sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Os americanos são muito melhores..."

Já dizia o pequeno Marquinho... "ah pai, os americanos são muito melhores..." lembram dele? Sobrinhos do Ataíde... Bom, nem tudo que eles fazem é melhor, mas algumas coisas são sim, principalmente quando comparamos com seus "pares" concorrentes. Antes que alguém reclame desse aparente discurso político pró-Tio Sam, vamos esclarecer: o assunto é transmissão de corridas.

Domingo dia 26 de Maio estava em Miami. Um dia considerado pelos gringos como perfeito para os amantes do automobilismo. Começava as 8 da manhã com o GP de Monaco na CNBC (lembro bem porque me salvou). As 11 da manhã começava a transmissão das 500 Milhas de Indianápolis e no final do dia emendava as 600 milhas de Charlotte da Nascar Sprint Cup.

A transmissão da F-1 começou às 7:30hrs, falando mil maravilhas dessa corrida fenomenal, incrível, fantástica, única, blá blá bla. Mas uma transmissão factual, apenas narrando a prova, sem patriotismos (tudo bem não tem americano lá), sem preferências, sem procurar desculpas. Logo no começo o narrador fala das corridas da Indy e da Nascar. O detalhe é que não eram eles que iam transmitir as outras provas. E ainda mandou um abraço ao popular JPM (Montoya) que já tinha participado das três provas. Dá para imaginar atitude igual no Brasil, onde nem o nome da principal equipe da F-1 eles falam para não fazer propaganda e graça? Dá para imaginar o Galvão falando para das 500 Milhas que vão passar na Bandeirantes porque é uma corrida incrível e temos brasileiros na briga? É... não dá.

De repente, Massa vai para o muro. Comentário do narrador (tradução tabajara Rafa): "e o brasileiro tem seu segundo acidente no mesmo local. Realmente um final de semana infeliz para o ""brazilian hero"". E pronto. Sem especulação, sem drama, sem torcida, sem detonar o cara ou enaltecer a toa. O brasileiro bateu e pronto, segue a prova. Outra coisa legal foram os comentários sobre o Perez. Imaginei o Galvão berrando, dizendo que uma coisa é ser agressivo, outra coisa é ser inconsequente, fazer bonito em time pequeno, aquele papo. Os gringos se matavam de rir. "Olha lá o mexicano de novo, alucinado, esse vai ser "win or wall". Aproveitando a deixa, o que foi aquele rádio do Button dedurando o Perez?? Haha, o clima tá bom na McLaren...

No fim, uma transmissão quase impecável. Não irrita, não cansa, não chama a Caterham e a Marussia de nanicas e pra ajudar na hora que os comerciais entravam (na média a cada 15 voltas), ficava um quadrinho no lado com as imagens ao vivo. Boa CNBC!

A garota Rosberg comemora a bela transmissão da CNBC e levou mais uma. Colocou Schumacher no bolso e tá começando a ficar estranho para o Hamilton....
  
Depois, muda de canal e vamos para as 500 Milhas. Perdi o começo da prova e comecei a assistir a partir da volta 50. O que deixou a turma meio confusa foi o número reduzido de bandeiras amarelas. A prova chegou a ter um período de mais de 100 voltas sem bandeira amarela, um desespero para os gringos loucos por um hotdog com nachos e cheddar. Apesar dos americanos Marco Andretti e Hunter-Reay estarem sempre na disputa pela vitória, outra transmissão sem preferências, sem torcida, nada de Luciano de Vale gritando que ninguém merecia mais a vitória do que o Tony, sem histeria. Emoção narrada porque havia emoção na pista. Numa prova de 200 voltas que teve quase 70 trocas de liderança, tava na cara que a decisão sairia na última volta, e provavelmente iniciar a última volta em primeiro era roubada. Franchitti tirou essa graça e o baiano Tony levou a vitória do jeito que perdeu algumas outras, por causa de bandeiras amarelas.
 
 Antes da relargada que selou sua vitória, Tony mandou no rádio para Jimmy Vasser: "guys, it is all or nothing". E a equipe mostrou a plaquinha... "Lasca o pé"!!
 
