sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ops... pausa para falar de avião... F-35

Recebi esse video hoje no trabalho. Não tem nada a ver com automobilismo, mas conhecendo os leitores desse blog, acho que vão gostar... sei lá, pra não ficar totalmente sem motivo, é pro CT estudar a aerodinâmica do bicho.

O texto abaixo veio com o link. Não sei a veracidade das informações, mas já tive a oportunidade de ver um desses ao vivo. Em solo obviamente. A fuselagem é bem diferente de todos os outros caças famosos como F-14, F-15, F-18, etc... Uns acham lindo, outros horrível. Sou da primeira turma.

This video link is fresh (for the public). It was made just six weeks ago in the Atlantic, just off Newport News ( Hampton Roads), Virginia .
These are the latest sea trials of the F-35B on the USS Wasp. They were very successful, with 74 VL's and STO's in a three week period.
The media and the program critics had predicted that we would burn holes in the deck and wash sailors overboard.
Neither of which happened. You will notice a sailor standing on the bow of the ship as the jet rotates.
That was an intentional part of the sea trials.
No catapult... No hook.... It's a new world out there!
The shape and scope of warfare – worldwide – just changed.

2 comentários:

  1. só nao entendi uma coisa: se o jato dianteiro (vertical) e o trazeiro vetorial estao alinhados com o eixo do aviao, como ele controlo roll (roll roll roll roll) na decolagem a tão baixa velocidade?!

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  2. "Roll control during slow flight is achieved by diverting unheated engine bypass air through wing mounted thrust nozzles called Roll Posts"

    from wikipedia

    parte da minha hora de almoço hoje

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