Dentre os GPs da madrugada, Malasia sempre foi um dos mais difíceis de assistir, porque a corrida é sempre morna, sem ultrapassagens, sem disputas e por conta disso o sono pega pesado. Culpa de um traçado ultramoderno que se junta com Barcelona e Bahrein na lista das piores do campeonato.
Mas essa noite foi diferente. E não foi por causa de chuva. Nunca tinha visto um GP da Malasia no seco com tantas disputas e ultrapassagens. O fator que ajudou bastante foi a besteira coletiva de McLaren e Ferrari no sábado, que colocou os 4 carros no final do grid. E o que se viu foi uma disputa feroz entre Hamilton, Alonso, Massa e Button para subir na classificação. Foram brigas acirradas, roda a roda, que no meio do caminho ainda mostraram Buemis, Alguerssuaris e Petrovs brigando de igual para igual.
Um ponto foi chave nessa história toda de recuperação: os pneus. Enquanto a maioria do grid largou com pneu macio, a turma do fundo (menos Button), largou com pneu duro. Eu fui na onda do Galvão de que o Massa sofreria muito com o desgaste, porque parou mais cedo e andaria mais da metade da prova com o pneu macio. Mas pelo contrário, ele acertou em cheio e olhando o lap chart da corrida fica claro. A turma da frente largou com o pneu do treino, ou seja, já trazia umas 8 voltas entre qualificação e alinhamento de grid. Vettel e Webber, carregando um pneu usado e com tanque cheio, pararam perto das voltas 21 e 22, ou seja, quase metade da prova. Massa parou na 25 ou 26 e fez perto de 30 voltas com o pneu macio, que dá a mesma rodagem de Vettel e Webber, mas com o tanque da metade para baixo. Olhando agora, não entendo porque a Ferrari demorou tanto pra chamar o Alonso. Nitidamente a equipe italiana está favorecendo o brasileiro.
Outro ponto, se a classificação tivesse sido normal, com Red Bull, Mercedes, McLaren e Ferrari largando na frente, todos sairiam com o mesmo pneu e a corrida teria sido mais uma procissão malaia. Nessa eu não cai no papo do Galvão. O Bahrein não foi um ponto fora da curva como querem vender. Poucas corridas serão emocionantes se não houver contratempos como carros bons largando atrás ou pancadas de chuva no meio do caminho. Estejam preparados para aguentar os apelos Globais.
Ah... e vários carros quebraram também. Schumi, Alonso, Liuzzi, Kobayashi e porque não Barrichello, que convenceu a Willians a usar o sistema de anti-stall da Brawn e ficou parado de novo... qualquer hora a sorte não vai sorrir pra ele e algum desavisado vai encher a traseira dele.
Lá na frente, o domínio total da Red Bull. Acompanhei a prova pelo Live Timing e parecia que eles andavam só quando precisava. O resto do tempo, pareciam controlar a prova. Webber entregou a vitória na largada, assim como Massa entregou no Bahrein. A cara dele no pódio era pura decepção porque com essas e outras, Vettel vai se impondo. A verdade é que por causa de uma vela e uma porca quebrada, Massa lidera um campeonato embolado que deveria estar bem sem graça depois de 3 vitórias de Vettel.
Algumas menções finais - o avanço de Hamilton no começo foi lindo. Massa finalmente consegue um começo de temporada que o permite lutar pelo título e não apenas correr atrás do prejuízo. Schumacher não anda na frente de Rosberg nem daqui 10 corridas, dá pra ver na cara dele que está correndo porque não aguenta a mulher em casa. Senna e Di Grassi completaram uma prova (aêêê). Kubica vai levando o troféu Adrian Fernandez até o momento. Um piloto de ponta colocaria a Force India na luta por vitórias. E o Kova consegui andar atrás da Virgin e Hispania... pelo amor de deus, contratem engenheiros competentes para a Lotus!!
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Eu, pra variar, acordei vi a largada e voltei a dormir hahahah, 5h é tenso...
ResponderExcluirNada a ver com o assunto do post: alguem sabe se a F1 é transmitida em HD (720p/1080p) em algum lugar do mundo?
A corrida foi legal mesmo. Eu tô achando esse campeonato meio surreal em relação às ultrapassagens. É muito estranho ver duas Ferrari atrás de uma Toro Rosso sem conseguir fazer nada. Depois foi muito estranho ver o Alonso chegando atrás do Button e virando 1.5-2s mais rápido por volta e depois não conseguir ultrapassar.
ResponderExcluirDificil dizer se é o pneu dianteiro mais estreito, maior massa por causa do combustível ou aerodinâmica. O que é fácil dizer é que a equipe de engenheiros que foi contratada uns anos atrás para des-dificultar as ultrapassagens errou muito mais do que acertou.
Sobre a Lotus, eu acho que eles estão no caminho certo...