Depois da bandeirada o que se viu foi uma celebração incrível no autódromo. TK como é chamado é um cara muito querido pelos americanos. Um piloto que não é excepcional, mas que conta com a simpatia de todos. Foi exaltado por pilotos, mecânicos e pelo público. Lendo alguns sites brasileiros, vi que a Bandeirantes cortou a comemoração para transmitir o futebol. Fiquei pensando, essa foi umas das provas mais rápidas da Indy 500, poucas bandeiras amarelas. Eles iam cortar a prova no meio por causa de Ponte Preta e São Paulo na primeira das 38 rodadas do campeonato brasileiro? Isso é sacanagem, pra ser assim então nem começa, deixa o povo se virar desde o começo. O grupo tem a BandSports, porque não passa só lá, quem quiser que assine o canal e pronto. Mas cortar desse jeito é muita sacanagem com quem tá assistindo. É como passar um filme e cortar antes do final porque deu a hora do jornal. Lá nos EUA transmitiram por quase 1 hora depois da bandeirada. Sim, tem seus comerciais no meio do caminho, mas de novo, uma transmissão sem xiliques, sem querer provar que aquilo é legal, sem forçar a barra, apenas respeito por quem gosta do negócio e de quem se propôs a prover o serviço.
 
Valeu Tony! Finalmente os talentosos narigudos terão espaço nesse lindo troféu... um desses é meu sonho de consumo há anos para as competições estudantis da SAE.
 
A Nascar foi piada e assisti alguma coisa porque a corrida deve ter demorado umas 6 horas. Fui passear, voltei, fui jantar, voltei, arrumei mala, e nada da corrida acabar. Até um cabo das câmeras panorâmicas caiu na pista e arrebentou alguns carros. Bizarro. Mas legal.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Não priemos cânico - com o kimi não há problema

E o Kimi destruindo as ultimas 8 voltas pra recuperar terreno depois de não contar com a astício do Checo!?


se tirarem o vídeo do ar, fica o Lap Chart ... vale por mil palavras!




domingo, 26 de maio de 2013

scarry schumi

Essa não podia passar em branco... 13 carros na  Sainte Dévote!


... e como GP de Monaco é pancadaria na certa, e o Schumi é a migo do Felipe, deve ter assustado também....

em tempo: porra véi, duas vezes, no mesmo lugar!?

#Go Caterham!

Empolgado com a volta mais rápida da Caterham ... vai CT!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bando de trouxa, é isso que a gente é...parte 2

Pois é, parece que essa é a série que deve substituir o "fala galvão" e o "scary schumi..." há muito esquecidos por aqui. Mias pessimista que as outras, mas fazer o que? é uma fase.

Vim aqui reforçar e organizar as reportagens que circularam ultimamente a respeito de como a indústria automotiva "nacional" (mal)trata seus consumidores.

Que hipocrisia viver num país onde o legislativo inventa lei que não pode aferir, que cai no ostracismo, ou pior, que fica case dependent ou city dependent (ou pior ainda, seapoliciatembafometrosuficiente-dependent) como é o caso da 'Lei Seca'. Hipocrisia por no papel que ninguém de bem pode tomar um choppinho comendo uma pizza com a família e voltar dirigindo, mas que prefeitos, governadores e cia. ltda. não pagam pelo mau estado de conservação das ruas e estradas.

A falta de cabedal técnico-científico de pessoas em posições estratégicas no governo (ministérios, secretarias e afins) fica, a cada dia, mais evidente e afeta o desenvolvimento do país e nossa qualidade de vida. Reflexo, talvez, da educação da maioria dos Brasileiros... não entremos no assunto (populista) do voto obrigatório por hora!

Mas voltando ao assunto, esta reportagem que circulou o mundo, foi transcrita em português em alguns meios, como no UOL, que cita esta e esta outra aqui.
Em resumo, pra quem tem preguiça de ler e, como eu, são só consumidores de veículos (e não cooptados pela indústria como Bola, Coringa, Daniel, até pouco tempo Gonzo, etc.)... as reportagens mostram como somos cotidianamente enganados pelas montadoras que lucram aqui como em poucos lugares do mundo, vendendo sucata pra gente a preço de ouro, que compra por status, com a conivência do governo (que também tira o seu tostão de impostos dessa negociata). É assim que somos persuadidos a comprar um Sandeiro com logo da Renault que é uma lata de sardinha comparado com o Sandeiro da Dacia, vendido na Europa como carro Romeno que é, e que ganha 4 estrelas no crash test onde o nosso ganha apenas uma! e por ai vão as inumeras histórias que vocês devem conhecer melhor que eu, dos modelos ditos "mundiais" que tem a fuça igual da gringa, mas por dentro...

Carros locais têm estrutura piorada e menos itens de segurança em relação a similares da Europa e EUA
Foto de divulgação do Latin NCAP - por acaso minha mãe comprou essa casca de ovo com duas bexigaas dentro, achando que por isso tava segura - com 5 anos de garantia, quem resiste?

Isso sem falar no nosso afamado FLEX, pato que não anda nem nada bem, mas faz as duas coisas! Rodo 600km (680km chorando na estrada) com um tanque no C4. Meu amigo Belga com um Ford Galax faz 1000km com gasolina na estrada!
E ai Alê e Gonzo? querem comentar da nossa recende perda de suficiência em produção de combustível enquanto exportamos óleo cru pros outros refinarem e a gente comprar de volta?

