domingo, 12 de maio de 2013

25% já foi...

A temporada da F-1 apenas chegou na Europa, mas com a corrida de hoje em Barcelona, já se passaram um quarto do campeonato. E chegamos aqui com um desenho bem definido do que virá pela frente.

Apesar de ainda termos 75% dos pontos em disputa, podemos arriscar que o campeão de 2013 sai de Alonso, Vettel ou Kimi. Vettel e Alonso já estavam na lista antes mesmo do GP da Australia. Kimi vem como a boa surpresa. Hamilton já ficou pelo caminho. Nem tanto pela corrida desastrosa de hoje, mas porque a Mercedes não está no mesmo nível de Red Bull e Ferrari e não vai fazer um milagre para inverter isso. O resto da turma só vai tumultuar, ajudando ou atrapalhando os líderes. Alguém além dos três ganhará uma ou outra corrida, mas nada que altere a história.

Arriscando um pouco mais sobre o futuro, acho que Kimi fica pelo caminho faltando algumas corridas. Nem tanto pelo que ele pode produzir, mas pelo que a Lotus pode fornecer. Kimi é candidato ao "chato" do ano, aquele que sempre inventa estratégias diferentes, confunde as equipes, força os demais a sairem do padrão. O que pode mantê-lo mais tempo na briga são dois pontos que acho marcantes: o primeiro é a incrível consistência para marcar pontos.  São 22 corridas seguidas marcando pontos e foi com números assim que Alonso conseguiu lutar até o final com Vettel nos anos anteriores. O segundo é que Kimi não parece sentir pressão porque ele não se pressiona. Se ganhar o campeonato, ganhou. Se não ganhar, beleza, vou tomar um sorvete e até ano que vem. É um franco-atirador pronto para matar ou morrer.

Portanto a minha aposta (e de mais duzentas milhões de pessoas) é o afunilamento entre Alonso e Vettel. E com carros no mesmo nivel, a aposta é Alonso. Das 5 provas até agora, quando não teve problemas (Malasia perdeu a asa dianteira lutando pela liderança e Bahrein teve o problema da asa traseira) ele chegou em primeiro ou segundo. Ou seja, em condições normais, sempre luta pela vitória. E gostem ou não dele, o espanhol tá andando demais. A vitória de hoje foi fantástica.

Um comentário:

  1. Concordo, e to achando que nos construtores da Ferrari tambem esse ano, o Massa finalmente deixou de ser o pior piloto das equipes de ponta e no momento é o melhor segundo piloto do grid!
    Abraço

    ResponderExcluir