Falta o governo empregar gente com formação técnica, que legisle de forma competente, regulando o setor e protegendo o consumidor que, naturalmente, te acesso muito mais fácil à lista de preços da FIPE de que aos dados da telemetria!

domingo, 12 de maio de 2013

25% já foi...

A temporada da F-1 apenas chegou na Europa, mas com a corrida de hoje em Barcelona, já se passaram um quarto do campeonato. E chegamos aqui com um desenho bem definido do que virá pela frente.

Apesar de ainda termos 75% dos pontos em disputa, podemos arriscar que o campeão de 2013 sai de Alonso, Vettel ou Kimi. Vettel e Alonso já estavam na lista antes mesmo do GP da Australia. Kimi vem como a boa surpresa. Hamilton já ficou pelo caminho. Nem tanto pela corrida desastrosa de hoje, mas porque a Mercedes não está no mesmo nível de Red Bull e Ferrari e não vai fazer um milagre para inverter isso. O resto da turma só vai tumultuar, ajudando ou atrapalhando os líderes. Alguém além dos três ganhará uma ou outra corrida, mas nada que altere a história.

Arriscando um pouco mais sobre o futuro, acho que Kimi fica pelo caminho faltando algumas corridas. Nem tanto pelo que ele pode produzir, mas pelo que a Lotus pode fornecer. Kimi é candidato ao "chato" do ano, aquele que sempre inventa estratégias diferentes, confunde as equipes, força os demais a sairem do padrão. O que pode mantê-lo mais tempo na briga são dois pontos que acho marcantes: o primeiro é a incrível consistência para marcar pontos.  São 22 corridas seguidas marcando pontos e foi com números assim que Alonso conseguiu lutar até o final com Vettel nos anos anteriores. O segundo é que Kimi não parece sentir pressão porque ele não se pressiona. Se ganhar o campeonato, ganhou. Se não ganhar, beleza, vou tomar um sorvete e até ano que vem. É um franco-atirador pronto para matar ou morrer.

Portanto a minha aposta (e de mais duzentas milhões de pessoas) é o afunilamento entre Alonso e Vettel. E com carros no mesmo nivel, a aposta é Alonso. Das 5 provas até agora, quando não teve problemas (Malasia perdeu a asa dianteira lutando pela liderança e Bahrein teve o problema da asa traseira) ele chegou em primeiro ou segundo. Ou seja, em condições normais, sempre luta pela vitória. E gostem ou não dele, o espanhol tá andando demais. A vitória de hoje foi fantástica.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Fórmula Gambiarra

Passando pelo blog do Flavio Gomes encontrei essa reportagem do Pânico com os pilotos brasileiros da Indy além da Simona de Silvestre - que por sinal andou bem no Anhembi esse ano.

Recomendo assistir. Os pilotos entraram na brincadeira e ficou muito engraçado.


domingo, 5 de maio de 2013

Sao Paulo Indy 300 - 2013

Apesar do sono, não vamos deixar de cumprir a tradição de colocar umas fotos do treino de sábado. Foi legal, dia bonito, esquema de arquibancada coberta, treino bem disputado apesar do Luciano do Vale achar que só tinha o Tony Kanaan na pista. Realmente convido aqueles traumatizados pelo setor G a tentar o esquema da Indy pelo menos 1 ano... O sono na verdade é porque esse ano resolvi participar da corrida pedestre que acontece no circuito no sábado a noite - 8Km. Cravei minha melhor volta na casa dos 25 minutos abusando das zebras e de pneu duro...

Nada contra, nada a favor, mas amanhã acho que dá Dixon
 
 Se tirarem o Luciano do Vale da transmissão, Tony tem chances de fazer uma boa prova. Se a mala continuar transmitindo, já era. A foto acima foi no treino da manhã, ele travou a dianteira e emendou os pneus que ficam na segunda perna do S.

 Olha a Tia Janete ai! E a única pessoa desse blog que assistiu todas as provas da Indy em SP (inclusive aquela de 2011 que foi na segunda-feira por causa da chuva). E tem presença praticamente garantida no GP de Dallas em Junho. A camisa, bom a seleção anda meio capenga mas ela representa!! E vem com boas recordações, há tempos precisava aparecer no blog!

Tirando os brasileiros, minha torcida vai para esse cara, Dario Franchitti.
 
E esse maldito Bobcat me persegue. Desde a chuva de 2011 quando esse maldito tratorzinho passou horas e horas empurrando água na minha frente, fiquei traumatizado. Acho que se procurar no blog deve ter algo sobre isso.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

19 anos....

Caramba, como o tempo passa...